NOTICIASHARDWAREPC

AMD prepara produção em massa de CPUs Zen 5 para 2024

Novas CPUs Zen 5 da AMD, incluindo Ryzen e EPYC, entram em produção em 2024 com avanços significativos

A AMD está se preparando para iniciar a produção de sua próxima geração de CPUs Zen 5, que promete trazer avanços significativos em desempenho e eficiência. De acordo com um relatório do veículo de tecnologia chinês UDN, a AMD e a TSMC estão preparando as instalações de produção para as CPUs Zen 5, que serão baseadas nos processos de 4nm e 3nm. A produção em volume está prevista para começar no terceiro trimestre de 2024.

Rumores sobre cancelamento de versão revisada do Xbox Series S

A arquitetura Zen 5 da AMD será um marco importante para a empresa em 2024, alimentando várias linhas de famílias de CPUs, incluindo Granite Ridge “Ryzen Desktop”, Strix Point “Ryzen Mobile” e Turin “EPYC Server”. Estes chips desempenharão um papel fundamental no mercado e estão programados para entrar nas fábricas da TSMC no próximo trimestre, seguidos pela produção em volume no terceiro trimestre de 2024.

O relatório também destaca o núcleo CPU AMD Zen 5 “Nirvana”, que é o design padrão da arquitetura Zen 5, enquanto os núcleos Zen 5C “Prometheus” se concentrarão no segmento de computação densa em chips cliente e servidor. Notavelmente, o CCD Zen 5 “Nirvana” será produzido no processo de 3nm da TSMC, embora relatórios anteriores indiquem que o Zen 5 usará o nó de 4nm, enquanto o Zen 5C será fabricado usando o processo de 3nm.

Ainda há pouca informação oficial disponível sobre a arquitetura do núcleo Zen 5 da AMD, mas a empresa já declarou que ela oferecerá melhorias em desempenho e eficiência, além de otimizações integradas para IA e aprendizado de máquina.

A produção em massa do processo de 3nm deve levar algum tempo, com a plataforma de arquitetura Zen 5 de 3nm da AMD entrando na fase de produção em massa de wafers por volta do segundo trimestre, com a capacidade de produção esperada para aumentar mês a mês.

Embora a legitimidade do relatório da UDN não possa ser confirmada, a publicação tem um forte histórico com base em suas histórias e relatórios anteriores da indústria. Independentemente disso, as CPUs Zen 5 da AMD são algo que toda a comunidade de tecnologia deveria aguardar com expectativa, pois elas inauguram o próximo capítulo das CPUs Ryzen e EPYC com desempenho, eficiência e novos recursos aprimorados.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo