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The Elder Scrolls Online muda de formato em 2025 com conteúdo contínuo, subclasses e nova história

Worm Cult retorna em nova ilha tropical no sul de Tamriel

Com mais de 26 milhões de jogadores e uma década de estrada, The Elder Scrolls Online entra em uma nova fase. Durante um evento exclusivo para a imprensa, a equipe da ZeniMax Online Studios apresentou as principais mudanças que vão redefinir o futuro do MMO ambientado em Tamriel. A proposta é ousada: substituir os tradicionais capítulos anuais por uma abordagem mais contínua, dinâmica e responsiva.

Confira abaixo as principais novidades sobre The Elder Scrolls Online que chegarão em 2025.

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Fim dos capítulos anuais: um novo ritmo para evoluir Tamriel

A principal transformação anunciada é a ruptura com o formato de capítulos anuais. A partir deste ano, The Elder Scrolls Online passará a receber atualizações mais fragmentadas e constantes, com novos conteúdos sendo implementados em ciclos menores. O objetivo é oferecer flexibilidade à equipe de desenvolvimento, permitindo testar novidades com mais calma, reagir ao feedback da comunidade e entregar experiências mais polidas.

Essa mudança está diretamente conectada à visão de que os jogadores não estão apenas em Tamriel — eles fazem parte dele. Assim, o mundo evoluirá em tempo real, refletindo a vivência contínua dos personagens e suas jornadas.

Subclasses: liberdade real na construção de personagem

Uma das adições mais aguardadas pela comunidade finalmente está prestes a chegar: o sistema de subclasses. Ao atingir o nível 50, os jogadores desbloquearão a possibilidade de especializar ainda mais seus personagens, criando combinações únicas de habilidades e estilos de combate.

Segundo a ZeniMax, o sistema permitirá mais de 3 mil combinações possíveis. Essa adição será gratuita para todos os jogadores com o jogo base e não exigirá reinício de personagem — quem já tem progresso poderá continuar normalmente, apenas expandindo sua build.

Seasons of the Worm Cult: retorno ao passado em um novo cenário

A nova grande narrativa de 2025 se chamará Seasons of the Worm Cult, retomando uma das primeiras histórias de The Elder Scrolls Online, originalmente introduzida em 2014. O culto retorna em busca de vingança, desta vez em uma nova região: a Ilha de Solstice, localizada ao sul de Tamriel.

Com inspiração caribenha, Solstice apresenta praias tropicais, florestas densas e uma estética vibrante. A cidade de destaque será Sunport, uma metrópole com arquitetura única que homenageia a cultura Argoniana — incluindo novas camadas de lore, construções e personagens com origens nessa raça. A ideia também é trazer de volta personagens antigos que, na época de sua introdução, não tiveram o espaço narrativo merecido.

Além disso, eventos dinâmicos acontecerão nessa nova ilha. Jogadores deverão trabalhar em grupo para derrubar uma grande muralha que bloqueia o acesso a uma nova área. A disputa será entre grupos e servidores, e ao completar o objetivo, novos cenários e missões serão desbloqueados.

Champions of Cyrodiil: reestruturação do modo PvP

Lançado na virada do último ano, o modo Champions of Cyrodiil receberá uma reestruturação técnica e mecânica. A proposta desse modo é colocar todos os jogadores em pé de igualdade, com habilidades niveladas, em combates massivos dentro da zona PvP de Cyrodiil.

A nova fase desse conteúdo mira diretamente na estabilidade e performance, com foco em reduzir lags e melhorar a experiência geral nas batalhas — um ponto que sempre foi desafiador em confrontos de larga escala dentro de The Elder Scrolls Online.

Retorno guiado em The Elder Scrolls Online

Para os jogadores que passaram um tempo longe de The Elder Scrolls Online, o jogo já contava com um sistema de retorno. Agora, esse sistema será aprimorado com um novo tutorial e recompensas específicas, voltadas para quem deseja “tirar o enferrujado” antes de voltar a encarar as mecânicas atuais. A ideia é orientar e recompensar quem retorna, evitando que o excesso de novidades se torne um obstáculo.

A área inicial The Elder Scrolls Online também passará por uma atualização gráfica, servindo como uma nova porta de entrada — ou reentrada — mais imersiva.

Interface e melhorias de base

A interface do usuário é outro ponto que passará por melhorias. Inspirada nas atualizações feitas nas versões para console, a nova UI pretende oferecer uma experiência mais fluida e intuitiva para os jogadores de todas as plataformas. Essa atualização será gratuita e aplicável a todo o jogo base.

A equipe reforçou que este é um ano de transição. Por isso, ajustes serão feitos conforme a recepção das novidades e a necessidade de clareza na forma de disponibilizar conteúdos. Melhorias gráficas, reestruturações de interface e o sistema de subclasses fazem parte do núcleo gratuito dessa nova fase.

Conteúdo pago continua sendo parte do modelo

Apesar das mudanças estruturais, o modelo de conteúdo pago será mantido. Novas regiões, histórias principais e expansões continuarão a ser comercializadas separadamente, como já é tradição em The Elder Scrolls Online. A diferença é que agora essas entregas poderão acontecer em janelas mais variadas, em vez de uma única grande atualização anual.

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Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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