
Desde meados de setembro, os preços dos discos rígidos (HDDs) aumentaram em média 46%, conforme monitoramento do ComputerBase. Os dados revelam que o aumento de preços variou de 23% a 66%, dependendo do modelo. O menor aumento de preço foi registrado no Seagate IronWolf Pro NAS HDD + Rescue de 16 TB, enquanto o maior foi no modelo Toshiba Cloud Scale Capacity MG10F AFA de 22 TB.
Nvidia interrompe produção da GeForce RTX 5070 Ti?
Apesar de não haver uma escassez significativa na cadeia de suprimentos, a alta demanda por HDDs, principalmente de provedores de serviços de nuvem dos EUA e hyperscalers, tem mantido os preços elevados. As preocupações com a retenção de dados em SSDs também contribuíram para que alguns clientes e formuladores de políticas prefiram HDDs para certas cargas de trabalho. Grandes operadores de nuvem estão expandindo seu armazenamento em exabyte para necessidades de IA, análises e arquivamento.
Contratos do quarto trimestre de 2025 resultaram em um aumento de 4% nos preços dos HDDs, o maior nos últimos oito trimestres. Esses aumentos acumulados contribuíram para o aumento geral de 46% nos preços. A alta demanda é impulsionada pela necessidade de armazenamento massivo de dados para treinamento de modelos de IA, levando laboratórios de IA a incorporar armazenamento baseado em HDDs quando a velocidade não é prioridade.
Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:
• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo
