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Preview: F1 23 te dá mais controle do carro

As primeira simpressões desse jogão

Para quem nos acompanha, sabe que sempre estamos cobrindo os jogos anuais de Fórmula 1 e isso não será diferente com F1 23. A EA nos cedeu uma key antecipada para trazer o preview de F1 23 onde iremos falar das nossas primeiras impressões de seu gameplay, apresentação e da continuação do modo história, Ponto de Frenagem.

É importante ressaltar que neste preview específico falaremos apenas sobre a parte técnica e gameplay de F1 23. Sobre o que achamos de seu modo história, você saberá em breve. Portanto fique ligado aqui!

E algo interessante de dizer é que tudo o que verão está rodando no Ultra e em 2K, mas sem ray tracing, pois não estava funcional nessa build. O jogo rodou tranquilamente a mais de 100 frames em meu Rog Strix G15 Advantage Edition que conta com uma GPU Radeon RX 6800M com 12GB GDDR6, CPU AMD Ryzen 9 5980HX e com 16 GB de RAM DDR4 3200 MHz.

F1 23 será lançado dia 16 de Junho para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC e contará com legendas e dublagem em PT-BR.

O que nos foi disponibilizado para este preview de F1 23?

Embora o game prometa algumas muitas novidades, para este preview, nós tivemos acesso tanto aos carros da temporada passada de 2022 como os atuais da 2023 assim como as pistas de Bahrein, Miami, Canadá, Hungria, Imola, Reino Unido e Brasil.

Logo no início, algo que me agradou foi a música dos menus. Diferente da última iteração do jogo, essa eu efetivamente curti e achei que encaixou como uma luva sendo agradável e interessante.

Ao escolher tanto o carro para pilotar como os pilotos eu fiquei positivamente impressionado, pois muitos deles estão beirando a perfeição. Max Verstappen, Sergio Perez, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Carlos Sainz Jr., Charles Leclerc, Valtteri Bottas e muito mais estão extremamente realistas. Enquanto pilotos novos como Oscar Piastri, Logan Sargeant e Nyck de Vries tem uma modelagem inferior. Imagino que serão melhorados até o jogo ser lançado.

Já ao iniciar a corrida algo que reparei é que a largada manual está claramente desequilibrada. Em todas minhas largadas, sem nenhuma exceção, eu parecia que estava com um jato acoplado em meu carro independente se era uma Red Bull ou uma Williams. Aqui eu vi uma clara necessidade de balancear esta mecânica.

E tirando essa parte da largada em very easy, eu mais uma vez me surpreendi com a IA do jogo. Já se tornou lugar comum eu elogiar a evolução da IA e não será diferente em F1 23, bem, pelo menos neste preview. Eu sempre tento jogar na dificuldade 80 para cima e nesse patamar, os adversários estão controlando absurdamente melhor o espaço para disputa de posição, não estão perdoando uma falha sua, estão mais imprevisíveis ao seguir sua linha para te confundir. Simplesmente temos aqui o grande destaque no que pude jogar.

Você tem o maior controle do carro

Agora, algo que a EA está focando em seu marketing é na Precision Drive, mas desde que foi anunciado eu me perguntava: O que é isso? E bem, ao jogar o game eu pude entender melhor sua proposta.

Ao atacar as curvas e até entrar nas famosas disputas por posição eu sempre senti que tinha mais controle do carro. Ele estava mais estável como era de se esperar com os novos pneus aro 18″ e era possível tanto fazer mudanças de traçado no último minuto como ter mais controle nas curvas.

Por outro lado, eu tive que me adaptar à aceleração, em especial nas curvas para não perder o controle do carro, pois sempre que eu apertava o gatilho de aceleração com vontade eu perdia a traseira do meu carro.

Ou seja, aqui temos uma visão mais realista do esporte em alta velocidade que irá desafiar os fãs da franquia. Adicionalmente, também falo que as atualizações das pistas foram super bem vindas ao terem ajustes em pontos específicos.

Como exemplo falo do circuito Gilles Villeneuve do Canadá onde temos o famoso muro dos campeões antes da linha de chegada. Antes a chicane contava com zebras agressivas para evitar cortes de curva, porém, elas eram punitivas e machucavam o assoalho. Agora, parte dessa zebra foi removida dando maior segurança e confiança ao fazer a curva. Isso é um pequeno detalhe que reflete a realidade e é muito bem vindo.

Os gráficos são ótimos, mas as animações…

Por fim, falarei dos gráficos de F1 23. E bem, eles continuam ótimos. Os carros parecem ser reais e como já mencionei, a maioria dos pilotos são muito realistas. Os circuitos também estão fielmente representados com materiais de alta qualidade e uma iluminação sublime. É possível ver a evolução a cada nova iteração do game e está tudo dentro do esperado.

E embora isso seja bom, acredito que as animações e modelagem dos NPC’s, assim como a animação do fim da corrida deveria melhorar. Elas simplesmente estão batidas. Tudo é um tanto similar e a discrepância entre os pilotos e sua equipe é visível.

E um outro detalhe técnico está em seu som, mas que infelizmente não pude experimentar. Nas opções do menu, é possível mudar o grau de realismo do som, como se tivesse aumentando a qualidade visual do game. Porém, a opção mais avançada simplesmente pesava demais no  processamento de minha CPU. Achei curioso ter uma opção no estilo “ray tracing”, mas para o som.

De qualquer forma, tanto a dublagem como o som dos carros está impecável.

Conclusão do nosso preview de F1 23

E chegando ao fim de nosso preview de F1 23, eu gostei muito do que vi e pude dirigir. As evoluções esperadas estão presentes e muita coisa foi melhorada e polida. Realmente o único ponto que deixa a desejar é nas animações de personagens que estão repetidas.

Já na parte de gameplay, apenas a largada manual tem que ser revista, pois está fácil demais largar e ultrapassar uma boa parte do grid. Já no resto da corrida, a IA está impressionante e o desafio é real, assim como o controle do carro foi melhorado.

E claro, nós jogamos uma build que já recebeu melhorias e será melhorada ainda mais em seu lançamento. Portanto, algumas das observações ou até bugs visuais que vi e não comentei, podem ser corrigidos em seu lançamento.

E bem, fique ligado aqui para saber mais sobre o jogo, incluindo seu modo história, Ponto de Frenagem!

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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