NOTICIASHARDWAREPC

[VAZOU] AMD Zen 5 e 6 tem informações e expectativas de desempenho vazadas

Análise de vazamentos técnicos sobre os próximos processadores da AMD

A arquitetura Zen da AMD tem dominado o cenário de processadores de computadores nos últimos anos, com melhorias significativas de geração para geração. Recentemente, o canal de vazamentos do YouTube, Moore’s Law is Dead, divulgou algumas informações técnicas e expectativas de desempenho para as futuras arquiteturas Zen 5 e Zen 6 da AMD.

Core i9-14900K parece superar antecessor, mas Ryzen 9 7950X ainda lidera

Atualmente, os CPUs Ryzen 7000 da AMD utilizam a arquitetura Zen 4, que ofereceu um aumento modesto de 13% em relação ao Zen 3 em termos de IPC (instruções por clock). Em outras palavras, para uma única thread de software rodando em um único core de CPU na mesma velocidade de clock em ambas as arquiteturas, o Zen 4 é, em média, 13% mais rápido.

Segundo o MLID, o Zen 5, apelidado de Nirvana, entregará ganhos de IPC entre 10% e 15%. O Zen 6, por sua vez, adicionará mais 10% quando chegar como uma arquitetura mais ‘derivativa’. Para dar um contexto histórico, a AMD afirmou que a arquitetura Zen 3 nos CPUs Ryzen 5000 conseguiu ganhos de IPC de 19% sobre o Zen 2. Portanto, em termos puramente de IPC, nem Zen 5 nem Zen 6 parecem extremamente empolgantes. No entanto, esses são ganhos significativos, especialmente quando acumulados. Juntos e assumindo a ponta superior da escala para o Zen 5, isso representaria ganhos totais de IPC de 26,5% do Zen 4 para o Zen 6.

Claro, há mais em desempenho de CPU do que apenas IPC. Outras alegações do MLID incluem um aumento de 6 para 8 instruções por clock, seis ALUs por core em vez de quatro e várias outras atualizações. Melhorias significativas para o desempenho de ponto flutuante AVX também são previstas. De fato, as mudanças são abrangentes o suficiente para que os ganhos previstos de IPC pareçam modestos.

Além disso, o Zen 6 deve oferecer novas técnicas de empacotamento. Onde os CPUs de desktop da série Zen anteriores usavam um die IO e até dois complexos de core ou dies de computação dispostos lado a lado, o Zen 6 deve empilhar os dies de computação em cima do die IO, a ideia é reduzir a latência o suficiente para igualar a de um único die monolítico para tudo.

Vale lembrar que mesmo se essas informações vierem da própria AMD, elas não são especificações finais e os CPUs que realmente vão à venda podem ser mais rápidos ou mais lentos do que essas figuras. Quanto ao cronograma, Zen 5 é esperado no próximo ano com Zen 6 em 2025 ou talvez 2026. Estaremos de olho para ver como o Zen 5 se compara aos próximos CPUs Arrow Lake da Intel, também previstos para o próximo ano.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo