ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Análise: EA Sports FC 24 segue seu reinado, mas…

Fica a sensação de que poderia ter ido mais longe

Os fãs de FIFA e de jogos de futebol estavam ansiosos pelo que viria em EA Sports FC 24. Afinal, já são 30 anos de “FIFA Soccer”. Sim, o primeiro game surgiu no ano de 1994 com o lendário FIFA International Soccer (para os íntimos, FIFA 94).

A parceria, que chegou ao fim com o título EA FIFA 23, gerou receio na comunidade. Será que a Eletronic Arts conseguiria manter o legado que transformou o jogo no maior sucesso comercial de videogames dos últimos anos, batendo até mesmo Call of Duty?

É o que veremos nas linhas a seguir.

Como está o gameplay de EA Sports FC 24?

Obviamente gostamos e levamos em conta todos os modos, as customizações etc. Porém, na opinião deste humilde avaliador de jogos, o que vale mesmo é o gameplay. Ainda mais em jogos de futebol. E nesse quesito, EA Sports FC 24 marca um golaço (com o perdão do trocadilho). 

Antes de testar o jogo, eu li muitos comentários de que o jogo estava igual às edições anteriores. E isso não é verdade. Para o jogo a Eletronic Arts caprichou no desenvolvimento e melhorou o que já estava bom.

HyperMotion está de volta

A tecnologia responsável pela autenticidade e realismo dos antigos FIFA está presente no EA Sports FC 24. É ela quem permite que o jogo recrie efeitos especiais em chutes, defesas etc.

Para isso, a EA analisou dados de mais de 180 partidas de competições como Champions League (masculina e feminina), Premier League e LaLiga.

Vale lembrar que o recurso HyperMotion só está disponível nas versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Os consoles “old gen” não contam com o recurso.

Play Styles é a grande novidade

Se o HyperMotion já era velho conhecido dos jogadores, o Play Styles é provavelmente a novidade mais robusta de EA Sports FC 24. A tecnologia não é novidade no mundo dos esportes, já sendo vista em outras séries concorrentes. Porém, a EA quis dar destaque a ela para seu novo jogo.

Trata-se da recriação de movimentos que simulam os movimentos originais dos jogadores reais. São movimentos como: estilo de corrida, forma de chutar, de driblar, cabeceio etc. Como eu disse, provavelmente você já viu isso antes, mas o Play Styles chega para tornar a experiência em EA Sports FC 24 ainda melhor. 

Para isso, a EA também analisou dados de jogadores do mundo todo, para emular seus estilos dentro do game. Cada PlayStyle afeta a jogabilidade, entregando habilidades que impactam a maneira de jogar.

E isso me leva ao próximo ponto da análise de EA Sports FC 24.

Liberdade para jogar do seu jeito

Mais do que recriar os trejeitos dos jogadores em campo, a tecnologia Play Styles traz “perks” que fazem bastante diferença na hora que a bola rola.

Jogadores que se caracterizam por serem velozes, geralmente já vem com um perk que ressalta ainda mais essa habilidade. O mesmo vale para atacantes que são conhecidos por fazerem gols de cabeça e por zagueiros que se notabilizam pela força.

Ao todo, são diversos “perks” que influenciam positivamente a jogabilidade de EA Sports FC 24. Obviamente todo jogo tem seus metas, ou seja, coisas que funcionam melhor. Porém, poucas vezes me senti tão livre para tentar jogar de formas diferentes.

Cruzamentos e cabeçadas precisam melhorar

O único ponto negativo que notei neste início de jornada foram os cruzamentos e as cabeçadas de ataque. Achei excessivamente difícil fazer gols de cabeça em EA Sports FC 24. Mesmo quando tenho jogadores notadamente fortes neste quesito no meu time. 

Por enquanto, acho mais eficiente jogar tocando bolas rápidas pelo meio ou com jogadas trabalhadas pelas pontas. Mas sempre afunilando para finalizar conduzindo ou tocando a bola.

Gráficos e ambientação

Assim como seus antecessores, EA Sports FC 24 é um jogo belíssimo. Os detalhes no gramado (que, inclusive, se desgasta com o passar do jogo), os tipos de clima, horários possíveis de uma partida (manhã, tarde, noite) seguem muito bonitos.

Os gritos da torcida e a imersão que a câmera balançando após um gol importante trazem, seguem proporcionando uma experiência incrível. 

A parte negativa é que algumas animações, com os torcedores entrando no estádio, lembram as animações de edições anteriores. Dando um ar de “reciclado” para esse aspecto do jogo.

A sensação que dá é que a EA poderia ter ido além. Porém, como EA Sports FC 24 também está presente nas gerações de consoles anteriores, fica a impressão que eles deram uma freada no potencial final do jogo para que pudessem abraçar ambas as gerações.

Modos de jogo: pouca coisa mudou

EA Sports FC 24 traz praticamente os mesmos modos de jogo dos antigos FIFA. O que, de certa forma, é bom. Pois o conteúdo dentro do jogo é bastante e bem variado. Tem para todos os gostos.

Para quem quer competir, temos obviamente o Ultimate Team (já vou falar dele mais à frente), amistosos online com amigos e o modo Temporadas. 

Já para quem só quer sentar no sofá depois de um dia cansativo e se divertir, EA Sports FC 24 tem torneios icônicos totalmente licenciados como: UEFA Champions League (masculino e feminino), LALiga e Premier League.

Além do modo Volta (já falo dele com calma também), modo carreira e de modos que são híbridos, como Clubs (no qual você cria um time para jogar com até 11 pessoas no mesmo time ou se junta a times que outras pessoas criaram).

Ultimate Team

Para quem está chegando na franquia agora, importante dizer que o Ultimate Team é o modo de jogo do EA Sports FC 24 no qual você pode criar o time dos seus sonhos. É possível juntar Pelé, Messi, Ronaldinho Gaúcho e a atacante Keer, do time feminino do Chelsea. Para EA Sports FC 24, a desenvolvedora trouxe algumas novidades.

Futebol Feminino chega ao Ultimate Team

Agora, será possível jogar com jogadores e jogadoras no modo Ultimate Team. Com o EA Sports FC 24 tendo cada vez mais ligas femininas, era natural que isso fosse aproveitado de alguma forma no Ultimate Team.

Plays Styles também influenciará no Ultimate Team

A nova mecânica de PlayStyles de EA Sports FC 24 faz bonito no Ultimate Team também. Com ela, é possível também dar cara ao seu próprio estilo no modo mais popular do jogo. 

O Play Styles fica ainda mais claro em jogadores icônicos, como os Legends. Assim como nos demais modos, o Play Styles fica mais nítido ao realizar passes, cabeceios, finalizações, controle de bola e ações de defesa.

Melhores recompensas, independente do que você está jogando

Agora, no modo Ultimate Team você ganha itens de valor mais relevantes, independente do período em que você começa a jogar o jogo. Rivals, Squad Battles e Champions oferecem XP de Temporada como recompensa para que os jogadores avancem enquanto jogam os modos que preferem. No modo Rivals, há mais recompensas para jogadores que encaram desafios maiores ao jogar na Divisão 2 e acima.

Já o modo Champions foi um dos que sofreu mais alterações nessa mudança de FIFA para Sports FC 24. Agora, o jogo não dará mais os Itens de Jogador de Champions do Ultimate Team (Itens Vermelhos), já que, de acordo com estatísticas da EA, estes jogadores não estavam sendo usados em partidas e terminavam como coringas nos Desafios de Montagem de Elenco (DME).

Torneios licenciados: Champions, Libertadores, Premier League

Gosto muito desses modos. Desde que surgiram nos jogos da EA, poucas vezes me senti tão imerso dentro de uma competição quanto nesse modo. Ao escolher entre uma das mais de 50 competições licenciadas em EA Sports FC 24 você vai viver a sensação de estar dentro da disputa. 

E não são apenas os times que estão licenciados com seus jogadores e uniformes. Mas também os estádios. E o toque final, o calendário é recriado fielmente ao original. As datas dos jogos, os horários em que acontecem. Está tudo dentro desses modos. 

Para quem acompanha esses campeonatos fora dos videogames, uma coisa alimenta a outra. Você assiste aos jogos, torce, curte e dá aquela vontade de entrar no  EA Sports FC 24 para jogar uma partidinha com suas equipes favoritas. 

Lembrando que é possível tanto jogar todo o torneio, do início ao fim, quanto jogar somente uma partida isoladamente. Isso é ótimo, pois agrada tanto aos mais aficionados, quanto aqueles que querem desfrutar somente de um rápido momento.

Conclusão de nossa análise de EA Sports FC 24

Praticamente sozinha dentro de seu nicho de mercado, a EA joga com o resultado debaixo do braço. Difícil criticar as escolhas da EA quando você é tão dominante dentro do seu mercado.

Mesmo assim, ela trouxe melhorias bem vindas para EA Sports FC 24.

Fica a sensação de que FC 24 poderia ter ido além na geração atual, porém, é inegável que o jogo segue obrigatório para os fãs da franquia e de futebol em geral.

Essa análise de EA Sports FC 24 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Obrigatório para os fãs de Futebol

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 9

9

Excelente

Praticamente sozinha dentro de seu nicho de mercado, a EA joga com o resultado debaixo do braço. Difícil criticar as escolhas da EA quando você é tão dominante dentro do seu mercado. Fica a sensação de que FC 24 poderia ter ido além na geração atual, porém, é inegável que o jogo segue obrigatório para os fãs da franquia e de futebol em geral.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo