Batalha pela Writhing Wall: em entrevista com o Última Ficha, ZeniMax detalha o Evento Global de The Elder Scrolls Online
Diretor de Design Associado da ZeniMax detalha o evento que colocará servidor contra servidor pela primeira vez na história do jogo.

Em uma conversa exclusiva, Mike Finnegan, Diretor de Design Associado da ZeniMax Online Studios, detalhou o ambicioso novo evento de The Elder Scrolls Online, a Writhing Wall. Marcado para começar em 13 de outubro, o evento de várias semanas introduz uma premissa inédita no MMORPG: uma corrida cooperativa e competitiva onde cada megasservidor lutará de forma independente para ser o primeiro a romper a misteriosa Writhing Wall e desbloquear o acesso à nova zona, Eastern Solstice.
“Queríamos construir uma camaradagem de servidor”, explicou Finnegan, destacando que o objetivo é fazer com que os jogadores de uma mesma plataforma e região (como PC/NA ou Xbox/EU) se unam em prol de um objetivo comum. O progresso é inteiramente independente, o que significa que alguns servidores, através da organização de seus jogadores, podem ter acesso a Eastern Solstice semanas ou até meses antes de outros.
As Três Fases da Guerra
O esforço de guerra contra a Writhing Wall será dividido em três fases distintas, com o progresso sendo rastreado através de uma nova seção no Localizador de Atividades.
Fase 1: Suprimento e Defesa: A fase inicial foca em estabelecer uma frente de batalha. Os jogadores realizarão missões para abastecer acampamentos, construir torres de cerco e, crucialmente, defender essas posições de ataques das forças Daédricas que surgem de além da muralha.
Fase 2: O Assalto Começa: Uma vez que as defesas estejam estabelecidas, a ofensiva se inicia. A “Lente Meridiana”, uma poderosa arma de cerco, começará a disparar contra a muralha. Enquanto isso, os acampamentos sofrerão ataques mais intensos e um novo chefe mundial, Maldrek, surgirá na região de Western Solstice.
Fase 3: O Empurrão Final e a Fortaleza: A fase culminante introduz a “Writhing Fortress”, uma nova instância projetada para 40 jogadores. Dentro dela, os grupos precisarão descobrir as mecânicas e trabalhar em conjunto para derrubar as defesas e destruir a Soul Tower que alimenta a muralha. Segundo Finnegan, basta que um único grupo no servidor complete a fortaleza uma vez para que o acesso a Eastern Solstice seja liberado para todos naquele servidor. A instância, no entanto, permanecerá disponível por uma semana após a vitória para que outros jogadores possam vivenciar a batalha.

Um Esforço para Todos os Heróis de Tamriel
Questionado sobre a acessibilidade do evento, Finnegan enfatizou que a Writhing Wall foi desenhada para incluir todos os perfis de jogadores. Desde novatos e jogadores solo até guildas veteranas, todos podem contribuir. Enquanto muitas missões envolvem coleta de recursos, uma tarefa que não exige um nível de habilidade específico, jogadores mais experientes podem ajudar de formas diferentes.
A invasão não se limita a Western Solstice. “O esforço de guerra se expande por todo o jogo”, afirmou Finnegan. Derrotar qualquer inimigo temático de Coldharbour, a facção de Molag Bal, em qualquer lugar do mundo, contribuirá para o avanço do servidor. Isso inclui inimigos em delvings e dungeons públicas do jogo base (que aparecerão com um ícone especial no mapa), em Trials como a Aetherian Archive, ou até mesmo em Cyrodiil e na Imperial City. “Não importa o tipo de conteúdo que você goste de fazer, você pode se engajar e ajudar no esforço de guerra”, concluiu.
Veja também – Análise: Digimon Story: Time Stranger
Desafios e o Futuro dos Eventos Globais
De acordo com Finnegan, todo o conteúdo do evento é canônico e se encaixa na lore de The Elder Scrolls, ocorrendo durante a Interregnum, um período que oferece grande liberdade criativa à equipe.
O maior desafio na criação de um evento dessa escala foi a necessidade de envolver praticamente todo o estúdio. “Precisamos engajar a engenharia para a estrutura de back-end, as equipes de conteúdo e de encontros, equipes de arte para construir todos os novos recursos, marketing e cosméticos”, disse ele. Por ser algo completamente novo, a equipe enfrentou o desafio de “não saber o que não sabíamos”, exigindo uma colaboração intensa para resolver problemas à medida que surgiam.
Quando perguntado se a Writhing Wall é um teste para futuras ideias, Finnegan foi cauteloso. “É algo que queríamos fazer há muito tempo”, admitiu, sem prometer eventos futuros no mesmo formato. A equipe aprendeu muito com essa primeira experiência e agora está ansiosa para colocar o evento nas mãos dos jogadores e ver como a comunidade o recebe.

A Writhing Wall se firma não apenas como o próximo grande evento de The Elder Scrolls Online, mas como um fascinante experimento social. A ZeniMax Online Studios está entregando as ferramentas para que as comunidades de cada servidor forjem seu próprio destino, criando um campo de provas para a organização, a rivalidade e o orgulho de servidor. Resta saber qual exército de jogadores se provará mais eficiente e levará a glória de ser o primeiro a desvendar os mistérios de Eastern Solstice. A convocação está feita: a guerra começa em 13 de outubro.





