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Por que produtoras insistem em chamar famosos para seus jogos?

Como muitos ficaram sabendo neste último dia 20, o proeminente Youtuber Zangado foi confirmado como um dos dubladores do próximo título da série Gears of War. Ainda não se sabe ao certo qual será o tamanho da sua participação de fato, mas não demorou muito para a comunidade Gamer explodir enfurecida. Mesmo depois de sequenciais “erros” (a explicacão sobre o porquê das aspas virá abaixo) na escolha de dubladores nos últimos anos, as produtoras insistem em contratar personalidades diversas para figurar na versão brasileira de seus jogos. E aí fica a grande pergunta do público: “Por que diabos?”

Why the fuck?

Antes de começar, vamos atentar para algo importante, a existência dessa matéria. Reflitamos. Ela existiria caso a escolha do Zangado não tivesse sido efetivada de fato? Estaria eu perdendo tempo da minha vida escrevendo a mesma? A resposta é óbvia, mas a pergunta ilustra um dos motivos pelos quais interessa a uma produtora inserir figuras do tipo em seus jogos. Quanto mais se fala da situação, mais se toma conhecimento de que existe um jogo a ser lançado chamado Gears of War e um Youtuber chamado Zangado. Este próprio texto, por mais que tenha sido feito com o intuito de esclarecer, serve como mais uma gota na jarra do marketing da Microsoft.

Um resumo da Internet

Pensemos de forma bastante simplificada e exemplificada como a Internet funciona. Temos o Google, com suas ferramentas de Search Engine Optimization, responsáveis por determinar a relevância de certo link à pesquisa feita por um usuário. Temos o Twitter, que serve de termômetro para os assuntos mais comentados na rede. Temos o Facebook, que funciona por meio do rápido compartilhamento de notícias para mais e mais pessoas. O que acontece quando se associa Zangado e Gears of War 4 nessas ferramentas poderosas é que a pesquisa de um remete ao outro. Experimente, por exemplo, pesquisar qualquer um dos dois termos na Internet neste momento e veja se isso não acontecerá.

Uma legião de compradores potenciais

Além disso, vamos falar sobre a legião de followers que Zangado tem. Com 3.2 milhões de inscritos e uma média diária de visualizações por volta dos 100 mil, o cara é uma máquina potencial de marketing. Para se ter noção, a Ponte Rio Niterói, a 6ª maior ponte do mundo, tem um fluxo diário de 70 mil carros olhando seus banners e outdoors. Isso sem contar que o público que passa na mesma é variado. No caso do Zangado, o público é definido. Então, apostar nesse tipo de publicidade é uma jogada e tanto. Não podemos esquecer ainda que o custo para se ter o Zangado trazendo todos esses potenciais compradores é menor do que colocar publicidade em certos lugares . Para se ter ideia, 30 segundos no Corujão (alguém assiste isso?) da Globo custam míseros R$19.800. Nem vou falar quanto custa 30 segundos no Jornal Nacional (R$708.000).

Resumo da ópera

Obviamente, a jogada será uma via de mão dupla. Quem jogar Gears of War 4 trará visibilidade para o Zangado e quem assistir ao Zangado saberá da existência de um jogo chamado Gears of War. Não vou me precipitar e falar que a dublagem será ruim. Quem sou eu para julgar as habilidades de alguém para realizar essa tarefa? A questão é: O Brasil é um país com ótimos dubladores (Overwatch gastou onda nisso, por exemplo) e potencial para ter jogos muito bem localizados. Entretanto, questões mercadológicas são adotadas em detrimento da arte. Quem perde é o jogador.

Fonte dos valores de comercial: http://www.quantocusta.net/quanto-custa-um-comercial-na-globo/

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

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