NOTICIASPLAYSTATION

Selo PS5 Pro Enhanced não vai obrigar ter 60 FPS

Novos critérios para jogos com o selo "PS5 Pro Enhanced" incluem modos gráficos específicos e melhorias substanciais.

Rumores sobre o PS5 Pro estão se intensificando, e informações recentes apontam para requisitos específicos que os desenvolvedores precisarão atender para que seus jogos sejam certificados com o selo “PS5 Pro Enhanced”. Segundo o The Verge, a partir de agosto, os jogos devem incluir um modo gráfico específico para o PS5 Pro, além dos modos de Qualidade, Desempenho, entre outros, já comuns nos jogos para PS5. A Sony está incentivando os desenvolvedores a focarem em resolução 4K, 60fps e melhorias no ray tracing, utilizando a nova tecnologia de upscaling “PSSR”, embora nenhum desses aspectos seja estritamente obrigatório.

AMD lança Ryzen PRO 8000 com foco em AI e gráficos avançados

Para receber o selo “Enhanced”, os jogos precisam oferecer um modo gráfico que supere qualquer opção disponível no PS5 base. Isso significa que, mesmo mantendo 30fps, um jogo pode obter o selo se apresentar melhorias na taxa de quadros fixa ou variável. Por exemplo, um jogo que opera em 1440p a 30fps no PS5 base e alcança 4K no PS5 Pro, ou mesmo jogos que variam de 1080p a 1440p no PS5 e de 1280p a 2160p no PS5 Pro, seriam considerados para o selo. Outras maneiras de obter a certificação incluem aumentar a taxa de quadros de 30fps para 60fps ou 120fps, ou habilitar ray tracing onde não havia antes, sem grandes alterações em resolução ou taxa de quadros.

Jogos que mantêm as mesmas especificações básicas entre o PS5 base e o Pro, mas apresentam desempenho levemente melhor no Pro, não receberão o selo “PS5 Pro Enhanced”. Para jogos mais antigos, será necessário lançar uma atualização para obter o selo. Além disso, o novo hardware contará com um “Modo Boost” que promete melhorar o desempenho de uma grande quantidade de jogos, mesmo que não sejam atualizados.

Embora essas informações devam ser consideradas com cautela até um anúncio oficial da Sony, elas fornecem uma visão sobre como a empresa planeja diferenciar os jogos no PS5 Pro. A expectativa é que o PS5 Pro seja lançado ainda este ano, trazendo consigo essas novas diretrizes para aprimoramento de jogos.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo