ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: IXION é bonito, divertido… e bastante difícil

E com tudo na medida certa

Desenvolvido pela Bulwark Studios e publicado pela Kasedo Games, recebemos um game de administração no espaço que vai ser um desafio até para os mais habilidosos. Venha conferir o que achamos em nossa análise de IXION.

O game está disponível para PC via Steam e Epic Store e não conta com legendas e interface em PT-BR.

Como sempre, a humanidade…

No começo, o game parece apenas um simulador de construções em uma plataforma no espaço. Precisamos administrar uma estação espacial chamada Tiqqun e tudo parece tranquilo e organizado. O prólogo do game serve como um tutorial inicial e introdução a história de IXION. Descobrimos que um Elon Musk megalomaníaco financiou a estação e desenvolveu um motor chamado VOHLE que permite a viagem para outras galáxias.

Análise: IXION

No entanto, no dia de sua estreia, o vácuo/pressão/seja o que for gerado pela sua ativação gera a destruição da lua. Sabe-se lá quanto tempo depois, a estação volta e descobre que a Terra e todos os seus habitantes morreram devido à falta de seu satélite natural. Agora resta aos sobreviventes da estação lutar por recursos, evoluir a estação e restaurar a humanidade.

O lindo universo de IXION – Análise

No geral, IXION tem uma proposta linda e simples. Internamente, podemos ver pequenas pessoas e veículos realizando ações e andando pelas ruas. Enquanto as estruturas também possuem vida. Embora o visual seja simples, não deixa de ser agradável e ajuda a dar vida ao game. No entanto, o destaque fica mesmo para a estação Tiqqun. O game conta com 3 câmeras no jogo, uma interna, outra externa e o mapa geral da galáxia. Quando alternamos para a visão externa é que notamos a beleza e o tamanho da estação.

Análise: IXION

Ela tem um formato predominantemente redondo, como um anel, e é cheia de pequenos detalhes como painéis solares, luzes e antenas. Ao girar a câmera, temos o vislumbre do espaço em volta. Como a estação é móvel, podemos mudar sua localização e ver outros planetas, cinturões de asteroides etc. O resultado disso tudo é um visual agradável que faz lembrar quão pequenos somos diante da vastidão do universo.

Análise: IXION

Sobreviver no universo é desafiador

Como já mencionado, IXION é um game agradável, porém bastante difícil. Em seu prólogo, essa sensação talvez não seja tão aparente. Isso porque, além de termos uma limitação de produção dado ao fato de ainda não termos pesquisado recursos que serão mais necessários no futuro, a grande maioria do que precisamos no início estará ali, ao nosso alcance. Porém, no capítulo 1 – após o prólogo – as coisas começam a ficar mais sérias.

A começar que os recursos antes encontrados em seu produto final, passarão a ser, em sua maioria, apenas os materiais. Ou seja, será necessário a criação e pesquisa de fábricas para os produzirmos através de sua matéria prima – que essa sim, será encontrada com uma certa “facilidade”. No entanto, essa produção exigirá muita mão-de-obra, algo que nitidamente estará escassa – vale lembrar que acabamos com a vida na Terra. Para ‘justificar’ um modo de aumentarmos a população, o game explica que dado ao avanço tecnológico da época, algumas pessoas foram ao espaço e se protegem em câmaras criogênicas. Logo, podemos explorar o universo e encontrar planetas e/ou estações onde algumas dessas pessoas se encontram adormecidas.

Ainda assim, para essas pessoas poderem ser acordadas, precisaremos de tecnologia e o desafio do game vem de todos esses fatores. A necessidade de criar uma simbiose entre todos os pontos é o grande desafio. Enquanto precisamos cuidar da nossa população, seja com comida ou medicina, precisamos investir na indústria para evoluir e descobrir novas regiões. Enquanto simplesmente alimentar o povo parece ser o suficiente, ficamos limitados, pois cada construção demanda uma quantidade de trabalhador. E vale avisar que, devido a um fato misterioso da viagem pela VOHLE, existe um problema na reprodução natural. Logo, sentar e esperar, não será uma opção.

O desafio de gerir uma estação espacial em meio ao apocalipse

Além disso, a estação Tiqqun foi projetada com vários setores bloqueados, e dado a limitação física, suas aberturas serão necessárias para evolução dela. No entanto, isso virá com outros, ‘poréns’. Primeiro, a viagem não causou danos apenas a lua e, indiretamente, a Terra, mas também a nossa estação. Logo, teremos que cuidar da manutenção de sua blindagem, e cada setor desbloqueado faz com que ela receba danos com mais frequência.

Segundo – e mais importante, cada setor exige uma administração própria. Ou seja, ter 500 funcionários não implica em outro setor estar com falta de mão-de-obra. Da mesma forma que a produção de recursos em um, não supre a necessidade do outro. Logo, teremos que administrar a distribuição e a produção de uma forma bem minimalista, impedindo que ambos caiam em decadência. Essa característica do game é desafiadora e, ao mesmo tempo, bastante divertida. E vale o aviso, se não satisfazermos a população, a chance de acidentes, mortes e rebeliões serão maiores. Da mesma forma que se não nos atentarmos à manutenção da estação, podemos chegar ao nível de a perdermos. E aí meus amigos, é Game Over.

O ‘som’ do universo

É notável que os desenvolvedores de IXION quiseram se atentar aos detalhes. Seus efeitos sonoros, por exemplo, são muito condizentes com o som de serras e obras, as paredes da estação rangendo e sons metálicos de objetos batendo externamente. Somado a isso, a proximidade ou afastamento dos objetos também afeta como o escutamos, tudo bem pensado e detalhado. Agora, onde o game mais se destacou para mim foi em sua trilha sonora.

As músicas do game são excelentes e combinam demais com a temática do jogo, tendo um estilo sci-fi e calmo. Isso dá uma falsa sensação de tranquilidade para o game, e isso ficou muito bom. Conseguiu me deixar na dúvida se é melhor ou no mesmo nível do game ANNO 2070 – que até o momento eu considerava a melhor trilha sonora de um jogo de estratégia.

Conclusão de nossa análise de IXION

Minha conclusão nesta análise de IXION foi bastante fácil: o game é incrível e, ao mesmo tempo, desafiador. Confesso que senti um certo desconforto com a história, mas não por ela ser ruim, e sim por ela ser uma ficção bem próxima a mentalidade de nossos líderes globais. A limitação é apenas uma – felizmente ou infelizmente – o estágio científico atual.

Enquanto isso, o visual do game entrega exatamente o que precisamos/gostaríamos de ver, carregado, também, desse peso falado anteriormente. Sua jogabilidade, por outro lado, pode ser algo mais agradável para um grupo específico, porém não deixa em nada a desejar para quem gosta de um desafio. Isso tudo somado a uma trilha sonora condizente e que facilmente pode entrar na lista de músicas de um certo aplicativo. Arrisco afirmar que temos uma pequena obra de arte que irá agradar tanto aos fãs do gênero sci-fi, quanto aos que gostam de um game de estratégia com um grande toque de desafio.

Essa análise de IXION segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

IXION

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 10

8.8

Ótimo

Ixion é um game incrível e desafiador que encanta com sua beleza enquanto te maltrata com o desafio. Uma excelente mistura para quem gosta do gênero.

User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo