ANÁLISESHARDWAREMOBILEPCREVIEWS

Análise: JSAUX HB1201S RGB Docking Station

A JSAUX RGB Docking Station HB1201S se destaca por ser uma das soluções mais completas, em termos de conexões, e mais atrativas do ponto de vista estético.

Com o Steam Deck cada vez mais popular, principalmente lá fora, acessórios para o mesmo se proliferam desde o seu lançamento. Um dos acessórios mais procurados são as Docking Stations, para você poder usar seu Steam Deck, dentre outras funcionalidades, na sua TV, com adaptadores de controle, expansões de memórias, cabos de rede e muito mais. A JSAUX HB1201S RGB Docking Station se destaca por ser uma das soluções mais completas, em termos de conexões, e mais atrativas do ponto de vista estético. Mas será que vale o preço cobrado?

DESIGN E CONSTRUÇÃO DO JSAUX HB1201S

A dock é relativamente pequena para a quantidade de portas e conexões que fornece. Cabendo na palma da sua mão, ela possui um formato octagonal, com dois lados mais alongados. Na parte frontal temos o suporte retrátil para o Steam Deck, que pode se manter fechado caso o uso da dock seja outro. Nas laterais e partes traseiras temos todas as conexões. Falarei disso mais a frente.

Com seis modos de iluminação RGB – Direto, Respiração, Onda Arco-Íris, Ciclo de Espectro, Ciclo de Corrida e Empilhamento – a HB1201S não serve somente para encher seu Steam Deck ou qualquer outro dispositivo de conexões. É um complemento visual ao seu setup.

Todo o RGB pode ser controlado pelo software OpenRGB, dentro da loja de aplicativos do Modo Desktop (Linux) do Steam Deck. Para usuários de MacOS e Windows, basta baixar o software na versão desejada. Vou deixar o link de tutorial da própria JSAUX aqui: https://jsaux.com/blogs/steam-deck/users-guide-jsaux-rgb-docking-station-with-openrgb-support

O corpo do dispositivo é todo feito em plástico (ABS/PC) translúcido meio acizentado. A base é toda emborrachada (silicone) e conta com 4 pézinhos, também emborrachados (silicone), para manter-se fixa na superfície escolhida. Ele possui 150x92x28.2mm de dimensões e pesa 335g.

PORTAS, CONEXÕES E TECNOLOGIAS

É aqui onde a HB1201S brilha. Se liga só na lista de conexões disponíveis desta dock station:

SD/TF: suporta transmissões de até 480Mbps (não é possível fazer leitura do cartão SD ou TF simultânemanete);
3.5mm jack: conexão de áudio via 3.5mm;
USB-A 2.0: até 480Mbps;
USB-A 3.2: até 10Gbps;
HDMI 2.1: suporta 8K-30Hz/5K-60Hz/4K-120Hz/2K-240Hz;
DisplayPort 1.4: suporta 8K-30Hz/5K-60Hz/4K-120Hz/2K-240Hz;
USB-C 3.2: suporta 10Gbps e 5V/1A (5W);
RJ45: suporta 1000Mbps;
USB-C Female PD: suporta PD 100W;
USB-C IN: para conectar ao dispositivo a ser usado com a dock.

Essa vasta variedade de conexões prova que a HB1201S não serve apenas para o Steam Deck, ROG Ally e outros portáteis. Ela pode te ajudar caso você tenha algum notebook limitado a conexões USB-C, onde você poderá tirar proveito de cartões de memória, SSDs/HDs externos e outras conexões.

Especificamente falando de jogos, algumas tecnologias estão embarcadas na dock:

ALLM: modo de baixa latência automático
VRR (somente pela HDMI 2.1): taxa de atualização variável
QFT (Quick Frame Transport): visa diminuir a latência dos jogos
HDR: High Dynamic Range

USABILIDADE

Usar a JSAUX HB1201S no Steam Deck, ou em qualquer outro dispositivo, é plug and play. Conecte seu dispositivo na entrada correta e terá a seu a dispor todo esse arsenal de conexões. Recomenda-se sempre usar uma alimentação direta a dock, para que, além de tudo funcionar, o seu dispositivo seja carregado durante o uso.

Tudo é bem intuitivo. Plugou, funcionou. Apenas com o Steam Deck tive algumas dificuldades, onde as vezes de cara não aparecia o vídeo. Mas é culpa do Steam Deck em si, um problema conhecido com docks. Inclusive, relatos da comunidade no Reddit, mostram que a dock que apresenta menos este problema são as JSAUX.

O mais chato é ter que entrar no modo desktop para configurar o RGB. Deveria existir um botão para alternar entre os modos e um deles seria 100% desligado, sem ter que acessar o software.

Quando conectado, tudo funciona perfeitamente. Ótima imagem, input lag e tecnologias que vão além do poder destes dispostivos handheld atuais. Fora o leque de conexões que ele te oferecer, muito além de uma conexão HDMI.

CONCLUSÃO

A JSAUX HB1201S RGB Docking Station emerge como uma solução promissora para os entusiastas do Steam Deck e outros dispositivos portáteis que buscam expandir suas funcionalidades e conectividade. Seu design compacto e esteticamente atraente, aliado a uma ampla gama de portas e conexões, a posicionam como uma escolha versátil para diversas necessidades. Além disso, a integração do sistema de iluminação RGB, controlável através do software OpenRGB, adiciona um toque de personalização e estilo ao setup do usuário.

A robusta lista de portas e tecnologias disponíveis na HB1201S destaca-se como um dos seus principais trunfos. Com suporte para diversas resoluções e taxas de atualização, além de recursos como baixa latência automática e HDR, a docking station não apenas expande as possibilidades de conectividade, mas também aprimora a experiência de uso, especialmente para jogos. A inclusão de portas USB de alta velocidade e suporte para PD 100W aumenta ainda mais sua utilidade, tornando-a uma escolha atraente não apenas para os usuários de Steam Deck, mas também para proprietários de notebooks e outros dispositivos compatíveis.

O problema para os brasileiros é o preço: 100 dólares. Isso mesmo, mais ou menos 500 reais fora taxas caso você seja taxado. Porém, docking stations que fornecem esta quantidade de conexões, costumam ser caras, ainda mais com HDMI 2.1, Display Port e outras. Além disso ela foca o mercado de portáteis, com suporte retrátil, e tem RGB, para os que curtem.

É um produto caro e nichado. A própria marca possui docks mais em conta. Mas é, talvez, a melhor dock focada no Steam Deck e similares que você pode adquirir. Por ser 500 reais fora taxas de importação, fica com o ouro. Ignorando o preço, seria um produto quase perfeito para o que se propõe.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo