NOTICIASPC

NVIDIA encerra produção das GPUs GTX 16

Fim de uma era: NVIDIA conclui linha GeForce GTX e foca totalmente em RTX

A NVIDIA anunciou oficialmente o término da produção da série GeForce GTX 16, marcando o fim da linha “GTX” que serviu o mercado por mais de uma década. A decisão de descontinuar a produção das GPUs GTX 1660 SUPER, GTX 1660 Ti, GTX 1650 Ti, GTX 1650, GTX 1650 SUPER e GTX 1630 foi confirmada, com a empresa suspendendo todas as entregas desses modelos.

Nintendo vence processo contra emulador Yuzu com multa milionária

Desde a introdução das primeiras placas com a marca “GTX” durante as eras GeForce 7 e 8, a NVIDIA desenvolveu várias famílias de GPUs sob essa nomenclatura, incluindo as séries GTX 200, GTX 400, GTX 500, GTX 600, GTX 700, GTX 900, GTX 10 e finalmente a GTX 16. Essas séries conviveram e eventualmente substituíram as séries GeForce GTS e GT, com a GTX atendendo principalmente ao segmento de mercado mainstream.

De acordo com a rota de produtos da NVIDIA, a série GTX 16 foi completamente descontinuada no primeiro trimestre de 2024. Todo o estoque restante foi alocado para fabricantes de marcas AIC até que seus inventários se esgotem. Estima-se que o inventário remanescente das GPUs da série GTX 16 no mercado será consumido nos próximos 1 a 3 meses.

A era das placas GeForce GTX viu alguns modelos icônicos, como a GTX 680, GTX 980, GTX 1080 Ti e a série GTX Titan, que se destacaram por seu desempenho. A transição para a marca “RTX” começou com o lançamento da série GeForce 20, introduzindo tecnologias como Ray Tracing e IA. Até agora, a NVIDIA lançou três famílias dentro da linha RTX: as séries RTX 20 (Turing), RTX 30 (Ampere) e RTX 40 (Ada Lovelace), com rumores indicando o início da série RTX 50 (Blackwell) ainda este ano.

Este movimento da NVIDIA não apenas marca o fim de uma era significativa para as GPUs “GTX”, mas também sinaliza o compromisso total da empresa com o avanço da tecnologia RTX, concentrando-se em oferecer recursos de Ray Tracing e IA para o futuro do gaming e do desempenho gráfico.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo