REVIEWSANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5XBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Callisto Protocol – The Final Transmission

O fim da história de Jacob.

Se você ainda não jogou The Callisto Protocol, que foi lançado no final do ano passado, e não quer nenhum spoiler, talvez seja melhor você parar por aqui. Porém, se já tiver finalizado o jogo, você pode ter ficado em curioso por seu final que nada mais foi que um baita cliffhanger, um suspense do que poderia acontecer com o protagonista. Alguns acharam que teríamos que esperar pela continuação em forma de jogo completo, mas aqui está nossa análise de The Final Transmission, a DLC do passe de temporada que promete contar o que acontece com Jacob.

Onde estamos em The Final Transmission?

Assim que o enredo principal chega ao seu fim, Final Transmission dá continuidade à narrativa, posicionando novamente o jogador no papel de Jacob. Ao recobrar os sentidos num estado ligeiramente confuso, um último objetivo lhe é dado pelo Dr. Mahler: resgatar seus dados e evadir-se de Callisto. No entanto, como sempre, esta tarefa está longe de ser simples e direta.

No início de Final Transmission, a dificuldade surge rapidamente ao enfrentar um considerável número de inimigos. É evidente que, para aqueles que não jogaram o jogo base recentemente, podem surgir desafios a partir daqui. Uma vez reintegrado à dinâmica, contudo, a sensação é familiar. E essa talvez seja a melhor forma de descrever o DLC no geral: uma extensão daquilo que já conhecemos, com a exploração de corredores escuros, confrontos intensos e resolução de quebra-cabeças relativamente fáceis para avançar.

Novidades na DLC e visual gráfico

Apesar de no geral a DLC parecer apenas mais um pedaço que faltou no jogo principal, temos algumas novidades aqui:

  • Um novo tipo de adversário nos é apresentado, parte biológico, parte máquina – o Biobot. Eles são uma boa reviravolta para a expansão, e precisam de uma abordagem cautelosa, mais stealth, na maioria das situações, porém, com o desenrolar do DLC, o combate é inevitável.
  • Além disso, temos uma nova arma poderosa para combate corpo a corpo, o Martelo Cinético. Com ele podemos derrubar Biobots com alguma facilidade. Lamentavelmente, o jogador a obtém já próximo ao término das 2 a 3 horas que a DLC pode durar.

A nível visual, Final Transmission agrada bastante e mais uma vez evidencia a capacidade do Striking Distance Studios em criar cenários belos e marcantes para o gênero. Os ambientes que você percorrerá tem uma pegada de horror que trazem uma sensação de claustrofobia e escuridão, realçados por sombras e efeitos de iluminação magníficos.

Detalhes minuciosos também ganham destaque, desde os insetos que se arrastam pelo ambiente até os fios e detalhes pontuam certos corredores e fazem com que cada um deles seja marcante para ajudar na localização sem abrir o mapa.

Em algumas áreas mais obscuras, a visibilidade pode se tornar um desafio, agravado pelo estreito campo de visão e pela proximidade da câmera. Quando estamos confrontado inimigos em espaços confinados, isso pode deixar de ser legal e gerar encontros que se transformam em verdadeiras dores de cabeça.

O trabalho de design sonoro está igualmente satisfatório, especialmente ao captar os movimentos dos Corruptors nas proximidades, permitindo antecipar seus próximos ataques e também a importância do silêncio quase absoluto em momentos de tensão. Nesses pontos técnicos não temos muito a criticar, temos aqui o jogo triplo A.

Conclusão

Após a conclusão de The Final Transmission, e também ao fim deste capítulo de Callisto Protocol, opiniões divergirão quanto ao destino de Jacob e o futuro da série. Isso graças a trama cheia de pontas soltas e a, péssima, nova moda de tentar contar todas as voltas do enredo em minutos finais do jogo.

Se você é um entusiasta de The Callisto Protocol e anseia por mais conteúdo, Final Transmission o manterá imerso por um breve período, enriquecendo o desfecho original do jogo – ainda que longe de ser o que poderia.

No entanto, não espere grandes novidades no gameplay ou na dinâmica do jogo base. Temos aqui apenas um pequeno corte do jogo original que não expande nosso conhecimento sobre os acontecimentos e nem mesmo explica vários outros anteriores. Se motive a jogar se você quer entender o que acontece com Jacob, e nada mais.

A análise de The Final Transmission segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

The Final Transmission

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 6
Diversão - 6
Áudio e trilha-sonora - 7
Adições ao jogo principal - 4

6.2

Mediano

Se você é um entusiasta de The Callisto Protocol e anseia por mais conteúdo, Final Transmission o manterá imerso por um breve período, enriquecendo o desfecho original do jogo - ainda que longe de ser o que poderia.

User Rating: Be the first one !

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo