11 Bit Studios na gamescom latam 2025: Detalhes de The Alters, Death Howl, Frostpunk 1886 e a essência dos jogos que fazem pensar
Direto da Gamescom Latam 2025: conversamos com a 11 Bit Studios sobre as novidades de The Alters, Death Howl, a reimaginação Frostpunk 1886 e a filosofia por trás de seus jogos marcantes.
A gamescom latam 2025 está a todo vapor aqui em São Paulo, e tivemos a oportunidade incrível de conversar com Konrad Adamczewski, Senior PR Manager da 11 Bit Studios, a mente por trás de experiências inesquecíveis como This War of Mine e Frostpunk.
Konrad compartilhou conosco insights sobre os próximos lançamentos da 11 Bit Studios, a filosofia que guia suas criações e um pouco sobre a potência que é a Polônia no desenvolvimento de jogos.
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The Alters: Quase chegando e melhor do que nunca
Um dos destaques da da 11 Bit Studios na feira foi The Alters. O jogo, que explora temas de identidade e realidades alternativas através de um protagonista que cria versões alternativas de si mesmo para sobreviver em um planeta hostil, está com lançamento marcado para 14 de junho.
Konrad confirmou que o jogo passou por um adiamento para aprimoramentos. “Percebemos que, chegando perto do final, o jogo precisava de mais conteúdo”, explicou. A equipe aproveitou o tempo extra para adicionar elementos, como as “anomalias” encontradas fora da base, que podem afetar a gravidade, controles e visibilidade, adicionando uma camada extra de desafio e imprevisibilidade. “Sentimos que o jogo está bem melhor agora… acho que foi uma boa decisão”, comentou Konrad, aliviado também pela logística de lançamento mais espaçada após Frostpunk 2.
Death Howl: Deckbuilder com alma Souls-like
Além dos projetos internos, a 11 Bit Studios continua a apostar em títulos promissores através de sua divisão de publicação. Na gamescom latam, eles apresentaram Death Howl, um intrigante “souls-like deck builder” desenvolvido por um pequeno estúdio de apenas três pessoas da Dinamarca.
Diferente de jogos como Slay the Spire, onde os ataques inimigos são previsíveis, Death Howl exige que o jogador aprenda os padrões de ataque dos monstros e reaja no tempo certo, combinando a construção de decks de cartas para combate com a exploração de biomas característica dos jogos souls-like. Uma proposta única que estamos ansiosos para experimentar!
Frostpunk 1886: Mais que um remaster, uma reimaginação
Fãs de Frostpunk tiveram uma grata surpresa com o anúncio de Frostpunk 1886. Konrad fez questão de frisar que não se trata de um simples remaster. O jogo original foi feito na Liquid Engine, motor interno da 11 Bit Studios, o que dificultava a implementação de mods, um pedido antigo da comunidade.
Com a experiência adquirida no desenvolvimento de Frostpunk 2 (que passou pela Liquid, Unity e finalmente Unreal Engine 5), a equipe decidiu revisitar o primeiro jogo usando a Unreal Engine 5. “É uma ferramenta poderosa que nos permite preservar o legado do primeiro jogo e adicionar suporte a mods”, disse Konrad.
Frostpunk 1886 trará cerca de 70% do conteúdo original remasterizado, mas os 30% restantes serão novidades: novas leis, novas mecânicas e possivelmente expansões nos caminhos existentes (como o caminho da Fé). “Gosto de chamar de uma reimaginação do primeiro Frostpunk”, concluiu.
A Filosofia 11 Bit Studios: Jogos com significado
Desde o impacto de This War of Mine, a 11 Bit Studios consolidou sua identidade criando jogos que vão além do entretenimento puro, abordando temas complexos e provocando reflexão. “O sucesso de This War of Mine nos fez perceber que havia um lugar no mercado para jogos que tocam em tópicos instigantes”, refletiu Konrad.
Mesmo quando a equipe tentou algo diferente com o conceito inicial de Frostpunk (chamado “Industrial”, sem a camada de sobrevivência), eles sentiram que faltava algo, “faltava aquele ‘quê’ de This War of Mine“, e decidiram retornar aos temas mais sombrios e às escolhas difíceis.
Konrad acredita no poder dos jogos como mídia narrativa: “Você investe na história, pode revivê-la… Ao contrário de ler um poema, em um jogo você pode falar sobre o que você estava pensando quando tomou uma decisão”. Ele mencionou como This War of Mine é usado em escolas na Polônia, permitindo discussões sobre ética e sobrevivência baseadas nas experiências dos alunos dentro do jogo – como a polêmica lei do trabalho infantil em Frostpunk.
Polônia: Um berço de desenvolvedores
Questionado sobre o sucesso da Polônia na indústria de games, Konrad atribuiu isso a um começo precoce. “Um dos fundadores da 11 Bit Studios também fundou uma das primeiras empresas de jogos na Polônia, em 1990”, contou. Ele relembrou que, nos anos 90, o acesso a software legal era limitado, o que levou muitos a criarem seus próprios projetos e aprenderem na prática, acumulando conhecimento desde cedo.
A conversa com Konrad Adamczewski reforçou o que já sabíamos: a 11 Bit Studios continua comprometida em entregar experiências profundas e memoráveis. Com The Alters chegando em breve, a curiosa mistura de Death Howl no horizonte e a reimaginação Frostpunk 1886 prometendo revitalizar um clássico, o futuro parece desafiador, instigante e, claro, muito interessante para os fãs do estúdio polonês.
Fique ligado no Última Ficha para mais novidades da Gamescom Latam 2025 e dos próximos lançamentos da 11 Bit Studios!
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