NOTICIAS

Paternidade na era digital: como proteger as crianças?

Ser pai na era digital não é nada fácil. Todo o tempo gasto para sustentar a família acaba nos deixando atrasados e por fora das tendências virtuais, gerando muita dificuldade para acompanhar as inovações do mundo. Enquanto isso, nossos filhos passam cada vez mais tempo nos aparelhos celulares e, até há pouco tempo, não tínhamos como saber o que eles estavam aprontando lá. 

No entanto, hoje em dia, já existem tecnologias que permitem um amplo monitoramento da vida digital de nossos filhos. Estas ferramentas são essenciais para manter as crianças e os adolescentes seguros e longe dos maiores perigos da internet. 

Do que devemos protegê-los

Saber o que o seu filho anda fazendo na internet é o modo mais fácil de descobrir tudo sobre ele, pois é lá que se dão a maioria das relações sociais entre os jovens atualmente. Portanto, a partir do monitoramento, você poderá se antecipar e prevenir riscos, tanto reais, quanto virtuais.  

Por exemplo, você poderá saber se eles estão se envolvendo com pessoas perigosas ou indesejadas, quais locais eles estão frequentando e até mesmo o que eles estão querendo comprar. 

Além disso, a internet, principalmente nas redes sociais, é repleta de criminosos que ganham a vida se aproveitando da ingenuidade dos jovens que estão desprotegidos virtualmente. Com o monitoramento, você consegue afastar facilmente estas pessoas. 

As tecnologias de monitoramento existentes

A inovação tecnológica mais utilizada pelos pais mundo afora é o aplicativo de controle parental. Este tipo de aplicativo permite a realização de um monitoramento completo de todas as atividades que os jovens realizam na internet, seja em seus smartphones ou em seus computadores. 

Incrivelmente, aplicativos como mSpy, que é instagram espião,  é muito simples de utilizar, e não exigem nenhuma experiência no mundo digital. Há alguns poucos anos, apenas hackers ou especialistas em programação conseguiriam encontrar formas de ver tudo o que outra pessoa faz na internet, mas devido a essas demandas por segurança, este tipo de funcionalidade se tornou mais acessível. 

O que os aplicativos de controle parental fazem 

Os aplicativos de controle parental registram tudo o que os jovens fazem em seus aparelhos, bastando apenas que os pais o instalem no smartphone. Depois disso, tudo o que for feito lá será enviado para uma plataforma que só poderá ser acessada por quem fez a instalação. É possível conferir:

  • Quais redes sociais o seu filho utiliza
  • Quais aplicativos ele baixou
  • Quais sites ele visitou recentemente
  • Quais termos ele pesquisou na internet
  • Com quais pessoas ele está conversando
  • Todo o conteúdo destas conversas
  • Todas as localizações onde o aparelho esteve
  • Quais grupos virtuais seu filho participa

Ou seja, com tamanha amplitude nas funcionalidades, nada escapará aos olhos dos pais, dando um enorme poder de controle de riscos e aumentando consideravelmente a segurança de todos. 

A mesma tecnologia que nos afastou tanto de nossos filhos, nos tornando tão diferentes, é a tecnologia que pode realizar a reaproximação, nos dando informações muito valiosas que ajudarão muito na criação dos jovens que nasceram em uma geração tão distinta da nossa. 

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo