ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS5REVIEWS

Review: Stellar Blade

E assim Nier Automata perdeu o seu pódio.

O novo exclusivo da Sony em parceria com o estúdio sul coreano SHIFT UP Corporation, Stellar Blade, finalmente chegou depois de ter sido desenvolvimento por mais de 5 anos. É inegável que esse action RPG recebeu grandes influencias de grandes nomes como Final Fantasy, Nier Automata e até mesmo Dark Souls, mas será que essa mistura ficou boa? Continue lendo o nosso review de Stellar Blade.

Esse review foi feito graças a uma cópia cedida pela destruidora. O jogo se encontra com legendas e dublagem em pt-br.

Um futuro pós apocalítico onde a humanidade está em extinção

Muitos anos após uma invasão alienígena, a humanidade está beirando a extinção, enquanto essas criaturas dominam o planeta Terra. Com intuito de proteger o que sobrou dos humanos, androides humanoides foram projetos para confrontar essas criaturas e aqui entra o trabalho da nossa protagonista, EVE, que é uma das sobreviventes na frente de combate contra os aliens.

Com intuito de concluir sua missão em derrotar um poderoso inimigo, ela percorre cidades e diversas localizações em busca de seu alvo, durante essa jornada encontra outros personagens como Adam que é um dos poucos humanos sobreviventes e Lily que também faz atua como mecânica da equipe.

Todos os personagens são carismáticos e possuem uma personalidade bastante própria, dando ainda mais profundidade para a narrativa do jogo. Há alguns que, apesar do tempo de tela ser extremamente curto, podemos notar em suas palavras e ações que eles tiveram uma história por de trás e, consequentemente, isso influenciou em suas escolhas e personalidade.

A narrativa como um todo teve um bom desenvolvimento e nos entrega um mundo muito bem estruturado. Inclusive, por mais que o jogo lembre o contexto de Nier Automata, ele se destaca por sua mitologia própria.

Review Stellar Blade Última Ficha

A mescla perfeita de ritmo

O mundo de Stellar Blade é um dos maiores pontos fortes. Além de belos cenários de devastação, ele auxilia para que a exploração do jogo se torne bem mais dinâmica e divertida, pois ele consegue variar entre cenários lineares, semiabertos e mapas de mundo aberto com inúmeras missões secundárias. Ou seja, em apenas um jogo vemos três variações de cenários que vão alternando conforme você avança e, consequentemente, o jogo não cai numa mesmice.

Algo que deixou a desejar em Stellar Blade é a sua navegação, pois é necessário ficar acionando o drone que te acompanha para poder visualizar a barra de navegação e também onde se encontra o objetivo. Posteriormente você consegue dar upgrades no drone para que a navegação se mantenha ativa por mais tempo, mas em cenários abertos isso ainda se mostra um pouco problemático.

Outro ponto que deixa a desejar nesta questão é na ativação do mapa onde podemos ver as missões e afins. Não há um comando específico para abri-lo, sendo necessário apertar no mínimo três botões todas as vezes que for conferir qual será o seu destino.

Apesar das críticas sobre a navegação, felizmente o level design dos cenários é algo muito bem desenvolvido. Você sente que o jogo por si só traz indicações de onde deverá ir e, além disso, todos os cenários são repletos de detalhes e também com um número considerável de inimigos e segredos a sua espera.

Review Stellar Blade Última Ficha

A mistura de soulslike com hack’n slash

Devido a aparência de EVE e também a primeira impressão que o jogo passa, inegavelmente muitas pessoas assimilaram Stellar Blade com Bayonetta e Nier Automata. Porém, apesar de lembrar ambos, aqui temos um jogo com personalidade própria, principalmente em questões de gameplay, pois apesar de possuir comandos rápidos e a protagonista ser bastante ágil, os inimigos não estão para brincadeira. Eles reagem, causam dano considerável e são punitivos sempre que você toma uma decisão errada.

Stellar Blade traz mecânicas que lembram o estilo soulslike, mas ainda possuindo características de hack’n slash. Você pode bater, não há vigor para te limitar, porém, os inimigos vão reagir. Saber quando se defender ou esquivar é a chave para poder enfrentar os inimigos e, principalmente, os poderosos chefes que proporcionam batalhas épicas.

Contra essas ameaças, EVE precisa de equipamentos e evolução. Sendo assim, ela possui árvores de habilidades que são relacionadas aos seus movimentos ofensivos, defensivos, golpes especiais e mais. Cada habilidade custará de 1 a 3 pontos que você ganha ao derrotar inimigos, concluir missões e também encontrando colecionáveis. As habilidades em questão podem ser novos movimentos, ampliação/melhoria de ações que já possui e até mesmo alguns buffs.

Além dessa parte, também é possível melhorar a arma de EVE, uma vez que você não troca de arma igual vemos em outros RPGs. Invés disso, é possível trocar algumas peças do exoesqueleto da androide para adicionar efeitos passivos como ampliação da recarga dos golpes especiais ou ampliação de dano.

Review Stellar Blade Última Ficha

Gráficos, trilha sonora, polêmicas e desempenho

Provavelmente a parte mais polêmica desse jogo está nos gráficos que são incrivelmente lindos. Contudo, essa beleza não está apenas nos cenários e efeitos visuais que compõe todas as batalhas, uma vez que a protagonista e outras personagens femininas de destaque acabam ganhando a cena por conta de sua beleza próxima do realismo.

Falando em realismo, na verdade, uma das maiores polêmicas envolve a mecânica existente no corpo de EVE, pela forma que ele se mexe ao subir e descer escadas, por exemplo. Vemos a pele dos glúteos se movimentando com perfeição como se fosse realmente uma pessoa desprovida de roupa. É até surpreendente o fato que o jogo chegará em todos os países sem nenhum tipo de censura.

Falando em mecânica, enquanto as nádegas da protagonista conseguem se movimentar com perfeição, infelizmente o cabelo não cumpre o mesmo papel. O rabo de cavalo de EVE está o tempo todo se movimentando, muitas vezes com uma enorme fluidez, mas há momentos em que ele fica estático como se fosse algo rígido apenas sendo arrastado na tela. Normalmente é possível notar isso quando você está correndo pelo cenário.

A trilha sonora de Stellar Blade é excepcional ao trazer músicas marcantes e que certamente serão lembradas. Além disso, elas combinam perfeitamente com a situação e até inédito vermos um jogo que fica tocando músicas coreanas numa vibe similar ao que vemos nos RPGs da Square Enix.

Para concluir, o jogo tem três modos distintos onde podemos focar na taxa de quadros, focar na resolução ou o terceiro modo que consegue trazer fluidez dos 60 FPS, mas com uma resolução superior ao 1080p.

Review Stellar Blade Última Ficha

Conclusão do review de Stellar Blade

Stellar Blade é, sem dúvidas, um exclusivo de peso para o Playstation 5. O jogo consegue se destacar pelo seu estilo que traz diversas inspirações e cria algo bastante único em narrativa, personagens e também no gameplay. O jogo consegue ser desafiador e ao mesmo tempo impactante pelos belos cenários e acontecimentos da história.

Além disso, seus inúmeros finais conseguem ampliar o fator replay, pois o jogador inevitavelmente fica querendo saber mais sobre os segredos existentes neste jogo.

Assim, concluo esse review de Stellar Blade com o veredito de que aqui temos uma obra prima sul coreana para o Playstation 5 e que vale muito a pena para todos os fãs de RPGs de ação.

Review Stellar Blade Última Ficha

Essa análise/review de Stellar Blade segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Review: Stellar Blade

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 9

9.4

Maravilhoso

Stellar Blade é um jogo repleto de camadas em sua narrativa e gameplay. Ele pegou inspiração em diversos títulos e conseguiu trazer uma mescla harmónica que cria uma identidade própria.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo