NOTICIASPC

Intel Arrow Lake-S Core Ultra 200 aparece sem suporte SMT

Novas CPUs da Intel surgem em configurações de 24 e 20 núcleos, apontando mudanças significativas.

As próximas CPUs de desktop da Intel, as Arrow Lake-S “Core Ultra 200”, foram avistadas em configurações de 24 e 20 núcleos, trazendo à tona detalhes interessantes sobre a futura geração de processadores da empresa. Estes chips marcarão uma transição importante para a plataforma de desktop, introduzindo uma nova arquitetura e uma nova plataforma baseada no soquete LGA 1851. As CPUs Arrow Lake-S serão compostas por núcleos P de Lion Cove e núcleos E de Skymont, já tendo sido vistas em configurações de até 24 núcleos num layout 8+16.

Final Fantasy VII Rebirth enfrenta vendas abaixo do esperado

Os modelos vazados, referenciados nos últimos registros de driver como “Plataforma Cliente Arrow Lake” e rodando no BIOS MTLSFWI1.R00.3473.D80 datado de 22/11/2023, incluem uma variante de 24 núcleos, que deve usar a mesma configuração de 8 núcleos P e 16 núcleos E, com uma velocidade de clock listada de 3,00 GHz. O segundo modelo apresenta uma especificação de 20 núcleos, que deve utilizar uma configuração de 8 núcleos P e 12 núcleos E, com uma velocidade de clock listada de 2,30 GHz.

Uma diferença significativa dessas novas CPUs em relação aos modelos anteriores, como o Core i9-14900K e o Core i7-14700K, é a ausência de suporte para SMT/HT. Isso se deve à utilização mais eficiente dos núcleos E, que assumem o papel de HT para aplicativos multithread, oferecendo desempenho mais rápido de maneira otimizada. No entanto, a Intel ainda enfrenta desafios na otimização de seus núcleos E em certos aplicativos e jogos. A empresa trabalhou para melhorar a utilização dos núcleos E por meio da Otimização de Desempenho de Aplicativos (APO), mas esta suporta apenas uma pequena lista de jogos e está limitada às CPUs mais recentes.

Além dos tiles de computação da CPU, as CPUs Arrow Lake-S para desktop contarão com um iGPU de nível GT1 baseado na arquitetura Arc Xe-LPG “Alchemist”. Espera-se que as partes de mobilidade recebam gráficos Alchemist+ “Xe-LPG+” aprimorados com algumas otimizações sobre o design original. Provavelmente, estas também serão as primeiras CPUs de desktop da Intel a apresentar uma NPU dedicada, uma área na qual a AMD já superou a Intel tanto em plataformas móveis quanto em desktops.

A família Core Ultra 200 da Intel também incluirá chips Lunar Lake, mas estes serão direcionados apenas para plataformas de mobilidade. Espera-se que o CEO da Intel, Pat Gelsinger, revele mais informações sobre a próxima geração de famílias de clientes na Computex 2024.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo