A Intel está se preparando para iniciar a fabricação em larga escala de sua tecnologia de processo 18A ainda este ano, com o lançamento dos primeiros produtos, os processadores da série Panther Lake, previsto para o segundo semestre de 2025. Seguido pelo Nova Lake em 2026, a empresa busca avançar no mercado de semicondutores sob a nova liderança do CEO Lip-Bu Tan.
Intel lança SDKs do XeSS 2 para desenvolvedores
Os processadores Panther Lake, voltados para plataformas de mobilidade, serão os primeiros a utilizar a tecnologia 18A, que promete melhorias em desempenho por watt e escalabilidade de densidade em relação ao Intel 3. A tecnologia 18A incorpora transistores “RibbonFET” e “PowerVia”, que otimizam a transmissão de sinal.
Além disso, a Intel planeja expandir a contagem de núcleos em seus chips Nova Lake, com rumores indicando até 16 núcleos P e 32 núcleos E para desktops e laptops. A empresa também está desenvolvendo o processo 14A, com foco em melhorias adicionais de desempenho por watt.
No segmento de servidores, a Intel lançará os processadores Clearwater Forest, exclusivamente com núcleos E, utilizando a tecnologia 18A, no primeiro semestre de 2026. Estes processadores contarão com até 288 núcleos E, usando a tecnologia de empilhamento 3D Foveros Direct.
A produção do 18A será iniciada em uma nova fábrica no Arizona, destacando o compromisso da Intel em fortalecer a produção de semicondutores nos Estados Unidos. A empresa continuará a expandir suas operações e colaborar com o governo dos EUA para manter a liderança tecnológica e de manufatura do país.
A Intel apresentará mais detalhes sobre seus planos durante o evento Vision 2025, que ocorrerá em 31 de março.
Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:
• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo