NOTICIASHARDWAREPC

Frame Generation da Intel está chegando

A Intel entraria na competição com NVIDIA e AMD com sua nova tecnologia de geração de frames ExtraSS

A Intel vem se destacando no cenário de tecnologias de jogos com o anúncio de sua nova tecnologia de frame generation, conhecida como ExtraSS, durante a SIGGRAPH Asia 2023 em Sydney. Este avanço coloca a Intel em competição direta com a NVIDIA e a AMD, que já possuem tecnologias semelhantes com o DLSS 3 e FSR 3, respectivamente.

Data de lançamento das NVIDIA RTX 4080 SUPER, RTX 4070 Ti SUPER & RTX 4070 SUPER

A tecnologia XeSS da Intel é uma técnica de upscaling que se diferencia por ser agnóstica em relação ao hardware, funcionando inclusive com GPUs da NVIDIA e AMD. Ela se assemelha ao DLSS da NVIDIA no uso de aceleradores de IA para entregar uma qualidade de imagem superior aos métodos tradicionais de upscaling. Diversos títulos já lançados com suporte ao XeSS comprovam a eficácia desta tecnologia, que ainda tem a vantagem de ser open-source, facilitando sua integração em jogos.

Enquanto a NVIDIA atualizou sua técnica de Frame Generation com o DLSS 3.5 e a AMD lançou a atualização FSR 3.03, a Intel até então não possuía uma solução de geração de frames. Isso muda com o ExtraSS, uma extensão do XeSS que combina upscaling espacial com a extrapolation de frames para melhorar o desempenho de renderização em tempo real. A abordagem proposta pela Intel promete equilibrar desempenho e qualidade, gerando resultados de alta resolução temporalmente estáveis e de alta qualidade.

A tecnologia ExtraSS da Intel utiliza módulos leves de warping e a ExtraSSNet para refino, explorando informações espaciais-temporais para melhorar a nitidez da renderização e lidar com sombreamentos em movimento de forma precisa. Além disso, os custos computacionais são significativamente reduzidos em comparação com métodos de renderização tradicionais, o que possibilita taxas de quadros mais altas e resultados de alta resolução sem aliasing.

O diferencial do ExtraSS está na técnica de “Frame Extrapolation”, que, ao contrário da “Frame Interpolation” usada pela NVIDIA e AMD, utiliza informações além dos limites da amostra de entrada para produzir uma aproximação do frame. Este método pode apresentar resultados menos confiáveis e adicionar mais artefatos, mas otimizações podem levar a um meio-termo de boa qualidade e FPS mais altos.

A pesquisa da Intel também destaca as diferenças entre a Interpolação e a Extrapolation, com a última apresentando latências menores, mas dificuldades devido à falta de informações-chave para produzir um novo frame. O ExtraSS visa resolver isso com um novo método de warping que promete melhor qualidade em comparação com os métodos anteriores de geração de frames e latências mais baixas.

Em testes de desempenho de tempo de renderização, a Intel demonstrou um sistema com um CPU AMD Ryzen 9 5950X e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 3090 usando o método de Frame-Generation (Extrapolation) do XeSS, indicando que esta tecnologia poderá ser a segunda, além do FSR 3 da AMD, a oferecer suporte em todas as plataformas de hardware.

Embora a tecnologia ainda possa estar a algum tempo de ser introduzida, a expectativa é que mais novidades sobre o ExtraSS da Intel sejam reveladas em 2024. Tendo em vista a qualidade e suporte demonstrados pelo XeSS, o ExtraSS promete ser uma adição valiosa ao segmento de jogos para PC. Estamos ansiosos para ver as surpresas que a Intel nos reserva com a introdução de sua tecnologia de Geração de Frames XeSS “ExtraSS”.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo