NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Texas Chainsaw Massacre revive um clássico do terror

Texas Chainsaw Massacre trás um divertido repertório cooperativo sem perder o terror constante!

Desenvolvido pela Sumo Nottingham e publicado pela Gun Interactive, Texas Chainsaw Massacre revive um dos clássico dos anos 70. Como resultado, temos o retorno da atmosfera aterrorizante de perseguição e assassinatos que marcaram gerações de amantes (e alguns não tão amantes) de filmes de terror.

Com uma proposta original e adaptada do primeiro filme da série O Massacre da Serra Elétrica, o jogo busca colocar os jogadores na perspectiva direta de uma vítima ou de um dos integrantes da família de assassinos.

Essa análise de Texas Chainsaw Massacre foi feita graças a um código da Steam cedido pela desenvolvedora. Ele já está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series, e PC via Steam. O jogo também está disponível como benefício da plataforma Xbox Game Pass.

Sangue novo, velha história

A história segue o mesmo estilo de narrativa apresentada no filme de 1974. Após o desaparecimento de uma jovem estudante chamada Maria Flores, um grupo formado por sua irmã mais nova (Anna Flores) e seus amigos (Connie, Julie, Leland e Sonny) resolvem investigar o último local onde ela foi vista. Posteriormente, acabam capturados pela família de assassinos (“Leatherface”, “the Cook”, “The Hitchhiker” e dois outros membros da família novos na franquia do Massacre da Serra Elétrica, Johnny e Sissy).

Após capturados, o jogo começa com quatro sobreviventes enganchados enquanto o Leatherface dá fim a sua primeira vítima (no caso o quinto personagem não escolhido). Logo após, a caçada tem início.

Sangue jovem corre mais rápido

Se você gosta de jogadas mais sorrateiras e da adrenalina constante, você é um sobrevivente nato. Como uma das vítimas, seu objetivo é fugir a qualquer custo, tentando chamar o mínimo de atenção possível dos assassinos. Você inicia o jogo sem nenhum item, e precisa buscar pelo cenários itens que possibilitem a sua fuga. Seja abrindo portas trancadas, se curando de um ataque ou se preparando para se defender.

Para conseguir escapar, é necessário viabilizar suas rotas de fuga, consertando válvulas de pressão ou desligando geradores elétricos, por exemplo. O cuidado pelo cenário é constante, pois a maioria das ações produzem sons que podem ser vistos por todos os assassinos. E cuidado com o avô….

Família unida pelo sangue

Se você gosta de jogar como perseguidor, então você foi feito para jogar como membro da família.
Seu objetivo principal é encontrar, assassinar e impedir que as vítimas fujam de um dos mapas inspirados no filme original. Cada assassino possui habilidades diferentes que podem ser utilizadas para deter o progresso dos sobreviventes e facilitar o massacre. O Leatherface utiliza a serra elétrica para eliminar suas vítimas, enquanto Hitchhiker prefere usar pedaços de ossos para criar armadilhas e atacar seus alvos.

Contando com três assassinos por partida, é necessário que um dos assassinos seja o Leatherface, dando oportunidade de escolha para os outros dois jogadores. (afinal, sem leatherface não tem serra elétrica, e sem serra elétrica…).

Os assassinos podem reagir com o cenário de formas diferentes, alguns focados em perseguir sua vítima até o fim, enquanto outros bloqueiam o cenário e dificultam a fuga dos sobreviventes. Por conta disso, vale a pena prestar atenção na estratégia do time. A principal pista para encontrar as vítimas é através dos sons que eles produzem ao correr pelo mapa, abrindo portas ou esbarrando em objetos barulhentos.

Sangue é o Biotônico do Vovô?

Para facilitar e deixar o jogo mais dinâmico, o jogo oferece uma terceira mecânica passiva e reativa. Em toda partida existe o personagem Avô, que vai aparecer em lugares diferentes do mapa para cada partida, e funciona como uma “sentinela” que reage aos movimentos próximos a ele.

Um dos objetivos dos assassinos é coletar sangue de baldes espalhados pelo mapa para alimentar o Avô (recriando uma das cenas mais icônicas do filme original). Com isso, os mesmos aumentam o seu nível de detecção. De tempos em tempos o Avô solta um grito gutural que todos os jogadores podem ouvir, e com isso detectar as vítimas espalhadas pelo mapa.

Sangue parado estraga rápido

Entretanto, apesar do jogo trazer uma alternativa com mais opções aos jogos do estilo “gato e rato” , ele pesa na monotonia iminente por ser repetitivo. Com poucos cenários a serem explorados, e jogabilidades extremamente semelhantes entre os sobreviventes, o jogo acaba perdendo a graça e o interesse em poucas partidas.

Com rotas pré-determinadas , o sobrevivente se vê refém da experiência de outros jogadores para que consiga fugir. Os objetivos são sempre os mesmos, onde você precisa encontrar as mesmas coisas em toda partida para para seguir seu caminho.

Desse modo, o balanceamento da xperiência também não parece justo, onde jogadores totalmente inexperientes podem cair contra um jogador de nível acima do seu, transformando a adaptação ao jogo algo mais maçante do que deveria ser para um total aproveitamento. Outro ponto negativo que se encontra no jogo é ainda não ter localização em Português. Dessa forma ,ele  força jogadores a jogarem em inglês ou outra língua com a qual esteja mais acostumado.

Sem sangue eu nem vinha

Em suma, no lado positivo do jogo, temos uma jogabilidade simples e linear, perfeita para quem não tem experiência nesse estilo de jogo e gostaria de conhecer.

No lado dos assassinos, o jogo oferece mecânicas mais focadas em cooperação e desenvolvimento para as caçadas, o que difere bastante dos habituais “corre e bate” que geralmente são oferecidos nesse estilo de jogo.

No entanto, vale mencionar que o jogo traz uma reviravolta no gênero de multiplayer assimétrico, adicionando diversos elementos que o diferenciam do popular Dead by Daylight. Com objetivos mais diversificados e uma certa quebra na jogabilidade mecânica do popular jogo de terror, certamente trará muitas horas de jogo para aqueles que buscam se aperfeiçoar nas mecânicas.

Fora isso, o jogo conta com uma progressão tanto de habilidades quanto de cosméticos que podem ser liberados sem microtransações. Por conta disso, fãs da série devem encontrar um prato cheio no game.

Essa análise Texas Chainsaw Massacre de segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Texas Chainsaw Massacre

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Diversão - 5
Áudio e trilha-sonora - 8.5
Fanservice - 8

7.1

Bom

Texas Chainsaw Massacre traz uma experiência 3 x 4 que expande a jogabilidade de objetivos simplistas encontrada em Dead by Daylight. Um prato cheio de referências ao clássico do terror, o game deve agradar fãs do gênero que busquem uma diversificada em experiências cooperativas.

User Rating: Be the first one !

Lucas Heinzen

Adorador de jogos multiplayer, é o melhor meme maker da área dos três estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo