ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS5REVIEWSXBOXXBOX Series X|S

Análise: EA SPORTS UFC 5

Quinto jogo da franquia evolui bem o simulador de MMA.

“Iiits, tiiiiime”! A mais nova edição do famoso simulador de artes marciais mistas (MMA) acaba de chegar! E por isso não poderíamos deixar de lançar nossa análise de EA SPORTS UFC 5! É hora de calçar suas luvas, apertar o protetor bucal e partir para cima dos adversários.

EA SPORTS UFC 5 já começa com ação. Sem perder tempo, você é direcionado para dentro do octógono para tentar vencer uma luta que já começou. E, nesse momento, o jogo começa a apresentar suas funções básicas e novidades.

Dentre as novidades, a mais impactante é a chegada da engine Frostbite. Vamos melhor dele ao longo desta análise, mas ele influencia em diversos aspectos do novo jogo, como: dano dos golpes, aparência dos atletas, animações de golpes em pé, luta agarrada e muito mais.

Esta análise de EA SPORTS UFC 5 foi possível graças a um código cedido pela distribuidora, a qual agradecemos a confiança e parceria de sempre.

Gameplay: “é agora, que o bicho vai pegar”

EA SPORTS UFC 5 traz novidades interessantes ao seu gameplay. O novo sistema que a EA está chamando de “impacto real” influencia em cortes, contusões e inchaços em locais específicos do corpo, dependendo de onde o golpe acerte.

O mais legal disso é que os impactos não são somente estéticos, eles influenciam na jogabilidade. Exemplo: se seu personagem sofre um corte no rosto, ele vai começar a sangrar. E isso afetará a visão dele. Com isso, algumas funções de defesa serão desabilitadas e você precisará utilizar outros recursos para continuar se defendendo. 

Em outro exemplo, se você sofre muito dano na perna, seu personagem começará a “mancar” enquanto se movimenta. E isso pode afetar a execução de alguns golpes. Em casos extremos, você simplesmente será nocauteado com um chute na perna se continuar recebendo golpes nessa área.

Confesso que achei bem divertido gerenciar tudo isso enquanto luta. Deu uma boa dinâmica para os combates e deixou tudo mais divertido, além de abrir uma série de opções de estratégias de luta.

Escolha seu estilo de luta: boxe, muay thai, jiu-jitsu etc.

Por falar nas estratégias de luta, EA SPORTS UFC 5 separa o estilo de seus lutadores em “builds” de artes marciais. Ou seja: é como se cada arte fosse uma classe de personagem, sendo que cada uma tem características próprias de jogabilidade.

Assim sendo, o lutador de boxe tem mais variedades e recursos de socos. O de muay thai/kickboxer, tem uma gama de chutes e golpes que podem afetar significativamente as pernas dos oponentes. Os lutadores de jiu-jitsu, obviamente, tem mais vantagem na luta agarrada (principalmente no solo).

As finalizações em EA SPORTS UFC 5

Para o EA SPORTS UFC 5, um novo sistema de finalização foi desenvolvido. Em jogos anteriores do EA SPORTS UFC, as finalizações eram construídas em animações longas de vários estágios com diversos minijogos difíceis. 

Confesso que sinto dó ao ver o esforço que eles fazem para tentar recriar algo que é bem complexo de fazer, que é reproduzir a dinâmica de uma luta no chão. Acho que nem os próprios praticantes conseguem entender perfeitamente, hehe.

A ideia em  EA SPORTS UFC 5 é oferecer um sistema de finalização sem interrupções,  eliminando os minijogos e tentando deixar tudo como uma grande extensão das movimentações na luta de chão. 

Apesar de tornar a experiência mais rápida e intuitiva, confesso que tive bastante dificuldade em implementar o novo sistema. Lutar em pé é bastante divertido. Porém, quando a luta efetivamente vai para o chão, a sensação é a de que entramos em um novo jogo. 

Para piorar, o bom ritmo de EA SPORTS UFC 5 enquanto se luta em pé, é negativamente afetado pela lentidão e pela nítida mudança de gameplay quando entramos nesse modo.

Gráficos de cair o queixo

Pela primeira vez na história da franquia, o motor gráfico Frostbite (famoso em outras franquias da empresa, como FIFA e Need For Speed), é utilizado no EA SPORTS UFC.

Dentre outras coisas, o motor gráfico traz melhorias em detalhes como o sistema de cabelo com mechas (inédito na franquia até agora), iluminação, renderização, novo sistema de partículas (suor e sangue) e muito mais.

Destaque especial para o sistema de partículas, pois as gotículas de sangue que caem no tatame vão se acumulando com o tempo. O resultado você já pode imaginar, né? Mais a frente eu vou detalhar o sistema de cortes no rosto dos personagens, mas essa adição influencia muito no resultado final do estado do tatame ao final das lutas.

Áudio complementa a imersão no jogo

A chegada da Forstbite possibilitou uma melhoria nos áudios do jogo. É possível notar com mais clareza quando um golpe acerta em cheio, quando o adversário sente um golpe mais forte e, claro, quando você está próximo de nocautear (ou ser nocauteado).

Visual dos atletas ainda mais realista

Outro detalhe trabalhado pela equipe EA SPORTS UFC 5 foi o visual dos atletas. Após dois anos entre seu antecessor, UFC 4, podemos notar melhorias não somente no sistema de mechas, citado acima, como na animação (expressões, movimentação etc.) dos atletas.

A pele ganha um reforço com o shader dual lobe, que afeta a forma como o suor e o sangue se espalham pela pele do atleta. A nova tecnologia chamada Shapeshifter ajudou a equipe a modelar os atletas para ficarem o mais parecido possível com a vida real.

Modos de jogo em EA SPORTS UFC 5

Em EA SPORTS UFC 5, é possível realizar lutas de exibição contra o computador, online e contra amigos localmente. Além disso, o jogo oferece um modo de treinamento, tutoriais para aprender as mecânicas do jogo.

A Semana da Luta

Outro modo bem interessante é “Semana da Luta” Nele, uma nova série de recursos e desafios se sincronizam com eventos de luta do UFC, na vida real, trazendo conteúdos e recompensas para os participantes. 

Funciona assim: na semana anterior aos grandes eventos do UFC (e após eles acontecerem, também), os jogadores terão acesso aos desafios da Semana da Luta por um tempo limitado.

Esses desafios permitem que os jogadores desbloqueiem recompensas inspiradas nesses eventos, incluindo acessórios de luta, emotes, moedas dentro do jogo e muito mais.

Evento Contratos da Semana da Luta

Outra adição bem legal em EA SPORTS UFC 5 são os “Contratos da Semana da Luta”, que oferecem aos jogadores uma oferta diária de luta em que é possível enfrentar oponentes de IA em configurações predefinidas de jogabilidade. 

Quem joga pode ganhar recursos no jogo ao ingressar nessas lutas e vencer. Porém, é preciso vencer. Caso você perca, o jogo ainda lhe oferecerá duas novas chances. Caso perca as outras duas, adeus prêmios e recompensas referentes aquela luta.

Modo Carreira

Aqui, a ideia é criar um lutador (ou utilizar um dentre vários lutadores que já estão no jogo) e ir evoluindo conforme você luta por uma chance em divisões mais altas na liga.

Confesso que me diverti bastante jogando esse modo. Nas versões anteriores, eu achava um tanto chato e repetitivo. Mas em EA SPORTS UFC 5, as coisas ficaram bem divertidas.

As lutas demoram mais a acontecer entre elas. E, curiosamente, é divertido se preparar para a luta. Você pode fazer uma série de treinamentos para melhorar seu lutador, pode também ajudar na promoção da luta, participando de entrevistas em rádios, podcasts e, claro, fazendo aquele post polêmico nas redes sociais.

Uma coisa muito bacana é que o modo carreira começa em cenários extremamente amadores, como aqueles torneios de luta de rua transmitidos no Youtube, com pessoas lutando dentro de um curral no meio de uma fazenda. Já viu esses vídeos por aí? Depois me conta no final desta análise.

E tudo isso salpicado de cenas do seu lutador (ou lutadora) interagindo com treinadores, público, mídia etc.

Modo carreira online

Além do modo Carreira “clássico”, em EA SPORTS UFC 5 temos o modo Carreira Online. Ele oferece organização de partidas baseada nas suas habilidades atuais, progresso de divisão e busca por títulos por quatro divisões. 

Lutar em partidas da Carreira Online concedem Pontos de Evolução, que podem ser usados para melhorar atributos, ações e habilidades do lutador que você criou. 

Ao atingir o nível máximo de atleta, você recebe um prestígio, reiniciando a evolução até o ponto inicial de um novo atleta. Porém aumentando o nível máximo e desbloqueando o acesso a ações e habilidades adicionais.

Nas partidas em que me aventurei online, não tive problemas com conexão, nem lentidão. Achei a experiência bem boa, até. Meu único problema foram os adversários que sistematicamente me derrubaram e me finalizavam. hehe

Veredíto da análise de EA SPORTS UFC 5 (It’s all over)

EA SPORTS UFC 5 é um bom jogo de luta. Com gráficos bem bonitos, jogabilidade divertida e boas opções de jogo para os mais variados gostos.

Acredito que ele vá agradar, claro, aos fãs do UFC da vida real, aos praticantes de artes marciais na vida real (pois ele tenta simular ao máximo uma experiência de luta dentro do jogo) e, também, a fãs de jogos de luta (esses em menor grau, pois acredito que o jogo encontra-se em uma categoria quase própria de jogos de luta).

EA SPORTS UFC 5 pode ser também uma boa porta de entrada para quem quer se aventurar em jogos de luta, pois suas mecânicas são fáceis de aprender e extremamente intuitivas. É aquele clássico jogo que agrada a galera nos encontros de amigos aos fins de semana.

Para os fãs de longa data da franquia EA SPORTS UFC, acredito que EA SPORTS UFC 5 traga novidades suficientes para justificar sua compra.

Essa análise de EA SPORTS UFC 5 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Pontos positivos

  • Fortbite
  • Sistema de colisão dos golpes
  • Sistema de dano após golpes recebidos
  • Modo Carreira
  • Modo Contratos da Semana
  • Gráficos
  • Jogabilidade

Pontos negativos

  • Mecânicas na hora da luta de chão

Uma bela e evolução para simulador de MMA

Visual, ambientação e gráficos - 8.9
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 9

9

Excelente

EA SPORTS UFC 5 é um bom jogo de luta. Com gráficos bem bonitos, jogabilidade divertida e boas opções de jogo para os mais variados gostos.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo