O software CPU-Z, amplamente utilizado para verificar especificações de hardware, agora é capaz de identificar possíveis problemas nas novas placas gráficas da série RTX 50 da NVIDIA. Apesar de não ser tão detalhado quanto o GPU-Z, o CPU-Z oferece uma solução integrada para confirmar especificações de CPU, memória, placa-mãe e GPU.
MSI aumenta preço das placas RTX 50 que tinham MSRP (preço sugerido)
A atualização mais recente do CPU-Z Validator alerta sobre configurações incorretas de ROPs (Raster Operations Pipelines) nos modelos RTX 5090, 5080 e 5070 Ti. O software informa aos usuários se há discrepâncias nas especificações esperadas, como o RTX 5090 apresentando 168 ROPs em vez de 176, o RTX 5080 com 104 em vez de 112, e o RTX 5070 Ti com 88 em vez de 96.
Doc TB, responsável pelo CPU-Z Validator, destacou a nova funcionalidade em suas redes sociais, afirmando que a ferramenta pode identificar imediatamente se uma nova GPU possui falhas. No entanto, é importante ressaltar que a notificação de falhas só é exibida através do processo de validação do CPU-Z, e não diretamente no software. O GPU-Z, por sua vez, não possui essa funcionalidade de alerta, mesmo em sua versão mais recente.
Além disso, a integradora de sistemas de jogos CyberpowerPC anunciou que verificará todas as placas RTX 50 antes de enviá-las aos clientes, visando reduzir o risco de retornos desnecessários. Até o momento, a NVIDIA não confirmou problemas com a série RTX 5070, que utiliza um GPU diferente (GB205), mas a expectativa é que a empresa garanta a ausência de falhas nessas unidades.
Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:
• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo