ANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Análise: Dragon Ball Z: Kakarot Z -DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios

Vale a pena agora ou melhor esperar a Parte 2?

Lançado originalmente em 2020, Dragon Ball Z: Kakarot segue recebendo atualizações e novos conteúdos mesmo cinco anos após sua estreia. A mais recente expansão do jogo é baseada em Dragon Ball Daima, anime que ganhou destaque recentemente por trazer uma nova abordagem ao universo criado por Akira Toriyama. Intitulada Aventura pelo Reino dos Demônios, essa nova DLC leva Goku e seus amigos a uma jornada inédita, que agora também faz parte da experiência jogável de Kakarot.

Nesta análise, avaliamos como essa primeira parte da expansão foi adaptada para o jogo, analisando os principais elementos dele. Também discutimos se o conteúdo justifica o investimento de tempo e dinheiro por parte dos jogadores. Vale lembrar que esta é apenas a primeira parte da expansão, com a segunda prevista apenas para 2026.

Aproveite e compre Dragon Ball Z: Kakarot Z -DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios em nossa parceira Nuuvem

O início de DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios

Aventura pelo Reino dos Demônios é a nova expansão de Dragon Ball Z: Kakarot, baseada em Dragon Ball Daima. A história se passa logo após os eventos da saga de Majin Buu e apresenta um novo vilão: o Rei Gomah, que assume o trono do Mundo dos Demônios após a queda de Dabura. Em busca de poder, ele rouba as esferas do dragão da Terra e transforma Goku e os demais Guerreiros Z em crianças. A partir daí, o grupo embarca em uma fantástica jornada ao Mundo dos Demônios para reverter a situação e enfrentar essa nova ameaça.

Apesar de contar com uma proposta interessante e momentos marcantes do anime, a primeira parte da expansão entrega apenas um recorte inicial da narrativa. A história avança até o confronto entre Goku e o Tamagami Nº 3, sem introduzir personagens importantes como Vegeta, os novos Majins criados para se aproximar do nível de Majin Buu, ou mesmo as principais transformações vistas na série. Quem acompanhou o anime pode sentir a ausência de elementos fundamentais que ainda não apareceram.

A adaptação, embora siga os eventos centrais da animação, sofre com cortes e simplificações. Exemplo disso é o encontro com Panzy, que no anime envolve uma cena mais elaborada na cidade, mas no jogo é reduzido a uma interação rápida no deserto. Há um ritmo apressado na forma como os eventos são apresentados, e algumas cenas poderiam ter recebido mais atenção.

A campanha principal de Aventura pelo Reino dos Demônios, somada às missões secundárias, dura cerca de 4 a 5 horas, oferecendo uma experiência relativamente curta. A presença de lutas importantes, como Goku contra Glorio e contra o Tamagami Nº 3, ajuda a manter o interesse, mas o conteúdo limitado acaba deixando a sensação de que a expansão entrega menos do que promete. Isso fica evidente ao considerar que esta é apenas a primeira metade da história, com a segunda parte programada apenas para 2026.

Ambientação fiel e agora em HD

Visualmente, Aventura pelo Reino dos Demônios cumpre bem seu papel ao adaptar o estilo do anime Dragon Ball Daima para o universo jogável de Dragon Ball Z: Kakarot. A direção de arte mantém fidelidade à obra original, especialmente no design dos personagens, transformações e cenários específicos do Mundo dos Demônios. Elementos visuais como os “novos trajes”, as versões infantis de Goku e seus amigos, bem como os personagens inéditos, foram cuidadosamente representados, entregando um visual consistente e alinhado ao anime.

A ambientação também merece destaque. Como essa parte da expansão se passa no terceiro mundo dos demônios (onde não é possível voar), o jogador percorre o mapa a pé, o que favorece a observação de detalhes no cenário. Há construções e elementos visuais únicos da região, como a estátua de Dabura, o antigo rei, o que reforça a conexão com a franquia. Isso contribui para uma sensação de imersão, mesmo em um conteúdo relativamente curto.

Além disso, a Bandai Namco aproveitou o lançamento de Aventura pelo Reino dos Demônios para disponibilizar gratuitamente um pacote de melhorias visuais em HD para o jogo base. Isso inclui melhorias na iluminação, definição de texturas e efeitos de golpes e transformações. O resultado é uma experiência visual mais refinada, que dá ao jogo um aspecto próximo de uma remasterização.

Apesar dessas melhorias, ainda existe certa disparidade entre os modelos de personagens e o ambiente ao redor. Enquanto os lutadores e seus efeitos visuais são detalhados e bem polidos, cenários como montanhas e planícies mantêm um nível visual mais simples, que denuncia a base técnica do jogo lançado originalmente em 2020.

Gameplay completo

No aspecto da jogabilidade, Aventura pelo Reino dos Demônios oferece uma experiência sólida e familiar para quem já conhece Dragon Ball Z: Kakarot. A expansão traz um compilado de mecânicas presentes tanto no jogo base quanto em DLCs anteriores.

Nesta nova aventura, Goku assume uma nova forma infantil e recebe um moveset completamente reformulado, adaptado ao uso do bastão mágico. Ele é acompanhado de forma fixa por Glorio e pelo Kaioshin, que atuam como personagens de suporte. Todos os personagens começam no nível 50, com árvores de habilidades zeradas, mas com progressão rápida. Durante a jornada, é possível treinar técnicas, desbloquear novos golpes e evoluir os atributos, atingindo facilmente o nível 85 ao final da campanha principal.

A estrutura de Aventura pelo Reino dos Demônios reutiliza bem os sistemas anteriores. Um exemplo é a sala do Rei do Terceiro Mundo, que funciona como uma arena de treinamento com a guarda real, permitindo que o jogador participe de desafios em troca de recompensas. Outro destaque é a inclusão das batalhas de massa, em que se enfrenta grupos entre 50 a 150 inimigos, oferecendo combates mais longos e estratégicos.

O conteúdo secundário também foi mantido. O jogador pode caçar dinossauros, pescar, explorar para obter recursos e completar novas receitas. As missões paralelas, embora simples, fornecem boas recompensas em experiência e itens úteis para aprimorar os personagens. A coleta de orbes, característica tradicional do jogo, também está presente.

Entre as batalhas principais de Aventura pelo Reino dos Demônios, os confrontos com Glorio e Tamagami Nº 3 se destacam, mantendo o estilo característico da série: lutas em grande escala, visualmente marcantes e com uso intenso de habilidades especiais. A movimentação pelo mapa, que não permite voo, é auxiliada por um sistema de fast travel entre pontos de interesse, o que facilita a exploração de áreas como ilhas voadoras e locais secretos do Mundo dos Demônios.

Apesar da duração da campanha principal variar entre 4 e 5 horas, o conteúdo extra pode estender a experiência para cerca de 8 horas no total. No entanto, investir tanto tempo pode não ser tão recompensador, já que ainda não está claro se o progresso (especialmente em níveis elevados) será transferido para a segunda parte da expansão. Isso pode desmotivar jogadores a se aprofundarem completamente no conteúdo adicional por receio de desequilíbrio na continuidade da história.

DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios vale a pena?

Analisar Daima: Aventura pelo Reino dos Demônios não é uma tarefa simples, principalmente porque estamos falando de apenas uma parte inicial da expansão. A DLC cobre um recorte muito limitado da história completa, o que torna difícil oferecer um veredito definitivo sobre o pacote como um todo.

Do ponto de vista técnico e criativo, a Bandai Namco fez um bom trabalho ao adaptar o início do anime Dragon Ball Daima para o universo de Dragon Ball Z: Kakarot. O conteúdo é fiel, visualmente caprichado e com gameplay consistente, que reutiliza boas ideias do jogo base e das DLCs anteriores. No entanto, com cerca de 4 a 5 horas de campanha principal, essa primeira parte é curta — e o preço cobrado, que gira em torno de R$ 200, torna a proposta menos atraente de forma isolada.

Para quem é fã da franquia e quer acompanhar tudo desde o início, a experiência de Aventura pelo Reino dos Demônios pode valer pela curiosidade e pelo investimento no universo expandido. Já para quem prefere uma jornada mais completa e integrada, a recomendação é aguardar a segunda parte, prevista para 2026. A expectativa é que o conteúdo adicional traga novas transformações, mais personagens, lutas importantes e uma conclusão satisfatória para a narrativa, somando cerca de 15 horas de jogo no total.

No fim, Aventura pelo Reino dos Demônios é promissor, mas ainda incompleto. E embora haja mérito no que foi entregue até aqui, o real valor dessa expansão só poderá ser medido quando a história estiver, de fato, finalizada.

Essa análise de Dragon Ball Z: Kakarot Z -DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Uma adaptação fiel, mas ainda incompleta

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 7.5

7.5

Bom

A primeira parte da DLC Daima: Aventura pelo Reino dos Demônios entrega uma boa adaptação visual e mecânica, mas peca pelo conteúdo curto e preço alto. Vale mais como promessa do que como produto completo.

User Rating: Be the first one !

Leonardo

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade e Termos de Uso para saber mais.