ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Análise: F1 Manager 2023 traz ainda mais desafios

Um prato cheio para os fãs

Depois de eu ter jogado muito e me viciado em F1 Manager 2022, chegou a hora de trazer a análise de F1 Manager 2023. E pela franquia estar sendo um lançamento anual, vem sempre a mesma pergunta: Vale a pena investir em um jogo novo?

Então confira aqui o que achamos do jogo e as melhorias e novidades que ele traz.

A experiência continua sólida e viciante

Assim como fiz em minha análise de F1 Manager 2022, F1 Manager 2023 não conta com nenhum tipo de modo história ou similar, então vou falar diretamente de seu modo principal. E bem, seu “único modo” se posso fazer essa ousada afirmação.

Aqui nós temos uma experiência extremamente sólida de gerenciamento de uma equipe de Fórmula 1. Após iniciar com a sua equipe de escolha seu objetivo principal será liderar ela ao seu objetivo primário que irá variar entre marcar alguns pontos, uma posição final específica, disputas pelo pódio ou até ganhar o campeonato.

Aqui eu me senti em casa, pois a experiência básica de F1 Manager 2022 foi completamente migrada nesta nova versão. Aqui teremos um plantel impressionante de opções de investir seu dinheiro em melhorias de sua fábrica ou então para melhorar o centro de visitantes. E claro, podemos melhorar o centro de treinamento de seus pilotos.

Por falar de pilotos, nós temos o fator humano onde poderemos evoluir seus status através das corridas. Além deles, contamos com um piloto reserva e um grande número de engenheiros e responsáveis. Eles são responsáveis pela eficiência em diversos aspectos como na produção de peças ou então na eficiência de um pit stop.

E claro, se não está feliz com nenhum deles, é possível buscar novos engenheiros assim como pilotos e fazer a devida substituição. Por óbvio, existe um mundo de diferença entre tentar contratar alguém da F2 ou F3 se comparado com a F1 e suas grandes estrelas.

Outra parte muito importante do gerenciamento recai sobre o setor de pesquisa e desenvolvimento de suas peças. Será necessário fazer uma análise dos pontos fracos de seu carro e decidir o que deverá desenvolver para chegar aos melhores resultados no F1 Manager 2023. Isso tudo levando em consideração o famigerado teto de gastos da Fórmula 1 onde terá que prever peças quebradas e problemas que surgirão ao longo da temporada.

Por fim, de tempos em tempos receberemos algum email nos perguntando sobre decisões que afetarão a moral da equipe, relacionamento dos pilotos e mais. E bem isso tudo que falei já tínhamos na iteração do ano passado.

A única novidade que pude ver nesta parte de gerenciamento fora da pista, foi a inclusão de um calendário de treinamento para os funcionários que fazem o pit stop. Aqui é possível fazer treinos específicos para que sempre tenha o melhor resultado possível nas paradas de box.

Gerenciando dentro da pista

Depois de detalhar todo esse gerenciamento fora da pista, temos que levar nossa equipe ao lugar mais alto do pódio. Aqui temos dois grandes momentos: Os treinos e a corrida.

E mais uma vez terei que me repetir nesta análise e falar que F1 Manager 2023 importou tudo do que vimos na iteração do ano passado. Ou seja, se já jogou a versão do ano passado, sabe exatamente o que irá encontrar aqui.

Nos treinos livres você terá tempo para fazer ajustes finos em cada um dos carros para achar o acerto perfeito tanto para a classificação como para a corrida. Embora possa parecer assustador, ele acaba sendo bem simples. Basta você ir testando ajustes entre cinco opções fixas onde após um certo número de voltas você receberá o feedback do piloto. Eu geralmente conseguia chegar a 90% de satisfação de ajuste em todas corridas.

Após ter o carro ajustado temos que passar pela etapa classificatória que segue o padrão da categoria. E por fim, temos a corrida.

E é aqui que você intervir mais com o ritmo de seus pilotos. Dentre as ordens e orientações podemos pedir para eles serem mais ou menos agressivos com os pneus, combustível e ERS. Claro que cada piloto tem um ritmo próprio e os desgastes serão diferentes. Aqui você irá atuar como estrategista para saber qual o melhor pneu e a melhor hora de parar o carro, além de aproveitar bandeiras vermelhas e mudanças de clima.

Por falar em bandeira vermelha, eu vi uma diferença aqui nesta versão onde o jogo se aproxima ainda mais do esporte real. Quem acompanha as corridas sabe que é comum vermos safety car e eventuais bandeiras vermelhas. Isso foi passado para esta versão do jogo onde esses acontecimentos estão bem mais presentes.

Outra mudança que eu vi foi que F1 Manager 2023 está mais difícil. Eu literalmente suei muito para conseguir meu primeiro ponto com a McLaren enquanto ano passado tinha conseguido com muito mais facilidade. Ficou claro que a IA está mais competitiva, incluindo ter melhores estratégias na pista.

Por fim, uma reclamação que trouxe na análise de F1 Manager 2022 foi sanada nesta versão 2023. Sim, estou falando da corrida sprint. As pistas que foram eleitas para ter essa corrida contam com um sistema de fim de semana mais intenso com menos sessões de treino livre e a corrida sprint além da corrida tradicional.

Visuais e narração

E agora saindo da parte do gerenciamento do jogo, vou falar de sua parte técnica. Falando de seu áudio, não tenho muito o que dissertar. Eu inclusive tenho a impressão que a dublagem é idêntica ao F1 23 da Codemasters. Pode ser impressão minha, mas os comentários seguem uma linha similar e o grande destaque vai para estar dublado.

Adicionalmente, refaço o mesmo elogio que fiz ano passado onde temos as vozes dos pilotos e engenheiros para diversos dos comentários que acontecem ao longo da prova. E na mesma linha faço a mesma crítica do ano passado onde os momentos de destaque da corrida por diversas vezes são simples e bobos. Mas está um pouco menos pior.

E falando de seus visuais, temos aqui uma experiência muito similar, mas mais robusta. O que gosto na parte visual de F1 Manager é que contamos inúmeros ângulos de câmera seja dentro da pista como nos boxes, reação dos mecânicos e mais. Isso foi algo que critiquei em meu review de F1 23 e que F1 Manager 2023 dá um show.

É fantástico poder entrar no carro, assistir com se fosse uma transmissão de TV, olhar a sua retaguarda e mais. A novidade aqui vai para a câmera dentro do capacete. Sim, a câmera que virou sensação nas transmissões das corridas oficiais está presente aqui e é igualmente fantástica. Isso sem contar alguns novos takes de câmera em toda a experiência.

Por fim, a modelagem dos carros e pistas estão muito bons, mas em alguns momentos sinto que existe uma disparidade. Isso fica mais evidente na hora dos treinos quando temos menos ação e vemos o seu carros entrar diversas vezes nos boxes e algumas animações ou até o contraste entre o carro e o asfalto ficam estranhos.

Mas de qualquer forma, seus visuais variam dentre agradáveis e bonitos. Faço só a ressalva para a modelagem dos pilotos que merecem um carinho muito maior do que receberam. Ver eles celebrando no pódio é quase sempre sofrível.

Novos modos

E para fechar esta análise, existem dois novos modos em F1 Manager 2023 que devo dizer que são muito parecidos entre si.

Aqui temos o replay da corrida e cenários exclusivos. Bem, o replay de corrida pega as corridas que já aconteceram na temporada de 2023 e trazem geralmente duas possibilidades. A primeira é pegar qualquer equipe e participar da corrida do início ao fim.

Já a segunda é pegar um momento chave, que varia entre cada corrida e é baseado nos eventos reais e te dá uma chance de reescrever ela. Ou seja, um desafio em cima de algo que aconteceu. Tudo vai depender da sua habilidade e visão para as decisões a serem tomadas.

Agora falando dos cenários exclusivos, temos algo extremamente similar, porém, ele não se baseia na realidade. Adicionalmente, diversas das corridas e situações serão inesperadas, pois os carros terão a mesma performance e o piloto e suas orientações farão diferença e nada além disso.

O bacana de ambos os modos é a possibilidade de experimentar um modo de jogo rápido diferente do modo campanha que é algo super detalhado e burocrático.

Conclusão

E agora chegando ao fim deste extenso review de F1 Manager 2023, eu posso afirmar sem sombra de dúvidas que temos sim um produto melhor do que o do ano passado. As adições foram bem vindas onde dou o grande destaque para a câmera dentro do capacete, a elevação da dificuldade da IA e a adição da corrida sprint que chegou atrasada ao jogo.

E sim, eu falei mais de uma vez aqui que F1 Manager 2023 tem muitas similaridades com F1 Manager 2022. Fiz isso para deixar uma coisa bem clara! Embora as diferenças existam, elas são poucas e pode ser que não justifique o investimento no preço cheio para quem já comprou a versão de 2022.

Eu acredito que as novidades são sim atrativas e que existe um ganho real em pegar essa nova versão, porém, não é uma diferença gritante. Mas, caso essa seja sua primeira experiência com a franquia, eu recomendo de olhos fechados F1 Manager 2023.

Essa análise de F1 Manager 2023 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

F1 Manager 2023 continua viciante

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 8

8.8

Ótimo

F1 Manager 2023 tem muitas semelhanças com a iteração do ano passado, mas traz algumas melhorias interessantes e necessárias onde os jogadores terão novos ângulos para se deliciar com o intenso gerenciamento de equipes e serão desafiados por uma IA muito mais competente.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo