NOTICIASANÁLISESPLAYSTATIONPS5REVIEWS

Análise: Final Fantasy XVI – Echoes of the Fallen

Vamos nos aprofundar ainda mais na história desse incrível jogo

Final Fantasy XVI foi um dos grandes lançamentos de 2023 e também ganhador da categoria de melhor trilha sonora do The Game Awards deste mesmo ano. Em meio da apresentação, tivemos o anúncio da expansão do RPG que virá com duas DLCs distintas, onde a primeira é Echoes of the Fallen, enquanto a segunda foi nomeada de The Rising Tide e trará a tão aguardada história sobre o eikon Leviathan.

E apesar da primeira DLC ter sido lançada juntamente de seu anúncio, nós já temos em mãos a análise de Final Fantasy XVI – Echoes of the Fallen. Então descubra agora mesmo se ela vale a pena ser comprada.

Essa análise de Final Fantasy XVI – Echoes of the Fallen foi feita graças a um código de Playstation 5 cedido pela Square Enix. Tanto a DLC quanto o jogo base se encontram legendados em pt-br.

Um legado deixado pelos decaídos

Final Fantasy XVI – Echoes of the Fallen se passa antes da batalha final do jogo base, quando Clive e seus amigos estão se preparando para combater Ultima. Contudo, algo estranho aconteceu e cristais negros começaram a ser comercializados. Naquele momento em especifico não era mais para existir cristais, fazendo com que o protagonista e sua equipe comece a suspeitar da existência de um cristal-máter que ninguém sabia a existência até aquele momento.

Em meio de sua busca, o grupo acaba se deparando com um trio de comerciantes que estão envolvidos com a venda dos cristais negros e, ao prossegui-los, são levados para uma torre construída há séculos atrás pela civilização conhecida como decaídos. Para destruir o último cristal-máter, Clive entra nessa torre para resolver uma última pendência antes de confrontar Ultima.

A história da DLC por mais que seja curta e o tempo de jogo não demora no máximo 4 horas, ainda assim traz uma narrativa bem amarrada e que aprofunda o que conhecemos sobre essa civilização antiga, agregando para a mitologia do jogo.

Pela maior parte do jogo se passar dentro da torre dos decaídos, enfrentamos inúmeros inimigos em sequência, onde há um número considerável de chefes fazendo com que a experiência nesta torre seja bastante desafiadora.

A batalha final infelizmente não traz tanta emoção se comparado com as lutas de eikons do jogo base. Porém, seu nível de desafio é gratificante e faz com que o combate seja extremamente satisfatório mesmo não trazendo a mesma grandiosidade do que vimos no jogo base.

Análise Echoes of the Fallen

Novidades que estão inclusas

Infelizmente Final Fantasy XVI – Echoes of the Fallen não traz consigo grandes novidades, apesar de ter a introdução de um personagem novo, mas que ao mesmo tempo não agrega tanto dentro do universo do jogo.

O maior diferencial que vemos aqui são os equipamentos que podemos adquirir no decorrer da história. Eles são acessórios desenvolvidos pelos decaídos e possuem efeitos especiais que estão muito a frente dos acessórios adquiridos durante o jogo base, tornando esses os melhores equipamentos do jogo. Além disso, também podemos conseguir a Omega Weapon que é até o momento a melhor espada em questão de status.

Com esses equipamentos e espada, certamente concluir o jogo no modo Final Fantasy se tornará uma tarefa bem mais fácil.

Análise Echoes of the Fallen

Conclusão da análise de Final Fantasy XVI – Echoes of the Fallen

Como já foi falado sobre os dados técnicos de Final Fantasy XVI em sua própria análise, esta que é dedicada a DLC Echoes of the Fallen é realmente focada no que a expansão trouxe de novidade juntamente de sua história.

Como podem ver, aqui temos uma pequena ampliação da experiência de Final Fantasy XVI, não sendo uma DLC revolucionária, mas invés disso trazendo uma história curta e bem estruturada para apresentar mais da mitologia. Os equipamentos juntamente da Omega Weapon são extremamente bem-vindos, principalmente para quem está jogando o jogo base pela primeira vez.

O único ponto negativo que devo citar está na otimização da DLC, onde em duas cutscenes o PS5 acabou ficando superaquecido a ponto de forçar o desligamento da primeira vez. E, além disso, é notável que essa parte da expansão é apenas para termos alguma novidade até The Rising Tide ser lançada, uma vez que ela aparentemente trará muito mais conteúdo, principalmente por ser relacionada ao Levithan.

Echoes of the Fallen é extremamente curta, mas vale a pena ser jogada pelo seu conteúdo e benefícios.

Essa análise de Final Fantasy XVI – Echoes of the Fallen segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Análise - Final Fantasy XVI - Echoes of the Fallen

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 8
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 8

9.2

Excelente

Final Fantasy XVI - Echoes of the Fallen é uma DLC relativamente curta e que pode ser concluída numa tarde. Apesar disso, seu conteúdo é bastante satisfatório juntamente dos benefícios vindo pelos equipamentos exclusivos da expansão.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo