A NVIDIA acaba de introduzir sua nova tecnologia RTX Video Super Resolution 1.5. A atualização promete melhorar a qualidade visual e expandir o suporte para GPUs Turing, uma excelente notícia para os usuários das GPUs GeForce RTX 20.
A NVIDIA tem se destacado ao longo dos anos, principalmente com a tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling), que utiliza a inteligência artificial para criar imagens mais precisas e detalhadas, proporcionando um aumento significativo de performance. A versão mais recente, DLSS 3.5, elevou ainda mais o padrão, melhorando a qualidade dos jogos e aumentando a performance.
No início deste ano, a NVIDIA expandiu sua competência em IA com o lançamento do RTX Video Super Resolution, um software que melhora a qualidade de vídeos e reproduções em várias plataformas, como YouTube e Twitch, com suporte em navegadores Chromium, Microsoft Edge e serviços de streaming como Netflix, Disney+, Max, entre outros.
Agora, com a chegada do RTX Video Super Resolution 1.5, a primeira atualização significativa da tecnologia VSR da NVIDIA, a empresa não apenas busca aprimorar a qualidade da imagem, mas também expandir o acesso à tecnologia sem a necessidade de atualizar o hardware da GPU. A partir de hoje, o RTX Video Super Resolution 1.5 estará disponível para todas as GPUs GeForce RTX 20 “Turing”.
A versão 1.5 do RTX VSR aprimora ainda mais a qualidade visual com modelos atualizados, reduz artefatos no conteúdo reproduzido em sua resolução nativa e adiciona suporte para GPUs RTX baseadas na arquitetura Turing. A reestruturação do modelo de IA do VSR permitiu que ele identificasse com precisão a diferença entre detalhes sutis e artefatos de compressão, resultando em imagens aprimoradas pela IA que preservam mais detalhes durante o processo de upscale.
A maioria dos streams de jogos acontece em resolução de 720p, então fazer o upscale para uma resolução mais alta (1080p) usando o NVIDIA RTX VSR melhora a fidelidade visual. Mas com o RTX VSR 1.5, você pode assistir a um stream em 1080p e ainda obter uma qualidade visual superior à do stream nativo.
A atualização do RTX Video Super Resolution (VSR) 1.5 traz suporte para GPUs da série RTX 20, estabelecendo um novo padrão de qualidade de vídeo em streaming para milhões de usuários. Além disso, a NVIDIA fez atualizações no modelo de IA para melhorar a qualidade da imagem, com foco na redução de artefatos e na melhoria de outros aspectos da qualidade da imagem.
O anúncio de hoje leva o NVIDIA RTX Video Super Resolution a mais de 100 milhões de usuários RTX em todo o mundo. Os drivers Game Ready mais recentes podem ser baixados no site oficial da NVIDIA.