ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS5

Preview: Concord

A beta de Concord, desenvolvida pela Firewalk Studios, está causando um burburinho na internet, seja pelo jogo em si ou pela escolha de precificação escolhida. Nossa primeira impressão do jogo detalha uma experiência coesa e envolvente, com esse beta focando bastante em mostrar a jogabilidade e a ideia por trás do jogo. Desde o início, fica claro que a equipe da Firewalk Studios está comprometida em oferecer uma experiência única e imersiva.

A jogabilidade fluida e os controles responsivos são alguns dos pontos altos, permitindo que os jogadores se concentrem na estratégia, com modos que induzem o combate direto – mostrando o jogo para algo um pouco mais ditante de sua comparação mais óbvia: Overwatch. Cada missão na beta pareceu cuidadosamente projetada para desafiar as habilidades dos jogadores e trazendo a oportunidade de conhecer os personagens disponíveis.

Importante dizer que, apesar das imagens nesse preview estarem em inglês por preferência pessoal, Concord está completamente localizado para português brasileiro em seus textos e com dublagem em nosso idioma.

Gráficos e Ambiente de Jogo

Os gráficos de Concord são impressionantes, mesmo na fase beta. Os ambientes detalhados e os efeitos visuais imersivos contribuem para uma experiência de jogo cativante. A Firewalk Studios claramente aproveitou o poder do PlayStation 5 para criar universo vibrante. Cada um dos mapas da beta ofereceu uma nova paleta de cores e um design distinto, mantendo o jogo visualmente interessante. A atenção aos detalhes nos cenários, desde a flora exótica até as estruturas alienígenas, tudo parece ter sido pensado ao niível de detalhes. O jogo ainda conta com lindas animações que servem pra trazer uma lore para a situação e cada um dos heróis, uma estratégia que deu certo no passado com o jogo da Blizzard.

Além dos gráficos, o design de som também merece destaque. Os efeitos sonoros e a trilha sonora da beta complementam perfeitamente a atmosfera do jogo. Desde os sons ambientes dos planetas até os efeitos de combate, cada elemento sonoro tem qualidade e somam para a imersão dos jogadores. Fica claro que a Firewalk Studios entende a importância de um design de som robusto para criar uma experiência de jogo verdadeiramente imersiva.

Personagens e Modos de Jogo na Beta de Concord

A beta de Concord nos oferece uma amostra robusta da diversidade e complexidade que o jogo promete trazer em sua versão completa. Com acesso a todos os 16 heróis, os jogadores têm a oportunidade de experimentar uma vasta gama de personagens, cada um com suas habilidades únicas.

Personagens e Habilidades:

Cada herói possui um conjunto de habilidades que o diferencia dos outros, permitindo aos jogadores encontrar o personagem que melhor se adapte ao seu estilo de jogo. Esses personagens variam entre aqueles com habilidades ofensivas poderosas, perfeitas para acumular mortes rapidamente, e aqueles com capacidades de suporte, essenciais para manter a equipe viva e operante. Essa diversidade garante que haja um personagem para cada tipo de jogador, seja você alguém que gosta de estar na linha de frente do combate ou preferir atuar como suporte estratégico.

Alguns personagens vão ter uma estratégia e mecânica bastante similares com alguns dos herois de outros jogos do gênero, enquanto outros trazem uma gameplay bem distinta de tudo que já vi até hoje. Isso acaba sendo muito interessante para trazer jogadores de outras franquias sem perder a oportunidade de trazer ainda mais profundidade com habilidade mais complexas.

Modos de Jogo:

Na beta, três modos de jogo foram disponibilizados: Team Deathmatch (TDM), Kill Confirmed e uma versão por rodadas de Capture the Flag. Esses modos permitem aos jogadores experimentar diferentes tipos de objetivos e dinâmicas de jogo.

  • Ponto de Conflito: Este modo clássico foca na eliminação de jogadores da equipe adversária. A primeira equipe a alcançar o número definido de eliminações vence a partida. O ritmo é rápido, exigindo reflexos rápidos e uma boa coordenação de equipe.
  • Caça ao Troféu: Similar ao TDM, mas com uma reviravolta: após eliminar um inimigo, os jogadores devem coletar uma etiqueta deixada pelo adversário caído para confirmar a morte. Isso adiciona uma camada extra de estratégia, pois coletar essas etiquetas pode expor os jogadores ao perigo.
  • Extração de Carga: Dividido em rodadas, este modo exige que as equipes capturem uma carga e plantem em um dos locais designados.

Esses modos oferecem uma boa introdução às mecânicas de Concord, permitindo que os jogadores experimentem diferentes estilos de jogo e estratégias. No entanto, há uma preocupação com a duração das partidas, especialmente nos modos com respawn, como Ponto de Conflito e Caça ao Troféu. Muitas vezes, as partidas parecem acabar muito rápido, antes que os jogadores possam realmente entrar no ritmo do jogo.

Deixo aqui minha opinião que tanto a “vibe” quanto a jogabilidade, movimentação e ação em geral lembra bastante o modo PVP de Destiny 2 – claro que muito aumentado pelas diferentes habilidades e possibilidades de cada um dos heróis.

O Valor do Investimento

Uma questão importante para muitos jogadores é o custo do jogo. Concord será um título pago, o que levanta a expectativa de um produto de alta qualidade por alguns e causa estranhesa e dúvida para outro grupo de jogadores. Afinal, muitos jogos do estilo são grátis ou se tornaram grátis ao longo do tempo.

Apesar do investimento inicial necessário (R$ 200,00 reais ou $40,00 dólares), é prometido que todas as adições futuras serão grátis. Apesar de não ser contra essa estratégia, fica a dúvida da adoção dos jogadores por parte jogadores, já que é uma franquia nova onde ainda não se sabe se cairá no gosto dos jogadores para se manter ativo por um longo período de tempo.

Fica a dúvida se não seria interessante uma versão “Lite”, grátis, para que mais pessoas conseguissem jogar, mantendo o jogo ativo.

Conclusão do Preview de Concord

Com base nas impressões da beta, Concord parece ser um título promissor no gênero de tiro multijogador. A Firewalk Studios demonstrou um claro compromisso com a qualidade, e a experiência oferecida na beta é um forte indicativo do potencial do jogo. Os gráficos impressionantes, a jogabilidade fluida e a ênfase na cooperação são apenas alguns dos pontos fortes que podem atrair uma base de jogadores dedicada. Além disso, a variedade de personagens e a narrativa envolvente adicionam camadas extras de profundidade.

Enquanto aguardamos o lançamento completo de Concord, o beta vem para aumentar as expectativas. Se a versão final do jogo conseguir expandir e melhorar ainda mais o que foi apresentado na beta, Concord tem o potencial de se tornar mais um título forte do PlayStation 5 e PC, oferecendo uma experiência de jogo rica e envolvente para todos os fãs de ficção científica e tiro multijogador.

Para aqueles que estão dispostos a investir em um jogo pago, Concord promete um retorno significativo em termos de diversão e envolvimento. Mas, como em todo jogo completamente online, quem irá definir seu sucesso serão os jogadores.

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo