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Preview: Payday 3 tem beta limitado demais

Primeiras impressões são apenas mornas

Durante este último fim de semana, tivemos o beta fechado de Payday 3 que contava com o crossplay entre o Xbox Series e o PC. Graças a publicadora nós tivemos acesso ao beta para trazer este preview de Payday 3 com nossas primeiras impressões.

E por mais óbvio que seja, quero frisar que estamos falando de uma versão não finalizada e extremamente limitada. E o que quero dizer com isso? Bem, durante todo o preview, simplesmente tivemos acesso a um único assalto em Payday 3, chamado de “Os maus nunca descansam” onde participamos de um roubo a banco e nada mais.

Infelizmente tínhamos apenas um cenário e uma missão, o que contou negativamente para esse primeiro contato com o jogo.

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Payday 3 está planejado para ser lançado no dia 21 de Setembro para PC, Xbox Series e PS5 e conta com legendas em PT-BR.

Se preparando para o assalto

Antes de iniciar a partida é possível fazer uma extensa customização tanto visual como em seu equipamento. Após escolher um entre os quatro clássicos personagens (Dallas, Hoxton, Chains e Wolf), onde cad aum conta com uma habilidade especial, você poderá customizar sua máscara, cores de suas armas e mais. Logicamente aqui temos uma mudança estética apenas.

Agora, tanto seu personagem como suas armas possuem um nível. Após cada imersão no roubo, você receberá experiência para fazer as devidas melhorias, assim como comprar novas armas.

Falando das armas, é possível melhorar diversos aspectos delas como grip, coice, mira, e mais. Cada arma terá seu set específico de melhorias, assim como nível específico. Adicionalmente, será possível customizar seu tipo de granada, arma especial e mais. Tudo aqui segue um padrão bem sólido do que vemos em jogos de tiro.

E o seu personagem conta também com um nível onde poderá liberar diversos tipos de habilidades. Aqui fiquei impressionado, pois existe uma gama muito grande de habilidades e suas melhorias. Dentre esse mundo de habilidades, você poderá ativar até quatro por vez, podendo ter diversos tipos de builds.

Visuais agradáveis e boa otimização

E após preparar meu personagem, eu claramente iniciei essa fase única. A minha primeira impressão positiva foi com o matchmaking que é muito rápido. É válido salientar que você pode entrar no jogo de alguém que já está acontecendo ou alguém entrar no meio de sua partida. Ou seja, por mais rápido que seja poder jogar Payday 3, existe o risco de uma total falta de comunicação dado o avanço do ambiente.

Agora falando dos gráficos eu achei ele bem agradável e o jogo bem otimizado. Jogando em 2K, eu ao colocar tudo em alto, consegui manter uma média de 60 a 70 frames tendo uma experiência bem fluida. Adicionalmente o ambiente era rico em detalhes contado com partes internas e externas. Sendo sincero, aqui temos um banco com recepção, salas, cofre e telhado. Não tenho muito como dissertar sobre os ambientes que cumpriam seu objetivo.

O gameplay convenceu?

E chegando provavelmente na parte mais importante deste preview, tenho que falar do gameplay de Payday 3. E aqui já adianto que foi o que me causou maior estranheza.

A mecânica de atirar em si é bem direto ao ponto. Aqui no máximo posso citar uma leveza na hora de atirar assim como a animação da granada explodindo é inexistente. Claro que com o devido polimento essas críticas podem desaparecer.

O que me deixou com o pé atrás foi a total falta de variação de missões, assim como a IA que era fraca. E estou falando de dois pontos críticos para um jogo onde seu maior trunfo é o desafio da repetição.

Sobre a IA, eu via os inimigos completamente parados e andando de qualquer forma, o que levava a morte rápida deles. Pareciam novelhos correndo para o abate. Adicionalmente, aqui eu não vi uma grande estratégia. Quando os policiais nos venciam, era pelo seu número e não por uma habilidade ou inteligência específica.

Inclusive, tive o triste sentimento de bullet sponge. Por diversas vezes os inimigos mais poderosos tinham apenas mais vida e não eram mais inteligentes ou desafiadores.

E falando das missões, bem, era sempre a mesma coisa com o mesmo padrão. Eu não senti nenhum tipo de incentivo para refazer a missão. Era basicamente realizar o roubo sem policiais na sua cola, ou com policiais em alerta. As missões secundárias e comportamentos dos NPC’s era também sempre o mesmo cansando rapidamente.

O que me deixou mais confuso, é que não houve uma run em que consegui efetuar o roubo sem ser visto. Em uma run específica, simplesmente ficávamos correndo de um lado para o outro sem conseguir abrir a porta final, mas já tendo feito tudo que era possível. Aqui eu tendo a acreditar que era algum bug.

Um início morno

E bem, chegando ao fim deste preview de Payday 3 eu devo dizer que ele não me empolgou. Eu consegui ver uma clara base funcional de suas ideias, mas não vi nada de diferente do que já vi na própria franquia ou então em outros jogos do mesmo estilo.

E não sei se é pelo estado de desenvolvimento do jogo, mas muita coisa apresentada está crua e tem que ser melhorada para que até coisas básicas tenham um sentimento melhor. Inclusive, fiquei cansado com as longas runs que demoravam cerca de meia hora cada.

E eu não estou cravando uma impressão final sobre o jogo. Mas faço aqui o alerta de que Payday 3 simplesmente não empolgou neste beta. 

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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