ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSTop Ultimaficha

Análise: Logitech G435 Lightspeed

Fone é extremamente versátil e leve, um verdadeiro coringa wireless

No final de 2021 a Logitech adicionou à sua família de headsets da linha Logitech G o G435 Lightspeed, com foco em ser um fone ultraleve e sem fio, duas coisas muito difíceis de serem encontradas em headsets voltados para o público gamer. Na ocasião também cores diferentes do padrão foram incluídas no lançamento, como vocês podem conferir abaixo. E nesta análise do Logitech G35 Lightspeed iremos nos debruçar sobre pontos positivos e negativos.

Com um peso anunciado de 165 gramas, 18 horas de bateria prometidas, conexão Bluetooth e wireless 2.4Ghz via dongle (Lightspeed), o modelo se posicionaria de uma forma bem interessante no cenário brasileiro de fones vendidos de forma oficial no país. Até porque com essa versatilidade o mesmo fone poderia ser usado no smarpthone (Bluetooth), PC (Bluetooth e via dongle) e PS4/PS5 (via dongle). E sem um microfone apontado para sua boca, fica mais fácil ainda usar ele por ai. Mas será que esse microfone embutido e esse peso ultraleve são suficientes para fazer o G435 Lightspeed uma opção realmente boa para gamers mais exigentes?

Esta análise só foi possível graças a uma unidade do Logitech G435 Lightspeed, na cor preta, cedida gentilmente por empréstimo pela Logitech.

DESIGN, CONSTRUÇÃO E CONFORTO – Análise Logitech G435

Disponível em 3 cores, uma super tradicional preta (unidade da análise), uma branca com lilás e outra mais coloridona, o G435 Ligthspeed consegue certamente acertar no seu gosto pessoal em relação a cores. Sobre seu design, temos um fone simples, que não inventa muito, não tenta ser ultra gamer com vários destaques em plástico e foca em ser funcional, com poucos botões, sendo todos úteis. No modelo preto, temos botões e o cabo em formato de caracol destacados na cor amarela, o que encaixou muito bem com a cor preta.

Claro que para ser tão leve, o fone é feito todinho em plástico. Plástico esse muito bem pintado, com ótimo acabamento, encaixes e zero rebarbas. Inclusive me agrada MUITO mais o design deste modelo (que tem uma pegada similar ao G733) do que os super gamers, como o G935 recentemente analisado por nós.

As almofadas são de tecido, não de couro. E não somente isso, são feito de uma composição/textura diferente dos tecidos utilizados nos últimos anos em fones da marca. Este parece um grande upgrade, tanto em conforto como em respirabilidade. No topo, no apoio da cabeça, o mesmo tecido é usado. Vale o destaque que não há qualquer espuma no apoio superior da cabeça. Somente duas hastes envoltas por tecido. Não é desconfortável, inclusive é melhor que alguns fones que usam esta área acolchoada, mas também não é dos mais confortáveis. Como o fone é MUITO leve, passa batida essa ausência.

Um ponto negativo para a construção é o tamanho máximo que as hastes expandem. O sistema é muito bom, muito fácil de ajustar. Mas para a minha cabeça, que é grande mas não é das maiores, o tamanho máximo é OK. Se expandisse mais ficaria muito mais confortável e seria, talvez, uma escolha pessoal de fone para o dia a dia. Mas o tamanho máximo que ele atinge me afastaria de uma compra. Mas lembrando, minha cabeça é grande.

Agora tirando esse detalhe… o fone é EXTREMAMENTE confortável e leve. É difícil eu usar um fone por muitas horas sem me incomodar. Uso até hoje um Sennheiser Game One por conta disso. O G435 Lightspeed passa por horas na cabeça sem ser sofrível, sem doer, sem incomodar. O peso faz total diferença, aliado ao sistema sem fio. Conforto 10/10.

MICROFONE – Análise Logitech G435

Microfone embutido, escondidinho assim, assusta os gamers tradicionais. Há anos estamos acostumados com headsets com longos microfones, retráteis ou não. O fato é que eles sempre vieram até a boca, ou próximo dela. Aqui no G435 Lightspeed a abordagem é diferente, pois ele vem com um par de microfones que trabalham tanto para captação de áudio quanto para isolamento de ruído. Sem nada pendurado, no melhor estilo headphone over the ear.

O resultado? Aceitável, OK. Serve para jogar com os amigos e serve para reuniões. Não tem um áudio excelente, como esperado. É um microfone literalmente aceitável. Não vai ter uma péssima qualidade, mas não vai ser seu dispositivo primário em uma stream, por exemplo. Mas para o possível uso em vários dispositivos, é suficiente.

QUALIDADE DE SOM + BATERIA – Análise Logitech G435

Como a bateria deste fone sem fio, superleve, dura tanto tempo eu não sei. A Logitech diz na caixa 18 horas, mas eu consegui quase 19 horas, e certamente ainda dava para usar mais um tempo depois do primeiro aviso de bateria baixa. Uma carga, quase 20 horas, para um fone sem fio gamer, superleve, é espetacular. Mas, mesmo sendo USB-C, demora a carregar. Não cronometrei, mas foi fácil mais de uma hora e pouca carregando.

Para saber do status da bateria sem usar nenhum software basta ficar de olho no LED. Clicou uma vez, piscou verde, está entre 31% e 100%. Se ficou vermelho, entre 15% e 30%. Se tá piscando vermelho você está com 14% ou menos. Isso é muito útil para usar no smartphone, por exemplo.

Outro ponto surpreendente foi a qualidade de som para música. Ficou acima da média para fones da própria marca, pelo menos no meu gosto pessoal e usando sem equalização personalizada. Isso porque ele tem graves e médios muito bons, principalmente os graves. Os agudos são bons, mas não tão claros quanto os graves e médios.

Quando ao cancelamento de ruído, não tem. Nem isolamento, ele se comporta bem como um fone de palco aberto. Isso não é demérito, mas por ser um fone com grande potencial de ser usado em várias ocasiões, cairia bem um isolamento bacana, mesmo que sem cancelamento ativo de ruído. Então mesmo sendo gamer, jogar com ele em algum ambiente barulhento, como um metrô da vida, vai te atrapalhar.

COMPATIBILIDADE + WIRELESS

Ter a possibilidade de usar o fone via Bluetooth ou via wireless 2.4Ghz (Lightspeed) é muito bom. Isso inclui seu smartphone e talvez algum notebook que você não tenha entradas USB sobrando para o dongle. Infelizmente fiz de TUDO para parear o G435 Lightspeed no Nintendo Switch. Sem sucesso. Tentei eliminar redes WiFi, desparear os controles… tudo. G435 Lightspeed e Nintendo Switch, pelo menos a unidade que recebi, não se comunicam. Uma pena, seria uma grande compatibilidade agregada ao fone.

CONCLUSÃO – Análise Logitech G435

Surpreendente. Quando tirei da caixa, senti o peso, vi a construção básica e a ausência de um microfone retrátil ou que viesse até próximo a boca já pensei: produtinho bonitinho mas ordinário. E é sempre muito bacana para mim eu quebrar a cara com suposições em cima de produtos. Assim como é duro esperar muito de um produto e ver que ele entrega pouco.

O G435 Lightspeed é perfeito para vários cenários. Um cenário em que o usuário use um microfone dedicado, como um condensador. Um usuário que realmente faça uso de mais dispositivos, como PC, console, notebook do trabalho e smartphone. Um único dispositivo vai atender bem em tudo, seja para jogatinas ou videoconferências do trabalho.

Além de tudo isso, a versatilidade de ser compatível com muitos dispositivos, de ter opção 2.4Ghz via dongle ou Bluetooth também é mais um ponto positivo. E o melhor de tudo, sem dúvidas, o conforto. Extremamente leve, almofadas confortáveis, que não esquentam e bom encaixe na cabeça. Também tem uma torção muito bem vinda, para aqueles que curtem deixar meia orelha ou até uma orelha inteira de fora do fone. Conforto nota 10 para o G435 Lightspeed.

Anunciado por R$799,00, na data de publicação desta análise, ele se encontra a partir de R$534,00 em diversos sites do varejo. Inclusive, considere comprar ele nos links no final desta análise para nos ajudar! Por cerca de 500 reais, ele se torna uma otima opção para estes cenários menos fixos, sem leve, com bateria enorme, compatível com muitos dispositivos, boa qualidade de som para games, ótima qualidade para jogos e microfone aceitável para quem não vá precisar fazer uma stream com o microfone embutido, por exemplo.

LINKS DE COMPRA, COMPRANDO VOCÊ AJUDA O ÚLTIMA FICHA COM UMA PARCELA DA COMPRA SEM PARA À MAIS POR ISSO! (preços variam de loja para loja, de dia para dia, confira todos os links antes de comprar!)

Americanas: branco https://redir.lomadee.com/v2/26e0700683
Shoptime: branco https://redir.lomadee.com/v2/26a2022867
MagazineLuiza: preto https://bit.ly/3HbrPPu / branco https://bit.ly/35k2zbv / azul / https://bit.ly/3IFZdy4
Amazon: preto https://amzn.to/3KWb3WO / branco https://amzn.to/3KL5sCx
Ponto Frio: azul https://redir.lomadee.com/v2/265cfebd96

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: DIAMANTE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo