NOTICIAS

Activision Blizzard paga outra quantia milionária por assédio e discriminação

Gigante dos games se compromete a pagar mais algumas dezenas de milhões de dólares

A Activision Blizzard, uma das maiores empresas da indústria de videogames, conhecida por títulos como “Call of Duty” e “World of Warcraft”, encontrou-se no centro de uma tempestade jurídica em 2021, após ser processada pelo Departamento de Emprego e Habitação Justa da Califórnia (DFEH) por assédio e discriminação contra funcionárias mulheres. O escândalo foi marcado por protestos e a formação do grupo A Better ABK por funcionários da empresa, exigindo melhores condições de trabalho. O episódio teve um impacto negativo considerável nas ações da empresa, influenciando até mesmo as condições para a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, concluída recentemente após uma longa batalha com reguladores.

Data de lançamento das NVIDIA RTX 4080 SUPER, RTX 4070 Ti SUPER & RTX 4070 SUPER

A Activision Blizzard, no entanto, não havia encerrado suas pendências legais com a assinatura de um acordo de $18 milhões com a Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego da Califórnia (EEOC) em março de 2022. Um outro órgão estadual, o Departamento de Direitos Civis (CRD), também moveu uma ação contra a empresa. Agora, o CRD anunciou um novo acordo com a Activision Blizzard, em que a empresa concordou em pagar um total de $54.87 milhões. Deste montante, $45.75 milhões serão destinados a um fundo de acordo para os trabalhadores. Mulheres que foram empregadas ou trabalharam como contratadas para a empresa na Califórnia entre 12 de outubro de 2015 e 31 de dezembro de 2020 poderão ser elegíveis para receber compensação do fundo.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelo tribunal, mas representa um avanço significativo na luta pelos direitos civis das mulheres no ambiente de trabalho, conforme destacou o Diretor do CRD da Califórnia, Kevin Kish. Além do pagamento, a Activision Blizzard será obrigada a distribuir qualquer fundo excedente do acordo para organizações de caridade focadas no avanço de mulheres na indústria de videogames e tecnologia ou na promoção da conscientização sobre questões de igualdade de gênero no local de trabalho. A empresa também deverá contratar um consultor independente para avaliar e fazer recomendações sobre suas políticas de compensação e promoção, bem como sobre materiais de treinamento.

É importante lembrar que os funcionários da Activision Blizzard agora podem se beneficiar do acordo de neutralidade trabalhista da Microsoft com a Communications Workers of America (CWA), que permite a sindicalização livre.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo