ANÁLISESPCREVIEWSTop Ultimaficha

Review: Samsung Book4 Ultra (RTX 4070)

Caro, mas não decepciona

O Samsung Galaxy Book4 Ultra é um notebook premium poderoso e elegante que oferece uma experiência de uso excepcional. Quem já teve contato com o MacBook Pro, principalmente os mais recentes, de cara irá se identificar com a identidade visual metálica, num tom de cinza mais profissional e com acabamentos impecáveis. Com o intuito de atender às demandas dos criadores de conteúdo e entusiastas de jogos, este lançamento representa o topo de linha da linha Galaxy Book da Samsung. Mas será que esse hardware espetacular no papel se reflete em espetacular para jogar, por exemplo?

Compre o Book4 Ultra no links abaixo, não pague nada mais por isso, e ajude o Última Ficha!
Loja Samsung:
 https://tidd.ly/4b2V5G1

COD: Black Ops 6 no Xbox Game Pass desde o primeiro dia

Design e Construção

O Galaxy Book4 Ultra impressiona logo de cara com seu design minimalista. Construído em alumínio premium na cor Moonstone Gray, ele tem apenas 1,65 cm de espessura e pesa cerca de 1,86 kg, sendo incrivelmente leve para um notebook de 16 polegadas, todo em metal e com uma RTX 4070.

A tampa e o deck do teclado são resistentes e mal apresentam flexão (mesmo forçando bastante), transmitindo uma sensação de robustez e qualidade ímpar em notebook Windows. As bordas da tela são razoavelmente finas, além da tela em si ser extremamente fina. Se você já viu uma TV OLED, na parte superior onde há somente a tela, é exatamente assim no Book4 Ultra.

Não há nenhum tipo de rebarba de acabamento. É tudo feito em um maquinário de primeira, não deixando nada a desejar em qualidade de construção em comparação com os MacBooks Pro da Apple.

Tela AMOLED, um espetáculo a parte

Um dos destaques do Galaxy Book4 Ultra é, sem dúvida, sua fantástica tela AMOLED de 16 polegadas com resolução 2.880 x 1.800 pixels (2,8K). Os painéis AMOLED da Samsung são conhecidos por seus pretos profundos e cores vibrantes, já famosos há mais de década nos smartphones e mais recentemente em tablets, TVs e monitores. E aqui ela impressiona como nestes dispositivos.

Com 120% do volume de cores DCI-P3 e suporte a HDR, esta tela é perfeita para edição de fotos e vídeos, bem como para consumir conteúdo multimídia e, claro, jogar. A nitidez é excelente, e os ângulos de visão amplos garantem que a imagem se mantenha nítida de praticamente qualquer ângulo. O brilho da tela não decepciona, mesmo para um OLED.

Samsung também inclui recursos inteligentes como o Vision Booster, que ajusta automaticamente as configurações de cor e contraste conforme as condições de iluminação, e uma taxa de atualização dinâmica de 120Hz para movimentos mais suaves. Por padrão a configuração ativada era a dinâmica, que faz a tela flutuar entre 60Hz e 120Hz, conforme o uso. Mas já tratei de fixar em 120Hz e ficou bem mais gostoso de se usar.

Desempenho, CPU de ponta e RTX 4070

Sob o chassi, o Galaxy Book4 Ultra é equipado com os mais recentes processadores Intel Core Ultra. No site da fabricante temos duas opções, uma com Core Ultra 7 e RTX 4050, e outra, sendo a que foi enviada para análise, com Core Ultra 9 e RTX 4070. O processador Ultra 9 185H conta com 16 núcleos físicos, sendo 6 P-cores e 8 E-cores, com um total de 22 threads. O modelo acompanha 32GB de memória RAM DDR5 soldada.

Essa configuração torna o Book4 Ultra capaz de lidar com cargas de trabalho pesadas como renderização 3D, edição de vídeos em 4K, planilhas estupidamente pesadas (basicamente minha semana de trabalho com ele) e jogar em altíssima qualidade. Mas, não entregando o máximo que uma RTX 4070 de notebook pode entregar.

Isso ocorre por conta de seu foco, sendo um notebook com design fino e super premium, nada daquelas carcaças de plástico imensas de notebooks gamers. Isso afeta diretamente a refrigeração, fazendo com que os componentes capem o consumo de energia para não sobreaquecerem. Essa combinação de, menos energia sendo entregue a CPU e GPU, e potencial de refrigeração menor, fazem com que ele bata de frente, por exemplo, com um Strix de RTX 4060, o qual é um notebook focado para jogos.

BENCHMARKS SINTÉTICOS – PROCESSADOR

BENCHMARKS SINTÉTICOS – PLACA DE VÍDEO

BENCHMARKS DE JOGOS

Bateria impressiona

Outra característica marcante do Galaxy Book4 Ultra é sua bateria de longa duração. Com uma enorme bateria de 76Wh e o eficiente processador Core Ultra de Intel, este notebook conseguiu uma incrível duração. Usei por dois dias, sem jogar, apenas trabalhando, e não precisei carregá-lo.

Essa autonomia excepcional torna o Book4 Ultra um ótimo companheiro para trabalho remoto, viagens longas e qualquer situação em que você precise ficar muito tempo longe de uma tomada. E quando for preciso recarregar, o enorme carregador GaN de 140W promete recarregar a bateria de 0 a 55% em apenas meia hora.

Refrigeração e upgrades

Não pudemos abrir o Book4 Ultra para tirar fotos e gravar vídeos em alta qualidade. Por mais que os pézinhos de borracha sejam de encaixe e sem cola, o que é amigável ao cliente, retirar a tampa após remover os parafusos não foi possível sem arriscar riscar ou danificar a unidade de review. Optamos pela cautela, já que não é uma unidade que ficará conosco e que provavelmente irá para outros reviewers.

Mas, analisando imagens de outros portais que abriram o notebook, ele tem um espaço vazio para SSD M2, além do slot que já vem ocupado. E isso é tudo que você pode trocar, já que até a memória RAM é soldada.

Na etiqueta nacional do Book4 Ultra a Samsung não diz de quantos watts se trata a RTX 4070. Nas etiquetas nos EUA ela estampa 70W/80, lembrando que a RTX 4070 mobile suporta até 140W. Nos parágrafos abaixo vou mastigar os consumos máximos de CPU e GPU trabalhando sozinhas e juntas.

Rodando com foco separado, a GPU sustenta uma frequência média, após 10 minutos de teste, de 2.074MHz, 83°C de temperatura estável, ruído de 56dB* e consumo máximo de 79W, bem próximo dos 80W prometidos na caixa gringa.

Já com foco no CPU, após 10 minutos de estresse, a média de clock foi de 2394MHz, média de consumo em 68W e pico de 100°C graus batido rapidamente, estabilizando nos 96. O ruído foi o mesmo, 56dB*

Com ambos CPU e GPU sendo estressados simultanemante, ficamos com consumos de 54W na CPU, 64W na GPU, 100°C na CPU, 85°C na GPU e ruído de 58dB*.

*A medição de ruído foi feita pelo Apple Watch Series 8, o que não é o ideal, mas serve como base comparativa.

Teclado que melhora com o tempo e touchpad colossal

O teclado retroiluminado do Galaxy Book4 Ultra tem um layout completo com teclado numérico à direita. Além disso, ele faz algo que quase nenhum notebook super premium faz no Brasil, trazendo o padrão ABNT. O curso das teclas é um pouco curto, mas a experiência de digitação é e rápida após um breve período de adaptação. Nas primeiras horas de uso achei que o teclado destoava do pacote Book4 Ultra. Mas com o tempo ele se torna um teclado muito preciso e agradável de se usar por horas.

Já o touchpad é simplesmente gigantesco, medindo 10,8cm x 15,2cm. Ele responde bem a gestos do Windows e proporciona uma experiência de navegação excelente, sendo de longe o melhor touchpad que já usei em um dispositivo não-Apple. Nada chegou nem perto.

