Twitch, apostas online e games – Como os streamers brasileiros estão lucrando
Nos últimos anos, o mundo do streaming digital ganhou muitos novos fãs no Brasil, com milhões de pessoas assistindo às transmissões ao vivo no país todo. Com isso, surgiu também uma ideia de monetização desse setor por meio de assinaturas, patrocínios e parcerias. Na prática, fazer transmissões ao vivo acabou se tornando uma verdadeira profissão do mundo moderno.
A maioria dos streamers brasileiros conquistou espaço e seguidores jogando e-Sports, como CS:GO, Valorant e League of Legends, porém, um outro nicho ganha força atualmente, o das apostas online, tanto apostas esportivas nas bets quanto jogos de cassinos online, como caça-níqueis, crash games e outros.
Mas como exatamente isso ocorre? Como ganhar dinheiro dessa maneira, quais estratégias e quais os desafios? Neste artigo, vamos conversar sobre isso e também explorar as polêmicas que envolvem esse modelo de negócio. Bora?
Como streamers brasileiros ganham dinheiro na Twitch
Como já falamos, o mundo do streaming virou um grande mercado que envolve muito dinheiro. Esse processo de monetização e transformação de visualizações em faturamento ocorre de algumas maneiras. A seguir, vamos dar uma olhada nas principais formas de monetizar streams no Twitch hoje em dia:
Subs (assinaturas)
O dono do canal pode incentivar seu público a se inscrever pagando um valor mensal e receber benefícios exclusivos, como “emotes” e chats fechados.
Doações e Bits
Os viewers também podem enviar doações em dinheiro diretamente para os streamers ou usar o sistema da Twitch, os Bits. Essa prática de doações acaba sendo mais relevante para streamers que têm um grande público e atrai muitas pessoas para o setor.
Patrocínios e parcerias
Dependendo da visibilidade do canal, marcas podem investir nos streamers para divulgar seus produtos e serviços, seja com falas durante as transmissões, banners ou gameplays de determinados jogos.
Ads (publicidade)
Os streamers podem ativar anúncios e receber parte do valor gerado pelos views.
Como dá para perceber, ser um streamer não é mais um hobby e sim uma profissão que pode se tornar bastante lucrativa. A Twitch e seu consolidado sistema de monetização abriram caminho para vários nichos, como, por exemplo, os streamers que promovem cassinos online e apostas esportivas nas bets ou casas de apostas online em geral, algo que vem crescendo rapidamente.
Streamers que promovem sites de apostas
O setor de cassinos é bastante utilizado pelos produtores de conteúdos em plataformas como a Twitch. Novamente, essa interação ao vivo acaba trazendo uma certa proximidade com o público e incentiva os usuários a se cadastrarem em plataformas de jogos.
Além de esportes mais tradicionais, como o futebol, existem ligas, torneios e equipes profissionais de eSports, como a Team Liquid, que representa o Brasil em campeonatos internacionais transmitidos ao vivo para milhões de pessoas. Com esse tipo de conteúdo, os streamers de cassinos também têm algumas formas de monetização.
1 – Patrocínio direto de empresas de jogos
Algumas empresas de jogos contratam criadores de conteúdo para jogar em seus sites e aplicativos e divulgá-las como as melhores plataformas de cassino online. Isso acaba sendo um acordo direto entre os streamers e as plataformas, e a intenção é criar uma conexão direta com o usuário real que explora o operador , mostrando para clientes em potencial como tudo funciona.
2 – Links de afiliados
Outra estratégia bastante utilizada é a divulgação de links de afiliados, pela qual os streamers compartilham durante as transmissões alguns links para compras, produtos e serviços, como cadastro direto em sites de apostas, recebendo uma comissão por cada usuário que se cadastra.
3 – Doações e engajamento
Quanto mais pessoas assistem às transmissões, mais engajamento isso gera e mais publicidade é direcionada ao cassino online ou jogo que se está promovendo. A participação ativa dos viewers, que comentam sobre as apostas e torcem, transforma a transmissão quase num show ao vivo. Esse engajamento faz com que mais e mais pessoas realizem doações e se inscrevam nos canais (subs).
Dentro desse contexto, vale lembrar que, devido à nova regulamentação para o setor de jogos e apostas online, em vigor em 1º de janeiro de 2025, é fundamental que os cassinos e seus afiliados sigam algumas novas regras.
Essas regras incluem requisitos de licenciamento das plataformas que querem operar no Brasil e diretrizes bem específicas de publicidade que proíbem promessas de lucro. Além disso, são proibidos os bônus de pagamento antecipado, incluindo os bônus de boas-vindas tradicionais.
4 – Conteúdos exclusivos e comunidades
Vários produtores de conteúdo criam comunidades dedicadas em plataformas como Discord ou Telegram para compartilhar suas opiniões e previsões sobre o mercado de apostas em troca de uma assinatura mensal.
Isso é bem parecido com um serviço de streaming tradicional, no qual os usuários pagam para ter acesso a um conteúdo exclusivo. E essa é uma das principais formas de monetização desse tipo de conteúdo.
Perspectivas para o futuro
O cenário para os streamers no Brasil parece muito promissor. Com mais tecnologias chegando, a expansão da internet e o aumento do consumo de conteúdos digitais, as oportunidades de monetização também devem continuar crescendo ainda mais.
Algumas inovações, como realidade aumentada e inteligência artificial, devem transformar a maneira como essas transmissões são feitas, criando experiências cada vez mais imersivas e interativas para o público.
No mesmo sentido, essa integração entre jogos e apostas online deve continuar crescendo e criando um ecossistema com cada vez mais fontes de renda para os criadores de conteúdo.
Conclusão
A trajetória dos streamings na Twitch evoluiu muito nos últimos anos e permitiu que várias pessoas transformem essa paixão por um hobby específico em uma oportunidade de negócio no Brasil.
Com isso, os profissionais conquistaram a atenção de milhares de espectadores no país inteiro. Também se abriu caminho para um novo tipo de profissão por meio de parcerias com empresas de jogos e da integração com o universo dos esportes.
Esse mercado vai continuar evoluindo, e é importante que se busque um equilíbrio com a responsabilidade ética e preocupação com os aspectos sociais da influência ao jogo.