NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Persona 5 Tactica

Prontos para roubar corações uma vez mais?

Me lembro como se fosse ontem quando o primeiro teaser de Persona 5 havia sido lançado. E tenho ainda mais carinho pela minha memória afetiva devido ao tão aguardado lançamento no Playstation 3 e 4. Como esperado, o quinto título da série foi um sucesso e isso rendeu uma nova versão do jogo juntamente de vários spin-offs. Nossa análise é sobre Persona 5 Tactica que nada mais é do que um Persona aos moldes de Tactic RPG, mas será que ficou bom? Afinal mudar o estilo de algum jogo é sempre um desafio e no passado eles já acertaram com Persona 5 Strikers.

Essa análise de Persona 5 Tactica foi feita graças a um código de Playstation 5 cedido pela Atlus. O jogo não se encontra com legenda em pt-br.

https://www.youtube.com/watch?v=LKfWrw6X4IM&ab_channel=%C3%9AltimaFicha

Os Phantom Thieves atacam novamente

Antes de contar se a mudança de estilo manteve a essência de Persona 5, vamos falar sobre a sua história. O jogo não destaca exatamente quando ele se passa, apenas que é em algum momento após os acontecimentos do game original. Da mesma forma que Persona 5 Strikers, é um momento em que Joker voltou para a cidade grande para visitar seus amigos no Café Leblanc.

Inicialmente essa visita seria temporária, contudo, algo aconteceu fazendo com que os Phantom Thieves fossem enviados para um outro mundo assim que atravessaram a porta do café. Neste mundo, eles são atacados por uma mulher enorme e rosa que se autodenomina como Marie, a rainha daquele reino.

Antes que pudessem entender o que está acontecendo, Marie utiliza suas habilidades para controlar Ann, Futaba, Yusuke, Haru, Ryuji e Makoto. Em seguida, apenas Joker e Morgana estão a salvo do controle mental, mas sem chances de fugir daquela perigosa situação. Neste momento, são salvos por uma garota chamada Erina.

Erina faz parte de uma resistência revolucionária contra o reinado de Marie e da mesma forma que ajudou a dupla, ela pede auxílio para que possa combater a tirania da rainha. Sem muitas opções, Joker e Morgana se juntam à batalha com intuito de salvar seus amigos. Durante isso, eles resgatam um misterioso homem chamado Tochiro.

Logo de começo somos entregues a inúmeras dúvidas como… Quem é Marie? Ela é uma shadow? Por que Erina está neste mundo sem uma persona? E, principalmente, quem é Toshiro?

Felizmente todas as questões vão sendo respondidas no decorrer da história e temos um desenvolvimento excelente tanto para Erina quanto para Toshiro. Além disso, o jogo traz consigo uma narrativa muito bem escrita e, apesar do visual fofo, consegue nos entregar momentos pesados e sombrios.

Visual extremamente agradável e trilha sonora impecável

A história se completa com os gráficos utilizados nesta versão do jogo. Aqui temos um modelo chibi dos personagens que os deixam fofos, fazendo com que a pessoa abaixe a guarda acreditando que será apenas um jogo leve para passar o tempo. E, consequentemente, isso acaba trazendo mais peso às cenas sombrias.

As cutscenes juntamente do gameplay conseguem se destacar pela qualidade. Há também algumas cenas no estilo anime em que sua animação e fluidez são impecáveis.

Em conjunto com os belos gráficos também temos uma trilha sonora fantástica, ainda mais por manter o legado da série Persona com composições excelentes baseadas em Persona 5.

Análise Persona 5 Tactica

Será que ainda é Persona 5?

Provavelmente a maior dúvida de todos os fãs é se Persona 5 Tactica consegue manter a essência da franquia mesmo num novo estilo RPG. E sim, meus amigos, Persona 5 Tactica mantém o legado construído no jogo original e adapta com destreza todas as mecânicas que já conhecemos além de entregar novas para enriquecer ainda mais o título.

Diria até mesmo que o jogo consegue ir além e inovar como um RPG Tactic. Diferente do que estamos acostumados, aqui você não se limita apenas a andar em quadrados de um tabuleiro, pois o jogo permite que você caminhe livremente por uma área pré-determinada de acordo com a velocidade do seu personagem. E você ainda pode ficar mudando de posição livremente, só terminando de fato seus movimentos quando realizar uma ofensiva ou ativar alguma habilidade.

Os Phantom Thieves podem realizar ataques a curta distância com suas armas que consequentemente jogam os inimigos para outra posição, atacar a longa distância com armas de fogo e também usar seus Personas para lançar magias ou buffs.

Cover e mais elementos presentes em Persona 5 Tactica

Persona 5 Tactica conta com um sistema de cover. Quando você está próximo de uma parede ou estrutura, ficará automaticamente em cover, o que dá resistência contra ataques de inimigos. Porém, caso você termine o turno sem nenhum tipo de cover, qualquer dano que receber será crítico e dará mais um movimento para o inimigo. Felizmente o mesmo vale para os oponentes, permitindo que a gente retire eles do cover para ampliar o nosso número de ações durante o turno.

Quando algum inimigo é atingido de maneira crítica, você pode realizar o All-out Attack. Diferente do que conhecemos dos outros jogos, em Persona 5 Tactica o All-out é executado de uma maneira diferente. Aparecerá uma linha conectando os três personagens da party, onde será necessário alinhar eles como um triângulo de um jeito que o oponente derrubado fique dentro deste território.

Assim vai surgir a opção de executar o All-out Attack, mas o melhor é que o dano se torna direcionado para todos os inimigos que estão dentro do triângulo. Desse jeito, você pode simplesmente derrubar um e posicionar o seus personagens de modo que alcancem um número maior de alvos e derrotá-los de uma vez só.

Sempre um novo desafio

Outro ponto positivo é que as missões são bem distintas, fazendo com que sempre tenhamos um novo desafio. No decorrer delas, vamos ver situações variadas forçando os jogadores a tomar outras estratégias ao invés de ficar repetidamente querendo enfrentar os inimigos de frente.

Falando nisso, a batalha contra chefes merece um destaque especial. Pois aqui vemos situações ainda mais distintas em que há um segredo para derrotá-los, fazendo com que o jogador precise pensar com cuidado em suas ações e também ter um posicionamento estratégico para executar mais dano contra esses poderosos oponentes. Inclusive, as batalhas contra chefes são totalmente diferentes entre si, fazendo com que não haja repetitividade.

A única coisa que ficou a desejar são as missões secundárias. Ao todo são 15 missões e quase todas se baseiam em derrotar os inimigos do mapa num único turno, mas apesar de se tratar de um bom desafio ainda assim traz a sensação que poderia ter mais.

Ao menos é possível repetir as missões principais em busca de novos recursos e também para upar o nível dos Phantom Thieves. Aqui neste jogo a equipe sobe de nível como um todo, não sendo um grind de nível individual.

Evolução e recursos

Ainda falando sobre a questão de evolução, todos os personagens possuem sua própria skill tree que traz novas habilidades ao Persona. Adicionalmente também traz outras skills passivas como ampliar o dano de arma de fogo da equipe ou aumentar o número de passos por turno. Também temos o shop para comprar novas armas de fogo para os protagonistas e, consequentemente, ampliar o seu dano.

Mas e os Personas? Aqui também temos o Velvet Room que desta vez está lembrando uma fábrica. Igual no jogo original é possível fundir personas e também transformá-los em armas. Mas diferente do convencional, os personas deste jogo, excluindo os principais, servem como um tipo de “equipamento”, pois eles ampliam o HP/MP do personagem equipado além de dar duas novas habilidades podendo ser ativas ou passivas. Com a exceção de Erina, todos os outros personagens poderão equipar essas Personas.

Análise Persona 5 Tactica

Conclusão da análise de Persona 5 Tactica

Chegando ao fim da nossa análise de Persona 5 Tactica, realmente rasguei elogios para o jogo. Pois além de uma história muito bem escrita também temos um gameplay excepcional. É válido ressaltar que apesar de inicialmente ter achado estranho a escolha de termos só três personagens na party, acabei compreendo o motivo disto. Afinal, se fosse quatro ou mais, o jogo ficaria consideravelmente mais fácil.

Além deste ponto, também houve a minha observação em relação às missões secundárias. Mesmo sendo poucas, o jogo tem inúmeros desafios onde as missões principais beiram as 50. Então, somando todo o conteúdo juntamente do fator replay, conseguirá facilmente superar 30 horas de jogo.

Persona 5 Tactica é realmente uma grata surpresa, pois adapta de maneira brilhante o que conhecemos da franquia para o estilo de RPG Tactic e ainda traz inúmeras inovações fazendo dele um jogo necessário para todo e qualquer fã da franquia.

Análise Persona 5 Tactica

Essa análise de Persona 5 Tactica segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Mais um excepcional jogo para a Franquia

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 10

10

Perfeito

Persona 5 Tactica é um excelente jogo mantendo o legado de Persona 5 num estilo totalmente novo. Sua história é muito bem construída juntamente de inúmeros desafios e batalhas emocionantes contra chefes.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo