ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCREVIEWS

Análise: WD Black P40, sinistro mesmo estando limitado

SSD portátil supera NVME Gen3 de entrada que estava direto na placa mãe

Se você não está afim de abrir seu PC para colocar mais armazenamento rápido ou quer ter os seus jogos numa mídia externa, para levar onde for, o WD Black P40 pode ser um grande amigo seu, sem deixar de lado a estética e uma ótima construção. Nesta análise do WD Black P40 você descobrirá se ele pode ser realmente útil no dia a dia.

>>> COMPRE O WD_BLACK P40 CLICANDO AQUI! <<<

Esta análise só foi possível graças a uma unidade do WD_Black P40 emprestada pela WD_Black. Pequenas variações de desempenho podem ocorrer entre nossos testes e o seu uso. Ficamos limitados à USB-C 3.1 Gen 2 da nossa placa mãe.

Análise: AMD RX 7900 XTX e RX 7900 XT, monstros da AMD

DESIGN E CONSTRUÇÃO

O WD BLACK P40 é um SSD externo completo com foco em armazenamento para gamers que procuram um produto rápido e resistente, de quebra com RGB. Ele tem capacidades de 500 GB, 1 TB e 2 TB e velocidades de até 2.000 MB/s de leitura e escrita sequencial. O modelo recebido por nós foi o de 1TB. Ele tem um corpo robusto que suporta quedas e temperaturas extremas.

A WD Black vem fazendo SSDs, externos e internos, com bastante apelo visual já há algum tempo. A identidade visual desta linha de produtos foi mantida. O dispositivo vem com uma carcaça em plástico, porém robusta e resistente, com um desenho estilo container e duas fitas de RGB. Tudo isso sendo muito leve, com menos de 80 gramas.

Na caixa, além do SSD, temos um cabo USB-C para USB-C e um adaptador USB-C para USB-A.

PERFORMANCE – Análise WD Black P40

Se o foco do produto e seu marketing é todo voltado para games, nós preparamos alguns gráficos comparativos. Temos desde testes sintéticos voltados para SSDs, como tempos de carregamento em alguns jogos.

No comparativo usamos diferentes tipos de SSD:

  • Crucial CT500 NVME Gen3 500GB (já comigo há alguns anos, capengando e com problemas quando está com mais de 70% cheio)
  • Crucial CT525 M2 SATA 500GB
  • WD WDS500 SATA via USB-A 500GB
  • WD_Black P40 NVME via USC-C 1TB

Um recado importante. O P40 foi usado com limitações pela nossa placa mãe. Ela suporta USB 3.1 Gen 2, enquanto o P40 suporta até USB 3.2 Gen 2×2. A nomenclatura do padrão USB é horrível, uma piada. Então para ilustrar de melhor forma vamos usar as velocidades máximas nominais. A minha placa mãe suporta até 10Gbit/s e o WD Black P40 até 20Gbit/s. Por isso não estamos enxergando o desempenho máximo oferecido por ele.

TESTES SINTÉTICOS

TESTES DE LOADING

A mídia não foi testada nos consoles de nova geração pois não tem suporte para PS5 e Xbox Series para os jogos da atual geração. Apenas mídias internas são aceitas para jogos da geração atual em ambos os consoles.

SOFTWARE

O produto sai da caixa plug and play. Basta plugar e sair usando. Dentro, vem um instalador do software proprietário, o Dashboard. Nele você consegue ver várias informações da unidade de armazenamento, atualizar seu firmware e alterar o padrão de iluminação do RGB. Não é um bloatware, é um software útil.

CONCLUSÃO

O P40 é a prova que mídias externas conseguem desempenhar, em uso real, com paridade com as mídias internas. Nesse comparativo com o equipamento que temos a disposição o WD_P40 no loading de jogos, ficou equiparado ou melhor do que um NVME Gen 3 plugado direto na placa mãe. As diferenças em segundos não impactam no uso no dia a dia. Sem contar que não tiramos todo o proveito da unidade, por conta da nossa conexão da placa mãe.

Essa velocidade toda não serve só para seu jogo carregar mais rápido. Isso torna, por exemplo, a edição de vídeo, em altas resoluções, possível através de um dispositivo externo, que pode ser levado para diferentes máquinas em um ambiente de edição, por exemplo.

De quebra temos um design bem bacana, para quem se importa com isso. E também RGB, para os viciados em luzes coloridas.

No geral o produto é formidável, ficando o ponto negativo apenas para o preço. Na data de publicação desta análise, o modelo de 500GB parte de R$600. Não encontramos o de 1TB e 2TB em estoques nas grandes varejistas. Claro que é possível pegar um SSD externo, talvez não tão rápido, por um preço menor. Mas todo o pacote, desde o visual, ao desempenho, qualidade do cabo que vem na caixinha e capricho no software, tornam o WD_Black P40 uma bela aquisição, principalmente para jogos ou para edição on the go. Isso porque nem tiramos tudo que o modelo tem a oferecer!

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: DIAMANTE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo