Roguelike: o que é, como vive, o que come e etc e tal
Antes de fazer essa matéria, eu jurava que era outra coisa...
Ultimamente escutamos muitos jogos de sucesso são roguelike: Hades, 20XX, Dead Cells, Into the Breach, Don’t Starve, entre outros. Porém, o que diachos isso significa? Como um jogo pode ser considerado roguelike? Qual é a cor do cavalo Branco de Napoleão? Qual é o sentido da vida?
Estas e outras perguntas pretendemos responder logo abaixo. Mas primeiro, vamos começar do princípio:
O que significa Roguelike?
Roguelike, ou também conhecido como rogue-like é a junção da palavra Like com a palavra Rogue. Por mais que isso pareça óbvio ou que alguns possam ficar ofendidos com essa explicação, o intuito não é esse. E agora explicarei o porquê disto:
Rogue: é um jogo aonde o jogador precisava vencer uma dungeon, com diferentes armadilhas para conquistar um ítem, ao melhor estilo do RPG de mesa Dungeons and Dragons (D&D) . O jogo tinha uma mecânica de permadeath, ou seja, toda vez que o jogador morria, tinha que começar desde o começo (ao melhor estilo D&D). Porém, a grande diferença era que, a cada tentativa, a dungeon mudava completamente, sendo gerada de maneira procedural (também conhecida como gerado de forma aleatória).
Like: Segundo o site de tradução Linguee:
conjunção
como se, como
verbo
gostar, querer.
preposição
parecido com, parecida com
No contexto que estamos usando, usaremos o significado de like sendo uma conjunção, ou seja, like significa “COMO”.
Dessa forma, roguelike significa COMO ROGUE. Ou seja, para um jogo ser roguelike, ele só tem que ser como Rogue. E se você se perguntar? Roguelike significa só isso? A resposta rápida é SIM! É só isso mesmo. Então já pode subir os créditos que chegamos ao fim!
“Now, the world don’t move to the beat of just one drum, What might be right for you, may not be right for some.” (aposto que você leu até aqui cantando…)
Porém, não é desta forma que trabalhamos. Por isso, vamos continuar.
Rogue: o jogo que definiu um gênero
Antes de mais nada, Rogue é um jogo programado em sistema baseado em Unix, em 1980. Rogue foi levemente baseado no RPG de mesa, Dungeons & Dragons, aonde o jogador se aventura em um calabouço de vários níveis, gerados proceduralmente. Ele é um jogo baseado em turnos, ou seja, um jogador executa uma ação, que poderiam ser coisas como mover ou atacar e, ao encerrar o turno, o jogo atualiza todos os outros elementos.
À medida que o jogador vai se aventurando, ele ganha experiência, evolui o nível do seu personagem e enfrenta ameaças cada vez mais perigosas, enquanto vai descendo no dungeon. Nos jogos tradicionais, caso o jogador venha a morrer, o jogador ressuscita em algum ponto seguro, sofrendo penalidades após voltar a vida (ou não). Porém, Rogue tem o conceito de morte permanente, ou seja, se morrer, o jogador reinicia a exploração com um novo personagem.
Infelizmente não consegui jogar Rogue, contudo achei um vídeo no Youtube de alguém que o jogou. O vídeo é todo em inglês, mas se você ativar a legenda no vídeo entenderá muito bem:
Então é só falar que o jogo é “parecido com Rogue” ou “como Rogue” que já podemos chamá-lo de roguelike? Por incrível que pareça, a resposta é NÃO.
Rogue e a Berlin Interpretation (Interpretação de Berlim)
A um tempinho atrás, lá pelo ano de 2008, houve uma conferência de desenvolvedores que definiram as características que um jogo precisa ter para ser considerado “como Rogue”. Esse “pacote de regras” é conhecido como Berlin Interpretation que, traduzindo para a nossa língua, significa Interpretação de Berlim.
Então ficou determinado que, para ser realmente “como Rogue”, o jogo deveria ter:
- Geração aleatória de mapas;
- Morte permanente;
- Combate baseado em turnos;
- Movimentos baseado em grade;
- Complexidade que permite muitas soluções;
- Qualquer ação pode ser realizada a qualquer momento;
- Gerenciamento de recursos;
- Combate ao estilo hack’n’slash;
Em suma, para um jogo ser rogue like, ele tem que ter TODAS as características citadas acima, e não apenas 1, 2 ou a maioria. Precisa ter exatamente TODAS AS 8 CARACTERÍSTICAS da Interpretação de Berlim.
Em outras palavras, podemos dizer que a maioria dos jogos que tem como característica ser roguelike, não são realmente “parecido com Rogue”. Eles estão mais para um roguelike-light e temos um termo para isso, chamado roguelite.
Roguelite: o “quase” roguelike
Como você já percebeu, muitos dos jogos que citamos aqui não tem todas as 8 características apresentadas. E quando um jogo não atende as 8 características, podemos chamá-lo de roguelite: um subgênero de Roguelike, aonde o jogo possui apenas algumas das características de Rogue.
Então por que usam mais o termo roguelike ao invés de roguelite? Simplesmente por marketing, pois é mais chamativo falar que um jogo é “Como Rogue” (roguelike) do que “Tem alguns elementos de Rogue” (roguelite).
Quer dizer então que todos os jogos que falam que são roguelike estão errados? Segundo a Interpretação de Berlim sim mas segundo a diversão, tanto faz. Não trarei este tipo de conclusão aqui porque isso é muito mais interpretativo de quem joga do que de mim que escreve. Só quero mesmo é mais jogos como Rogue para jogar.
Conclusão
Confesso que antes de pesquisar sobre o assunto eu tinha um conceito todo estranho sobre o termo. Principalmente porque a grande maioria dos roguelikes que eu já vi são bem parecidos. Mas com essa crescente onda de jogos roguelike saindo, senti a necessidade de compartilhar o resultado da minha pesquisa com vocês. E espero, profundamente, ajudar a sanar esta dúvida profunda.
Ah, e antes de acabar, responderei as outras perguntas feitas:
Qual é a cor do cavalo Branco de Napoleão? R.: Marrom. Branco era o nome do cavalo.
Qual é o sentido da vida? R.: 42! Não acreditou na resposta? Leia o Guia dos Mochileiro das Galáxias.
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