ANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWS

Análise: Super Mario RPG

Um clássico revitalizado

Super Mario RPG (Legend of the Seven Stars) foi originalmente lançado para o SNES em 1996 sendo a primeira obra no estilo RPG para a franquia. Adicionalmente, foi um dos jogos a trazer um mundo 3D graças ao tão falado chip Super FX. Agora, quase 30 anos após seu lançamento, temos como alvo de nossa análise, o Remake de Super Mario RPG lançado exclusivamente para o Nintendo Switch.

Se quer saber o que mudou do jogo nesses quase 30 anos, como se ele ainda se sustenta em comparação aos outros muitos RPG’s, incluindo a franquia Paper Mario que derivou de Super Mario RPG, confira aqui nossa análise.

Uma história simples, mas renovada

Posso dizer que a história de Super Mario RPG é inesperada. Embora começamos com a clássica narrativa de Bowser sequestrando a princesa Peach e Mario salvando o dia, somos surpreendidos por um novo inimigo.

A Smithy Gang chega sem nenhum aviso e não apenas toma controle do castelo de Bowser como tenta dominar todos os reinos. A partir daí, Mario irá se aliar a diversos personagens novos como Mallow e Geno, assim como fará uma inesperada aliança com Bowser a fim de salvar todo o reino deste inimigo em comum.

Como pano de fundo, em seguida aos iniciais eventos, você descobre que deverá salvar a Star Road que foi destruída também pela Smithy Gang. De forma geral a história é simples e seus personagens são carismáticos onde você dará algumas boas risadas em situações inusitadas.

Porém, tenho que dizer que a história não passa de simples. Contudo, o fato de termos em mão um Remake, ajuda muito a experiência final, pois seus gráficos atualizados acabam ajudando muito a contar a história.

De um lado temos CG’s magníficas que foram repletamente refeitas e são primorosas. Parece que estamos vendo uma animação no nível da Pixar. Já do outro lado temos a parte do jogo em si que é extremamente bem feita. Por tudo estar em Full HD, a quantidade de detalhes na tela é fascinante. Adicionalmente, as sombras de tudo em cada cenário, como a iluminação é fabulosa.

Aqui temos um Remake em que tudo foi refeito do zero, respeitando o jogo original. Por fim, a trilha sonora também recebe um destaque por ter sido refeita. É importante dizer que existe a opção entre escolher a trilha refeita e orquestrada, assim como a trilha original do SNES.

Um gameplay direto ao ponto

Agora, falando de seu gameplay, temos aqui uma excelente combinação do Know How da Square Enix com o mundo de Mario.

Ao adentrar em uma luta, temos aqui quatro opções básicas. Ataque simples, usar um item, ativar uma habilidade ou defender. Embora o combate seja bem direto ao ponto de um RPG por turnos, duas coisas me saltaram os olhos.

A primeira é que os pontos de magia são divididos entre o grupo. Ou seja, o gerenciamento de habilidades não será individual (o que é o mais usual no estilo). Isso me fez usar as habilidades com mais parcimônia do que geralmente usaria.

Já o segundo ponto diferente é que você pode complementar tanto o ataque como a defesa ao pressionar o botão A na hora certa. Ao fazer isso, você poderá ou zerar o dano recebido, como dar um dano extra assim como refletir parte do dano para outros inimigos.

Além desses detalhes que atingem diretamente o combate, existe uma barra de Chain onde irá dar diversas melhorias ao longo da luta. Por fim, ao ter esta barra em 100%, será possível lançar o ataque supremo do seu time.

Algo que achei legal é que o jogo é desafiador em seu combate. Isso me agradou muito. Porém, para os que buscam uma experiência mais simplificada, é possível ativar o novo nível no menu facilitando sua aventura.

Um mundo inspirado em desafios de plataforma

Deixando de lado as lutas, temos em Super Mario RPG um mundo muito bem estruturado em diversos sentidos remetendo aos jogos da franquia.

Por exemplo, aqui contamos com sete ambientes distintos fazendo analogia às estrelas desaparecidas. Outra coisa bem comum de se ver são os diversos desafios de plataforma ou então de pequenos minigames.

Como é usual de Mario, muitos de seus problemas serão resolvidos pulando. Portanto, será possível alcançar itens, plataformas e resolver puzzles através de seu famoso pulo. Porém, o que me causou estranheza, é que não é possível pular nos inimigos antes da luta para ter algum tipo de vantagem.

De qualquer forma, aqui temos um mundo complexo e cheio de quebra cabeças ao longo de sua aventura.

Muitas novidades extremamente bem vindas

E bem tecnicamente eu finalizei essa análise de Super Mario RPG. No entanto, eu confesso que não havia jogado o jogo no SNES e fui pesquisar as novidades e fiquei surpreso por inúmeros motivos.

Muitas das novidades trazidas a este remake me pareciam tão normais que eu não acreditei que elas não existiam no passado.

Inicialmente temos as mudanças mais óbvias como sua parte tanto visual como a trilha sonora orquestrada. Aqui não tenho nada a adicionar aos elogios que já fiz. Essa parte sucede em atualizar a parte artística do jogo para os dias de hoje.

Em seguida, no mapa é possível utilizar (através do X e Y) um menu rápido de itens e de suas habilidades. Eu perdi a conta das vezes que ativei esses menus para recuperar vida.

Adicionalmente, outras novidades muito bem vindas são o Autosave assim como a possibilidade de fast travel no mapa. Após finalizar a fase, era muito gratificante abrir o mapa e retornar a cidade necessária.

Agora, a melhoria que fiquei mais chocado foi ao saber que o golpe supremo não existia na versão original! Aliado a ele, também não existia nem o dano reverberado aos inimigos como o Chain System.

A quantidade de melhorias me surpreendeu muito positivamente e claramente atualizou a fórmula do jogo.

Conclusão

Chegando ao fim desta análise, eu tive uma experiência satisfatória com Super Mario RPG. No entanto, entendo que tem três grupos de pessoas que vão querer jogá-lo.

O primeiro é o saudosista ou pessoa que esteja procurando uma experiência de RPG raiz. Aqui eu posso dizer que pode ir de olhos fechados.

Já o segundo grupo de pessoas são os fãs de Paper Mario. Como mencionei no início desta análise, Super Mario RPG foi a base para criar Paper Mario. Vendo como um material histórico, é algo bem legal de entender e experimentar. No entanto, é evidente que Paper Mario traz ideias mais atualizadas e ousadas.

E por fim, temos o terceiro grupo que são os fãs de RPG mais modernos. Bem, aqui eu creio que o jogador (a) ficará decepcionado. Embora eu tenha rasgado merecidos elogios ao Remake, temos aqui um jogo com ideias de 1996. E isso irá incomodar as pessoas acostumadas com jogos mais dinâmicos e pomposos.

De qualquer forma, esse Remake de Super Mario RPG foi um super acerto e é mais um ótimo jogo para a biblioteca do Nintendo Switch!

Essa análise de Super Mario RPG segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Um Remake Impressionante

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8

Ótimo

Super Mario RPG é um ótimo remake do jogo lançado originalmente para SNES. Não apenas os gráficos foram melhorados, como sua estrutura recebeu inúmeras melhorias de vida fazendo com que a experiência seja mais dinâmica e prazerosa.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo