NOTICIASANÁLISESPCPREVIEWS

Preview: Kerbal Space Program 2 tem um longo caminho pela frente

Nunca vou esquecer quando há cerca de 10 anos atrás eu joguei o clássico Kerbal Space Program que mesclava a complexidade da física interplanetária com o sandbox de montar sua nave alcançar os cosmos. Agora em 2023 temos o lançamento de Kerbal Space Program 2 e falarei neste preview se vale a pena ou não investir logo de cara seu tempo no jogo que lançou em acesso antecipado.

Esse preview de Kerbal Space Program 2 foi possível graças a um código de acesso antecipado cedido pela produtora. O jogo já está disponível via Steam e no momento não conta com nenhuma localização em PT-BR.

Gráficos completamente remodelados

Acredito que a primeira coisa a ser notada ao começar a jogar Kerbal Space Program 2 foi que os gráficos melhoraram consideravelmente seja na iluminação como na qualidade dos materiais. A modelagem dos planetas também melhorou no geral sendo mais agradável ver os detalhes e explorar tudo.

Adicionalmente, o jogo traz um modo de tutorial que mescla um vídeo de treinamento animado muito divertido e bem feito com lições que lhe explicará o básico desde a confecção de naves, lançamento, angulação, retorno a base assim como entrar em órbita em um planeta. Inclusive eu recomendo fortemente fazer esse treinamento caso compre o jogo.

Preview: Dead Island 2 nos surpreendeu muito

No entanto, aliado a esses novos gráficos nós temos uma performance muito instável. Ao montar sua nave tudo está tranquilo, porém, ao levantar voo o jogo flui entre 15 a 80 fps com uma certa normalidade. Caso aponte sua câmera para o céu a performance melhora muito, mas caso aponte para a Terra, ou melhor, para Kerbin, os frames caem insanamente, incluindo quando está em órbita.

Claro, é importante frisar que estamos falando de um jogo bem early access, ou seja, isso vai se resolver com o tempo. Mas quanto tempo? Isso acredito que nem a desenvolvedora sabe responder ainda.

Early Access cheio de bugs

Ao jogar um jogo em Acesso Antecipado, é normal esperar bugs, alguma falta de otimização, assim como aguardamos ansiosamente novo conteúdo. E bem, Kerbal Space Program 2 não apenas segue essa regra, como em alguns momentos eu tive a impressão que era um acesso não antecipado, mas um super antecipado.

Além do fato da instabilidade de FPS, que persiste até este momento, essa build traz inúmeros bugs como perder o controle dos estágios de sua nave, uma informação não aparecer, o timeskip passar do ponto desejado e mais. Eu por mais de uma vez tive um lançamento atrapalhado por ter tido algum problema ou falta de informação.

Outra melhora necessária que posso compartilhar, é que cada peça da nave tem uma descrição e que isso será seu guia claro para saber o que vai aonde, assim como sua utilidade. Infelizmente a descrição desses itens está pela metade em muitos casos.

É importante salientar que embora Kerbal Space Program 2 esteja com problemas típicos de um jogo em acesso antecipado, uma atualização já foi implementada que diminuiu em parte alguns desses problemas, assim como melhorou a interface de forma geral. Isso é um recado de que os problemas serão solucionados aos poucos e que ele melhorará em todos os pontos.

Gameplay continua impecável

Tirando da frente os problemas que vi ao longo deste preview de Kerbal Space Program 2, é importante dizer que quem se apaixonou pelo primeiro jogo, pode esperar uma experiência ainda melhor nesta versão.

Isso tudo começa na parte de construir sua nave que conta com inúmeras possibilidades. Primeiramente a parte da construção está mais prática e com uma HUD mais amigável podendo rapidamente mudar os ângulos da construção assim como podendo construir em simetria.

Adicionalmente, é possível fazer um planejamento de que planeta ou lua irá querer chegar e uma estimativa de quanto Delta V (a unidade de força utilizada no jogo) para chegar a este local. Tudo será influenciado pela gravidade de cada planeta e a quantidade de manobras que será necessário fazer.

Por fim, uma novidade é que além de naves tradicionais, estações espaciais e ônibus espaciais, agora será possível construir rovers para andar nos planetas e luas assim como será possível construir aviões e jatos. Porém, dada minha total limitação neste jogo super complexo, não cheguei a ousar a tal ponto e me contentei inicialmente em pousar na lua.

O legal é que a cada tentativa o jogo te ensina de maneira natural, a partir de seus erros, como melhorar tanto sua nave como seu plano de voo para atingir seu objetivo. Sendo bem honesto eu não me lembro quantas vezes eu tentei até conseguir dominar a órbita de Kerbin e posteriormente me lançar até a lua (Mun) e conseguir pousar nela. Aqui eu ressalto a complexidade e dificuldade que lhe dará imenso prazer após ter sucesso em suas tentativas.

Kerbal Space Program 2 tem um bom início, mas um longo caminho pela frente – Preview

Se faz necessário dizer que Kerbal Space Program 2 ainda está num estágio inicial até demais e não tem algumas coisas básicas que o primeiro jogo tinha como um modo carreira onde existe um custo de recuperação de peças por exemplo, ou então a necessidade de usar um escudo de calor para entrar na atmosfera dos planetas.

No momento em que este preview foi feito, Kerbal Space Program 2 é um sandbox promissor, porém, que tem um longo caminho pela frente. As futuras possibilidades e o salto gráfico é algo bem positivo, assim como a remodelação da HUD que está bem amigável.

Porém, melhorias futuras como poder fazer construções nos planetas, será algo que não temos ideia de quando chegará, assim como é importante deixar claro que ainda existem muitos problemas de performance nesse momento, assim como bugs.

Minha recomendação pessoal é esperar pelo menos cerca de 2 meses para novas atualizações chegarem e pelo menos os problemas serem minimizados substancialmente assim como melhorias serem implementadas.

De qualquer forma, o valor de R $135 é bem justo e com o passar do tempo o game ficará cada vez melhor.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo