Jogos de tiro em primeira pessoa precisam ser muito mais do que eram antigamente. A fim de continuar mantendo a atenção dos jogadores, o gênero que redefiniu a industria de games a duas décadas atrás se mantem em constante evolução com adição de conteúdos como zumbis, veículos, jetpacks, habilidades únicas para os personagens, grandes titãs e etc. Porém, muitas vezes as franquias ao tentar inovar em seu conteúdo, pecam no principal quesito para deixar um jogo fps multiplayer interessante, a jogabilidade.
Felizmente, Quake Champions manteve sua essência e se mostrou fiel as suas origens como um jogo simples, rápido e divertido. A desenvolvedora acertou ao deixar o jogo voltado unicamente para a skill de mira e movimentação dos jogadores e não incluir nenhum tipo de theorycraft complexo como ultimates, gerenciamento de economia ou uma estrategia de controle de mapa avançada. O principal objetivo do jogo é correr mirar e atirar.
Existem três mapas no beta: Blood Covenant, Ruins of Sarnath e Burial Chamber, todos foram muito bem projetados e balanceados com choke points e armas bem distribuídas. Dificilmente você encontra um jogador camperando em um mesmo local, a menos que a Quad esteja próxima de ser liberada.
Falando em armas, suas localizações são fixas nos mapas o que necessariamente reduz a influencia da aleatoriedade em uma partida. Além disso, os mapas possuem localidades com caraterísticas únicas, e facilmente reconhecíveis, logo na primeira vez em que você jogar o mapa você já saberá aonde encontrar todas as armas e armaduras.
O jogo também trás diferentes heróis, cada um deles com habilidades e status únicos como vida, armadura e velocidade, assim cada jogador pode escolher um personagem que se adapta melhor ao seu estilo de jogo.
Todo conteúdo será disponibilizado gratuitamente, será possível jogar todos os mapas e modos sem gastarmos nada. Porém, começaremos apenas com um herói disponível, o restante deverá ser desbloqueado com as moedas disponíveis no jogo. Eu realmente espero que o sistema de microtransações seja somente referente aos desbloqueio de personagens e skins. E lógico que a Bethesda quer obter um retorno sobre o jogo, mas seria uma pena ver um jogo tão promissor oferecer vantagens para os jogadores que gastarem mais dinheiro para jogar.
Impressões finais:
Quake Champions consegue trazer o gênero de FPS de volta as suas origens. Com uma jogabilidade simples , mecânicas rápidas e ações constantes consegue agradar os velhos fãs da franquia e certamente atrairá muitos novos. O fato do jogo ser free to play favorecerá a formação de uma base sólida de jogadores. Entretanto, as monetizações de jogos free-to-play são conhecidas por dar vantagens aos jogadores que pagam mais.