NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS5REVIEWSSWITCH

Análise: Spells & Secrets

Aprendendo mágica em uma academia cheia de segredos e mistérios... Quem nunca...

A magia é algo fantástico, aonde a fantástica imaginação nos revela as mais lindas maravilhas da mente humana. E jogar em um mundo fantástico, em um ciclo infinito, aonde a cada ciclo você se torna mais forte, é uma proposta interessante. Mas será que Spells & Secrets, esse interessante roguelite, é tudo isso mesmo? Então calibre a sua varinha mágica e vem comigo!

Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de Spells & Secretsgentilmente cedida pela produtora, para a versão de PC, via Steam.

Sobre Spells & Secrets

Spells & Secrets é um jogo roguelite de ação e aventura 3D, com uma geração procedural de desafios e câmera isométrica.

Nessa aventura, o jogador acaba de entrar no ensino médio de artes mágicas, na Academia de Greifenstein. Porém, logo no seu primeiro dia de aula, um estranho incidente ocorre e uma série de eventos começam na escola. E a sua missão agora é resgatar seus colegas de academia ao mesmo tempo que tenta salvar a si mesmo e a academia.

Por fim, cito apenas que o jogo não tem dublagens e nem legendas em PT-BR. E digo que é uma citação mais para conhecimento do que crítica, pois reconheço a dificuldade de um estúdio menor em localizar o seu jogo para o máximo de países possíveis.

A magia até que é bonitinha…

Visualmente, Spells & Secrets é agradável graficamente, porém as cores estão saturadas demais. Os desenvolvedores souberam usar a Unity de uma forma bem suave e inteligente: iluminação devidamente variada conforme a hora do dia, objetos estão bem desenhados e as animações e transições estão ótimas.

Contudo senti que exageraram demais nas cores, deixando o jogo bem saturado. Mesmo sabendo que esse exagero de cores é para remeter a um estilo mais cartunesco, só que a longo prazo, Spells & Secrets traz fadiga visual, cansando a médio prazo de jogo.

Resumindo, Spells & Secrets é muito bonito e se não fosse o uso exagerado de cores, afirmaria que é um dos roguelite mais belos que já joguei. E olha que não foram poucos, como a Steam não de deixa mentir:

Rodadas mágicas são divertidas

Falar sobre jogos roguelite geralmente não é o maior mistério: inicie uma rodade, junte experiência/pontos/recursos para evoluir, chegue o mais longe possível na rodada, reinicie o ciclo… Até que o jogador finalize o jogo. A diferença entre jogos roguelite é como os desenvolvedores farão para manter os jogadores interessados a cada nova rodada. E Spells & Secrets faz isso com excelência.

Por ser um ambiente mágico, o principal foco de Spells & Secrets é o uso de magias. Com isso, o foco nos ataques são 100% a distância, mantendo o jogador sempre a uma distância segura enquanto ataca. Só não pense que o jogo é fácil por causa dessa segurança, pois tem muitos desafios, incluindo monstros que teleportam e outros que também atacam a distância.

Além disso, o jogador tem um vasto grimório de magias, possibilitando incontáveis possibilidades ao jogador. As inúmeras combinações de magias proporcionam uma liberdade imensa ao jogador, deixando-o confortável para escolher a estratégia que mais o agrada. E, para finalizar, o jogo conta com uma co-op local, aumentando ainda mais as possibilidades e aumentando a diversão do jogo exponencialmente.

Contudo, Spells & Secrets traz o problema clássico de jogos roguelite: a necessidade de repetir e repetir e repetir e repetir (acho que vocês já me entenderam) o jogo. Não me levem a mal reclamar disso, pois como um viciado em roguelikes/roguelite (você viu o gráfico ali em cima, né?) sei que é a essência do jogo. Porém, como citei acima, a fadiga gráfica que o jogo traz junto com a evolução lenta do jogo, não permite que jogue por períodos longos, frustrando um pouco.

Considerações finais de Spells & Secrets

De modo geral, Spells & Secrets é um excelente roguelite: possui uma temática divertida, a jogabilidade é simples, eficiente e vasta e a história do jogo é muito interessante. Se não fosse os problemas de exagero e cansaço a curto e médio prazo, seria um dos melhores que já joguei.

Por fim, não criei um tópico específico para sons e efeitos sonoros. O motivo é bem simples: esta parte do jogo está satisfatória. Ele não possui músicas que sejam memoráveis e os efeitos sonoros são bons. Nada além disso.

Essa análise de Spells & Secrets segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Spells & Secrets

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 7

8

Ótimo

Spells & Secrets é um ótimo roguelite, que sofre de alguns problemas, que pode ser contornado jogando-o de forma moderada. A sua temática de magias ajuda a criar um roguelite 100% a distancia, e as combinações mágicas proporcionam muitas estratégias que os jogadores podem utilizar para vencer os desafios. Só não vá jogar de forma leviana, senão pode se tornar bem difícil.

User Rating: Be the first one !

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo