ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Preview: Hades 2

Franquia retorna ainda melhor

Acredito que é praticamente impossível uma pessoa jogar jogos e não conhecer o icônico Hades. O jogo que mistura a mitologia grega, ação e bebe da fórmula Roguelike, é um jogo multipremiado. Agora temos Hades 2 seguindo os passos de seu antecessor.

Chegando em acesso antecipado, Hades 2 segue a fórmula de seu antecessor expandindo tanto sua história como mecânicas. Confira aqui em nosso preview o que achamos do jogo que já até adianto que é difícil acreditar que está em acesso antecipado, visto que traz uma enormidade de conteúdo.

E desde já adianto que o jogo está completamente legendado em nossa língua.

Um novo perigo no reino de Hades

Hades 2 dá continuidade a história do primeiro jogo, onde Zagreus, o filho de Hades, tentava sair do reino de seu pai e chegar ao Olimpo. Através de suas ações, temos o pano de fundo para Hades 2.

Aqui, o titã Cronos conseguiu se libertar e de forma inesperada prendeu não apenas Hades, como Zagreus e sua mãe. Com isso ele tomou conta de todo o submundo e agora se prepara para atacar os deuses do Olimpo.

Agora, cabe a Melinoë, princesa do submundo, não apenas reaver o território de sua família, como também libertar seus pais e seu irmão Zagreus.

Aqui a história segue a mesma ideia do que vimos em Hades 1. Você irá tentar por inúmeras vezes fazer uma run perfeita até chegar ao seu objetivo. No entanto, com a morte certa, em cada nova tentativa novos diálogos serão liberados e personagens irão aparecer.

Cada diálogo, seja na encruzilhada antes de sua run, como ao longo dos níveis irá revelar mais da história e da personalidade de cada um dos personagens. Por exemplo, Melinoë foi treinada por Hécate e é possível ver um desenvolvimento profundo entre elas, como se fosse quase mãe e filha. Ou então Dora que é uma simpática alma penada que sempre receberá Melinoë a cada nova tentativa. Ela traz um alívio cômico e mostra um lado mais leve da protagonista.

É impressionante você “jogar o mesmo jogo por horas” e embora supostamente esteja fazendo “a mesma coisa”, sempre irá ter algum desenvolvimento de personagem e da história.

Hades 2 traz parte técnica impressionante

Além do plantel de personagens e da história impressionar, temos também uma ótima parte técnica em Hades 2. De certa forma ela traz muitas familiaridades com o primeiro jogo.

O jogo segue uma visão isométrica onde você iniciará na encruzilhada, que é uma base rebelde para os opositores de Cronos. Tanto a encruzilhada como o primeiro mundo, tem um mundo vivo que lembra uma floresta densa. À medida que vai evoluindo no jogo, novas áreas serão acessadas com uma nova temática e game design.

É importante salientar o game design aqui, pois cada um desses mundos irão influenciar no seu gameplay como a possibilidade de ativar armadilhas, se proteger de ataques inimigos, passar de plataformas e mais.

Tudo é muito bonito e rico em detalhes. Inclusive a otimização de Hades 2 é invejável, pois não apenas não encontrei nenhum tipo de bug, como ele roda liso no Steam Deck. Apenas em algumas partes com dezenas de inimigos e efeitos acontecendo na tela que rolava um rápido engasgo. Fora isso, a experiência foi perfeita.

Por fim, tenho que aplaudir a ótima qualidade sonora. Todos os personagens não apenas são dublados, como a dublagem é excelente e mostra com perfeição momentos de ansiedade e destaca suas personalidades. Adicionalmente, mais uma vez temos Darren Korb trazendo uma ótima trilha sonora do jogo que faz um ótimo mix entre momentos de ação e contemplação.

Faço aqui um destaque para o mundo das sereias que é praticamente um mundo musical que achei fantástico!

Gameplay eleva o que vimos em Hades 1

Agora, falando de seu gameplay, temos em Hades 2 uma evolução do que vimos em Hades 1. Antes de mais nada a base do gameplay está lá.

Em cada run você ficará preso em um segmento até matar todos os inimigos. Em seguida receberá ou uma recompensa de item ou encontrará um Deus do Olimpo que lhe emprestará um poder. Esses encontros além de fornecerem novos poderes, também irão desenvolver os personagens e a história como um todo.

Após essa parte você poderá optar, geralmente, entre dois caminhos onde irá receber novas recompensas baseado na sua build desta run específica. Por exemplo, você poderá investir nos poderes de água (Poseidon) ao invés de relâmpago (Zeus). Ou então mesclar seus poderes com outros atributos que podem ser fogo, luz, vento, lua e muito mais.

Além da sua build única que acontecerá por cada nova tentativa, você também poderá utilizar novas armas que irá desbloquear com a evolução do jogo. Elas basicamente mudarão seu ataque básico e especial tanto em sua distância como em velocidade. Essa combinação entre armas e poderes traz uma infinidade de possibilidades e formas de jogar.

Mas isso que acabei de falar é basicamente o que vimos em Hades 1. Como é que o Hades 2 evolui essa fórmula?

A Supergiant Games resolveu adicionar novas opções e ferramentas antes do início de cada run. Por Melinoë ser uma bruxa, é possível, após coletar os itens em sua aventura, forjar uma série de itens na Encruzilhada. Além das novas armas, será possível forjar ferramentas que irão ajudar a pegar itens específicos. Aqui é possível levar apenas um por vez onde, em cada tentativa, poderá apenas coletar itens derivados dessa ferramenta abrindo mão dos outros itens.

Adicionalmente, Melinoë pode usar um clássico caldeirão de bruxa para forjar diversas melhorias que vão servir para ajudá-la em suas runs assim como chamar as moiras. Isso é mais uma novidade, onde as famosas moiras do destino irão te passar uma série de tarefas onde você será recompensado por completar a lista.

Outra novidade relevante é que como uma boa bruxa, Melinoë possui cartas de tarô. Será possível equipar uma quantidade específica de cartas que aumenta seu dano, sua vida, magia e mais. O incrível é que à medida que vai desbloqueando novas cartas, as possibilidades vão aumentando. Para ilustrar, no início você acha que tem 9 ou 12 cartas apenas. Mas com o tempo verá esse número expandir para mais de 30 e mais uma vez trará mais possibilidades de build.

E isso é apenas os grandes destaques. Existem mercadores, será possível dar presentes aos deuses, equipar itens com melhorias e mais. O gameplay está mais rico e complexo do que nunca em Hades 2.

Conclusão do Preview de Hades 2

Fazer esse preview de Hades 2 é um tanto curioso, pois ele chega em acesso antecipado em excelente forma e muito mais completo que muitos jogos. Mesmo assim, novas adições serão vistas até 2025.

De forma resumida, o jogo é super indicado para qualquer gamer. Se você foi fã de Hades 1 ou se gosta de mitologia grega ou então se gosta de roguelike, Hades 2 é obrigatório. E adiciono que fico muito curioso para saber as adições que ele trará até sua forma final.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo