Novo SoC da AMD terá memória GDDR6 mais rápida, melhor Ray Tracing e PSSR
Console traz GPU com 60 unidades de computação, memória mais rápida e melhorias em IA
A Sony anunciou hoje o novo PlayStation 5 Pro, que contará com um SoC personalizado da AMD. A nova versão do console traz várias melhorias, especialmente na GPU, confirmando relatórios anteriores.
PS5 Pro traz novo recurso de upscaling com IA, o PSSR
A GPU do PS5 Pro terá 67% mais unidades de computação em comparação com o PS5 atual, totalizando 60 unidades. A memória também será 28% mais rápida, com clock de 18 Gbps, resultando em uma largura de banda total de 576 GB/s. Essas melhorias permitem um desempenho de renderização até 45% mais rápido.
Além disso, o console incluirá capacidades avançadas de ray tracing, proporcionando reflexões e refrações de luz mais dinâmicas. Esses aprimoramentos são derivados da arquitetura RDNA 4 da AMD, que também será usada em GPUs discretas de próxima geração.
Outro destaque é a introdução do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), um método de upscaling impulsionado por IA que utiliza tecnologia de aprendizado de máquina para aumentar a clareza das imagens.
O PS5 Pro mantém a mesma CPU de 8 núcleos baseada na arquitetura Zen 2, mas com clock mais alto. O console também suportará WiFi 7, VRR e resolução 8K.
O lançamento do PlayStation 5 Pro está marcado para 7 de novembro, com pré-vendas começando em 26 de setembro.