Valve pode estar trabalhando na integração do emulador Android Waydroid ao Steam, de acordo com informações do leaker Bradley Lynch. Waydroid é um emulador Android de código aberto para sistemas GNU/Linux. Ele permite que aplicativos Android sejam executados lado a lado com aplicações Linux, utilizando uma imagem do sistema Android baseada no LineageOS.
Steam não permite transferir contas após falecimento
O emulador utiliza namespaces do Linux para rodar um sistema Android completo em um contêiner, proporcionando acesso direto ao hardware necessário através da interface LXC e do binder. O projeto é totalmente gratuito e de código aberto, com o repositório hospedado no GitHub. Waydroid é integrado ao Linux, adicionando aplicativos Android à pasta de aplicativos Linux e oferece recursos adicionais para definição de janelas freeform do Android. Para jogos e entretenimento em tela cheia, pode ser executado mostrando a interface completa do Android.
Trabalhos em um aplicativo Steam com o logo do Waydroid começaram em 30 de maio e continuaram até cinco dias atrás. Especula-se que o interesse da Valve no emulador está mais voltado para o Steam Deck do que para usuários de PC. Isso porque já existem outras formas de jogar jogos Android no Windows, como um aplicativo dedicado da Google. Além disso, a versão atual do Waydroid funciona apenas com GPUs Intel e AMD, enquanto GPUs NVIDIA, que compõem a maioria dos usuários de desktop do Steam, teriam que rodar com renderização de software sem aceleração de GPU. Esse não seria um problema no Steam Deck, que é equipado com hardware AMD Zen 2/RDNA 2.
A integração do Waydroid ao Steam Deck pode abrir novas possibilidades para os usuários, permitindo que jogos Android sejam jogados diretamente no dispositivo sem a necessidade de gambiarras ou programas que não sejam otimizados.