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A gamificação para realizar trabalhos acadêmicos

Algumas pessoas acham que os jogos são inúteis para a vida, mas elas estão muito enganadas, já que os games dão valiosas lições até mesmo na área acadêmica. O processo de gamificação é a prova disso e está sendo cada vez mais aplicado por profissionais da área pedagógica.

Da mesma forma, a gamificação é muito importante para te ajudar a finalizar aqueles trabalhos acadêmicos repetitivos, atenuando a fadiga e dividindo o trabalho como um todo em pequenos processos. Nesse artigo, vamos te mostrar como fazer um trabalho de faculdade e acadêmico com base na gamificação. Gostou da ideia? Então veja como os games podem ser úteis até mesmo para sua escola ou faculdade.

Como aplicar a gamificação para seu trabalho acadêmico

Primeiro de tudo, é importante compreender que a gamificação do estudo consiste na aplicação de esquemas de reforçamento para estudantes. Ou seja, pequenos incentivos em uma trajetória de estudo, como se fosse um jogo. Assim, é muito útil para a aplicação dessas técnicas em trabalhos acadêmicos, sendo este um dos muitos exemplos de aplicação para essa prática.

Basicamente, um trabalho acadêmico sempre tem um objetivo e é dividido em funções e etapas. Portanto, tem uma estrutura muito parecida com as quests de um jogo. Desse modo, é possível realizar uma gamificação de qualquer trabalho escolar ou de faculdade, tornando-o mais prazeroso e interessante para todos (até para aquele que enrola para entregar a parte dele).

A gamificação funciona tanto para trabalhos simples, como para trabalhos complexos. Seguindo a mesma estrutura, o primeiro passo é a implementação de uma trajetória de estudo, com objetivo claro para cada parte. Basicamente, é a mesma lógica de projetos sequenciais no jogo e no estudo.

Sabendo o objetivo, você tem que montar esquemas de incentivo, para que continue seguindo consistentemente todos os passos para fazer um bom trabalho acadêmico. Para isso, é necessário que a pessoa já tenha ideia do que ela deverá alcançar no final e, é claro, a recompensa.

Gamificação para trabalhos escolares

Em se tratando de trabalho de escola, é importante montar uma gamificação repleta de exemplos análogos aos jogos e interativa, adequando à faixa etária. Nesse sentido, pode-se adaptar esse processo a trabalhos em grupo, como uma busca coletiva visando uma série de objetivos.

Inclusive, uma das ideias interessantes para aplicar a gamificação em trabalhos escolares é o uso de um RPG. Neste RPG, cada componente do grupo possui uma função/habilidade específica e ele deve cumprir essa função individual, de modo que ao cumpri-la, ele favoreça o trabalho coletivo, finalizando assim a quest.

Gamificação para trabalho de faculdade

Quem é estudante universitário sabe que um bom trabalho de faculdade deve seguir as normas da ABNT e exige diversos processos de pesquisa e execução. Portanto, geralmente são trabalhos mais complexos e cientificistas que exigem maior repertório e esforço do estudante.

Diante disso, muitas pessoas sentem dificuldade até mesmo para iniciar um trabalho, pois se sentem incapazes de prosseguir na execução dele. Isso gera desistência e certa lentidão em sua execução (olá procrastinação!).

Portanto, a gamificação é muito eficaz para te ajudar a vencer essa barreira, ao dividir em pequenas partes um processo que por norma é mais complexo. Além disso, é um bom modo de motivar todos os membros da equipe, evitando que uns sejam mais sobrecarregados do que outros, através da divisão de funções pela gamificação.

Gamificação: a utilidade dos games na vida acadêmica

Agora que você já sabe o quanto a gamificação é importante para realizar trabalhos escolares e trabalhos universitários, tente aplicá-la também em sua rotina de estudos. Por exemplo, é excelente para finalizar aquela redação argumentativa para melhorar desenvolvimento pessoal, que você tinha deixado na gaveta. Assim, você alcançará maior desempenho, com menor fadiga.

Gostou da dica? Então compartilhe esse artigo com aquelas pessoas que ainda acham que os games atrapalham a vida escolar e mostre como o processo de gamificação auxilia estudantes a terem melhor desempenho em trabalhos acadêmicos.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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