SanDisk na gamescom latam 2025: Nova linha Creators, foco gamer e o futuro com MicroSD Express

Diretamente da gamescom latam 2025, tivemos a oportunidade de conversar com figuras-chave da SanDisk no Brasil: João Almeida, Country Manager e Diretor Comercial, e João Van Dinteren, Engenheiro de Campo para a América Latina.
Em um bate-papo exclusivo, eles revelaram as últimas novidades da marca, incluindo a estreia da linha SanDisk Creators, a estratégia para o público gamer e os avanços tecnológicos que prometem revolucionar o armazenamento.
Sandisk apresenta novidades na gamescom latam 2025
Apresentando a linha SanDisk Creators
A grande estrela do estande da SanDisk foi, sem dúvida, a nova linha SanDisk Creators. Lançada em primeira mão na gamescom latam, esta linha foi desenhada especificamente para atender às necessidades dos criadores de conteúdo. Com um design distinto em degradê azul e rosa, a linha abrange uma vasta gama de produtos: cartões MicroSD e SD, pendrives, SSDs portáteis, SSDs de mesa e fone drives.
João Almeida explicou que a concepção da linha se baseia em pilares essenciais para este público. Primeiramente, a identidade, com produtos cujo design ressoa com os criadores. Segue-se a performance, cuidadosamente calibrada para o hardware atual, garantindo ótimo desempenho sem inflacionar custos. Igualmente crucial é a confiabilidade e durabilidade, asseguradas por testes rigorosos que preparam os dispositivos para o uso intensivo característico da produção de conteúdo.
Finalmente, a parceria se manifesta na oferta de benefícios como pacotes Adobe gratuitos (como um mês de assinatura) na compra de produtos selecionados. Além desses pilares, a linha Creators se destaca por oferecer pontos de capacidade maiores, como 256GB e 512GB em cartões, e impressionantes 8TB no Desk Drive, fornecendo amplo espaço para os projetos mais ambiciosos.
Nova identidade visual e estratégia de mercado
A SanDisk apresentou também sua nova identidade visual, marcando sua independência total da Western Digital desde fevereiro de 2025. João Almeida esclareceu que, embora agora seja uma empresa 100% focada em flash e independente, marcas como SanDisk Professional, WD, Western Digital e, crucialmente, a WD_BLACK, continuam sob o guarda-chuva da SanDisk.
A WD_BLACK permanece como a marca forte e dedicada ao público gamer no Brasil. No entanto, a SanDisk busca aproximar sua marca principal (SanDisk) dos jogadores, destacando produtos como o SSD interno SanDisk Extreme, que oferece alta performance e capacidade, sendo uma excelente opção muitas vezes desconhecida por este público. A gamescom latam serviu como palco para reforçar essa aproximação.
Foco contínuo nos gamers e novas collabs
A paixão pelo universo gamer continua sendo uma prioridade. A SanDisk reforçou suas parcerias (collabs) com gigantes como PlayStation, Xbox, Nintendo e até Fortnite. Durante o evento, foram apresentados lançamentos como os SSDs portáteis temáticos de PlayStation e Fortnite.
O futuro é rápido: MicroSD Express e o Nintendo Switch 2
Com a pré-venda do Nintendo Switch 2 iniciando no Brasil, a conversa inevitavelmente abordou o armazenamento. O novo console exige cartões MicroSD de maior performance. A SanDisk já deu um passo à frente globalmente, lançando o SanDisk MicroSD Express.
João Van Dinteren explicou a tecnologia, detalhando que “Ele é um cartão com PCI Express Gen 3 […] tem a capacidade de transferência […] 4.4 vezes mais rápido que um micro SD convencional [da linha Extreme Pro]”. Isso se traduz em velocidades de leitura de até 880 MB/s, permitindo transferências ultrarrápidas, como um filme de 2 horas em cerca de 3.5 segundos. Essa tecnologia NVMe embarcada em um formato MicroSD depende de compatibilidade do dispositivo para atingir seu potencial máximo.
João Almeida confirmou que há planos para trazer o MicroSD Express para o Brasil. Questionado sobre uma versão licenciada pela Nintendo, ele foi cauteloso: “Em relação a MicroSD Express Nintendo, a gente não tem nada, então a gente não pode falar nada sobre isso ainda.”
Criadores e gamers: Mercados prioritários
Embora a linha Creators represente uma aposta forte em um mercado com enorme potencial no Brasil, estimado em 110 a 115 milhões de pessoas que criam conteúdo, a SanDisk não está diminuindo seu foco nos gamers. “Para a gente, tudo é prioridade”, afirmou Almeida. São mercados distintos, ambos em crescimento e com necessidades específicas, e a SanDisk está empenhada em atender a todos com soluções dedicadas.
João Almeida convidou o público a conhecer a linha SanDisk Creators e os novos lançamentos apresentados na gamescom latam. E deixou um recado: “Preparem-se que até o final do ano teremos mais novidades aí que impactarão o mercado.”
Fique ligado para mais atualizações sobre os produtos e tecnologias da SanDisk!
Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:
• Página principal da Nuuvem
• Descontos para PC
• Gift Cards para PlayStation
• Descontos para Xbox
• Descontos para Nintendo