Aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft é aprovada pela União Europeia
Aprovação ocorre após a Microsoft se comprometer a garantir a concorrência no mercado de jogos em nuvem
A União Europeia aprovou a aquisição de US$ 68,7 bilhões da Activision Blizzard pela Microsoft, após analisar os possíveis impactos no mercado de jogos em nuvem. A aprovação chega semanas depois de a Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA) bloquear o negócio.
O relatório da Comissão Europeia afirma que os compromissos assumidos pela Microsoft atendem plenamente às preocupações de concorrência identificadas e representam uma melhoria significativa para o segmento de jogos em nuvem. A investigação concluiu que a Microsoft não prejudicaria consoles e serviços de assinatura de jogos concorrentes com a conclusão do negócio. No entanto, a gigante americana poderia prejudicar a concorrência na distribuição de jogos por meio de serviços de streaming de jogos em nuvem e fortalecer sua posição no mercado de sistemas operacionais para PC.
Para garantir a concorrência no segmento de jogos em nuvem, a Microsoft ofereceu as seguintes medidas com duração de 10 anos:
– Licença gratuita aos consumidores na EEA, permitindo o streaming de jogos da Activision Blizzard através de qualquer serviço de streaming de jogos em nuvem de sua escolha, para todos os jogos de PC e console atuais e futuros;
– Licença gratuita correspondente aos provedores de serviços de streaming de jogos em nuvem, permitindo aos jogadores com base na EEA transmitir quaisquer jogos de PC e console da Activision Blizzard.
A aprovação da aquisição pela UE se junta à de outros reguladores que já haviam dado aval ao negócio, como Brasil, Chile, Japão, Arábia Saudita, Sérvia e África do Sul. A aquisição ainda está em revisão por autoridades da Austrália, China, Nova Zelândia e Coreia do Sul.
Veja também: Dicas para as primeiras horas de Zelda: Tears of the Kingdom