Áudio e câmera

A experiência multimídia do Galaxy Book4 Ultra é ainda mais elevada graças ao seu excelente conjunto de alto-falantes estéreo. Com quatro alto-falantes (dois woofers de 5W e dois tweeters de 2W) da AKG e suporte a Dolby Atmos, o notebook oferece um áudio nítido, rico em detalhes e com graves surpreendentemente bons para um notebook. Assim como o touchpad, é o melhor áudio de um notebook Windows que já pude usar. Ainda tem um gap para o Macbook Pro de 14 e 16 polegadas, mas lidera entre os dispositivos Windows.

A câmera de 1080p também é um ponto forte, capturando imagens nítidas e com boa nitidez de cores. Ela suporta recursos de IA como o Auto Frame do Windows 11 para manter você sempre no centro do quadro durante chamadas de vídeo.

Conexões e software Samsung

As opções de conectividade do Book4 Ultra são boas, incluindo duas portas Thunderbolt 4, uma porta HDMI 2.1 (para conexão de monitores 4K a 120Hz), uma porta USB-A, entrada para cartões microSD e entrada para fone de ouvido. Tirando a microSD, que poderia ser um SD normal, não tenho do que reclamar.

No pacote de software, o notebook vem com o utilitário Samsung Settings e outros aplicativos da fabricante que melhoram a integração com outros dispositivos Samsung, como smartphones e tablets Galaxy. Essas ferramentas permitem espelhar a tela do smartphone no notebook, transferir arquivos sem fio, acessar notificações e muito mais. Mas, a quantidade de aplicativos da Samsung pré-instalados no notebook assusta. Parece que a Samsung pegou tudo que fez até hoje de programas e aplicativos e socou dentro do Book4.

Ecossistema Galaxy

Usar vários dispositivos Galaxy faz com que você use integrações do ecossistema. Você pode copiar e colar documentos e fotos com facilidade entre dispositivos, utilizar teclado e mouse do Book4 para mexer no smartphone e outras coisinhas.

Mas com o Tab S9 Ultra em mãos uma nova habilidade é liberada, a segunda tela. É bem simples, basta abrir o app no notebook e no tablet, conectar e pronto, você tem um segundo monitor AMOLED para usar, bem simples, rápido e prático.

Único ponto é que a experiência de uso vai variar de acordo com a sua rede interna e seu roteador, já que essa conexão é wi-fi, não é cabeada. É muito legal poder usar o seu tablet para segunda tela, adicionando um uso extra para ele.

Preço

O Samsung Galaxy Book4 Ultra não é um notebook barato, nem caro, é caríssimo. A configuração topo de linha com Core i9 e RTX 4070, desta análise, tem preço sugerido de R$ 17.999 no Brasil. No dia que comecei a construir esta análise o preço, à vista, estava em R$ 15.749 sem cupons. Contudo, para uma máquina super premium, repleta de recursos e de tanta qualidade de construção, esse preço alto pode ser justificável para uma parcela de consumidores. Não há na concorrência um notebook que junte o 185H, RTX 4070, 32GB RAM DDR5 e uma tela AMOLED 2.8K.

Se você quer tudo na mesma máquina, este é o preço. Existem outros notebooks com RTX 4070, outros com tela AMOLED, mas tudo junto, só o Book4 Ultra no momento.

Conclusão

O Samsung Galaxy Book4 Ultra é um notebook impressionante que entrega em todos os aspectos mais importantes. Seu design elegante combina com uma incrível tela AMOLED, ótimo desempenho para criação de conteúdo e jogos, vida útil da bateria muito acima da média e excelente experiência de áudio e vídeo.

Para os entusiastas, o Galaxy Book4 Ultra é um sonho a ser realizado que certamente não decepcionará. Só prepare o bolso, pois essa qualidade tem um preço elevado. Outra opção é pegar o modelo Ultra 7 com RTX 4050, economizando pelo menos 5 mil reais nessa troca.

Não compre o Book4 Ultra se o seu foco é exclusivamente para jogar. De fábrica a RTX 4070 é bem capada. Com o sistema de refrigeração limitado e o processador consumindo junto, ela chega aos 64W, bem longe dos 140W que a RTX 4070 mobile pode suportar. Com este valor você consegue opções melhores, que mesmo com hardware inferior no papel, entregam mais fps. O Book4 Ultra é para quem quer combinar todos os pontos que o tornam um notebook super premium.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo