Remedy adquire direito TOTAL de Control
Remedy confirma compra dos direitos de Control e planeja futuro da série.
A Remedy Entertainment anunciou hoje a aquisição dos direitos completos da franquia Control da 505 Games por €17 milhões. Esse valor corresponde ao que a editora havia investido até o momento no desenvolvimento de Control 2 e do codinome Condor. Durante um período de transição que se estenderá até 31 de dezembro de 2024, a 505 Games permanecerá como a editora do Control original.
Essa operação foi decidida pela Remedy com o objetivo de assegurar melhores acordos para futuras parcelas da franquia. Tero Virtala, CEO da Remedy, destacou a importância de ter a propriedade completa sobre a franquia, afirmando que isso dá à empresa a liberdade para decidir os melhores caminhos a seguir. Ele também mencionou que tanto Condor quanto Control 2 têm progredido bem nos últimos meses, com expectativas de que esses projetos alcancem suas próximas fases de desenvolvimento na primeira metade de 2024.
A Remedy já havia realizado uma ação semelhante ao recuperar os direitos de publicação de Alan Wake da Microsoft, o que levou à produção de Alan Wake 2. Ambas as franquias fazem parte do chamado Remedy Connected Universe, evidenciando o interesse do estúdio finlandês em ter controle total sobre elas.
- Confira aqui nossa análise de Control
Condor, um spinoff cooperativo PvE (jogador versus ambiente) multiplayer, foi anunciado em junho de 2021, enquanto a sequência direta de Control foi confirmada em novembro de 2022. De acordo com essas datas, a Remedy anunciou no final de outubro que Condor (assim como os remakes de Max Payne para a Rockstar Games) agora está na fase de prontidão para produção, enquanto Control 2 ainda está na fase de prova de conceito.
Portanto, espera-se que o spinoff multiplayer seja lançado um ou dois anos antes da sequência principal. Este ano, a Remedy lançará os DLCs de Alan Wake 2, Night Springs e Lake House, com este último possivelmente apresentando algum tipo de conexão com Control.