NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Análise: SteamWorld Build

Mais uma boa experiência para a franquia

A franquia SteamWorld é conhecida por “não parar no lugar” e sempre inovar em seu estilo. O jogo com a temática de Robôs em um mundo distópico já passou de um estilo de tower defende a exploração e até deck building. E é aqui que entra nossa análise de SteamWorld Build onde dessa vez teremos um jogo da franquia no estilo Tycoon com momentos de RTS.

Se está interessado em saber se essa nova empreitada do game vale a pena, então confira a seguir tudo oque achamos dele.

História simples e engraçada

Embora o estilo dos jogos da franquia SteamWorld mudem muito, algumas coisas sempre se mantêm presentes. Em SteamWorld Build temos mais uma vez um ambiente Steampunk lembrando um cenário clássico de filmes de cowboy.

Aqui, você irá escolher uma entre algumas opções de mapas onde cada um terá suas especificidades dando uma temática a sua cidade. E nessa cidade, você contará com personagens divertidos e muito bem dublados.

De forma resumida, o mundo está perdido e seu grupo está procurando uma tecnologia antiga para escapar em segurança. Ao longo da aventura você entenderá mais do que aconteceu com os antigos habitantes da região e sobre essa tecnologia antiga. Do mesmo modo, você dará boas risadas com os personagens.

Os destaques vão para o pai e filha que gerenciam a cidade, a prefeita que é uma política clássica só focando em seus interesses e a antiga inteligência artificial que é cheia de soberba. Embora a história seja simples, ela consegue entreter e divertir.

Um gameplay com dois focos distintos

Aqui o gameplay certamente será o grande destaque desta análise de SteamWorld Build. Portanto falarei de suas “duas partes” de forma separada. Afinal, temos a parte mais Tycoon fora das minas, e uma segunda parte que foca no estilo RTS dentro das minas.

Iniciando pela parte de gerenciamento da cidade, temos aqui algo clássico, mas com variáveis interessantes. A sua ideia básica é aumentar a população de robôs que se dividem em poucas classes. Temos os operários, engenheiros, aristocracia e cientista. De certa forma, aqui o jogo segue o básico de um estilo Tycoon.

Você deverá produzir itens, atender a necessidade de cada grupo, e seguir com a evolução. O interessante é que para fazer dinheiro, você precisará fazer casas específicas para cada classe. Contudo, atender suas necessidades é onde está o desafio.

Ao evoluir no nível do jogo (chamado de marco) você vai recebendo novas construções e consequentemente, as classes têm novas demandas. Além disso, você evolui de uma classe antiga para uma nova, ou seja, utiliza a casa anteriormente construída.

O desafio aqui é que cada classe tem suas necessidades específicas e muitas vezes elas são diferentes das outras classes. Adicionalmente, cada uma das fábricas e serviços tem um alcance limitado na área. Portanto, o gerenciamento de espaço e planejamento das construções nunca foram tão importantes.

Outro ponto de destaque é que com cada evolução de nível e necessidade, você não precisa necessariamente construir novas casas. Mas sim, atender às novas exigências que lhe darão mais moradores e dinheiro.

O perigo mora nas minas

Agora, saindo da segurança da terra firme, existe a segunda parte de SteamWorld Build que é a exploração das minas e de seus muitos níveis. Inicialmente, essa exploração serve como coleta de recursos para alimentar sua cidade. É possível coletar uma série de insumos como água, gás, ouro, rubi e mais e muitas das construções para extrair os recursos, terão um custo.

Antes de mais nada, para explorar a mina, é necessário construir os espaços de base para os trabalhadores que irão abrir espaço, minerar os recursos, construir equipamentos e até fazer a segurança das minas. Adicionalmente, ao abrir novos espaços, você deverá se preocupar em colocar estruturas para partes da mina na desabar.

No entanto, o diferencial deste modo aparece com cerca de 5 horas de jogatina. Ao adentrar mais ao fundo da mina, você terá acesso a força de segurança, a colocar itens de defesa e claro, terá inimigos. Ao continuar a escavação, por diversos momentos alguns pontos estão infestados com inimigos. Além disso, ao começar a escavação da tecnologia antiga você sofre diversos ataques desses inimigos.

SteamWorld Build erra na qualidade de vida

Embora SteamWorld Build acerte em cheio tanto na parte de Tycoon como na de RTS, ele pela no famigerado itens de qualidade de vida. Mas o que quero dizer com isso? Bem, deixa eu explicar.

Para esse tipo de jogo, é necessário um controle grande sobre suas finanças, felicidade dos cidadãos, vida das estruturas, e por aí vai. Infelizmente esses dados vitais quase não existem.

A única preocupação do desenvolvedor foi com a produção de itens. Além de temos uma clara visão da oferta e demanda de cada item, existe a opção de estabelecermos um ponto de troca na estação de trem. Mas é apenas isso.

Não existe um mapa de calor da distribuição de cada item. Não existe também, uma noção clara de que tipo de cidadão está precisando de qual produto ou serviço. E isso se estende até a parte da mina onde não fica claro a vida de suas máquinas, operários assim como o custo de aumentar a área de cada trabalhador.

Felizmente, eu achei a experiência como um todo fácil. Mas eu fiquei perdido por diversas vezes.

Conclusão

E chegando ao fim desta análise, SteamWorld Build acaba agradando muito os fãs do gênero Tycoon e conseguiu encaixar bem os momentos de RTS ao explorar as minas. Mais uma vez essa inquietação no estilo da franquia, trouxe bons resultados.

Contudo, é evidente que faltou um cuidado com os diversos pontos de gerenciamento. Por muitas vezes ou você simplesmente não tem as informações devidas ou falta um guia para saber o que está por acontecer com sua cidade.

Em suma, SteamWorld Build agrada e irá divertir os fãs. Porém, faltou um algo a mais para ser um título memorável. A realidade é que existem outros jogos do mesmo estilo que trazem um pacote mais completo.

Essa análise de SteamWorld Build segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

É bom, mas poderia ser melhor

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 6
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 7.5

7.1

Bom

SteamWorld Build acaba agradando muito os fãs do gênero Tycoon e conseguiu encaixar bem os momentos de RTS ao explorar as minas. Mais uma vez essa inquietação no estilo da franquia, trouxe bons resultados. Contudo, é evidente que faltou um cuidado com os diversos pontos de gerenciamento. Por muitas vezes ou você simplesmente não tem as informações devidas ou falta um guia para saber o que está por acontecer com sua cidade.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo