Lies of P foi uma grata surpresa com o seu lançamento ao trazer uma releitura pós apocalíptica da história de Pinóquio num mundo dominado por máquinas, infectados e também uma estranha doença que transforma os seres humanos em pedra. Dentro deste universo caótico, conhecemos inúmeras histórias marcantes e constantemente enfrentamos o debate se o protagonista é um titere ou se já se tornou um humano de verdade.
Agora temos finalmente a sua expansão em mãos que traz uma história inédita sobre o passado da cidade de Krat, trazendo informações intrigantes o inicio da crise deste universo e até mesmo sobre o tão conhecido Hotel Krat. Então vamos juntos saber se essa DLC vale a pena
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De volta ao passado
A trama de Lies of P: Overture se inicia após o ataque ao Hotel Krat, evento que marca o final do nono capítulo do jogo base. Ao restaurar o Stargazer local, o protagonista descobre um item inédito, a Star’s Chrysalis. O artefato ativa um Stargazer abandonado, antes inacessível, transportando o jogador para um cenário surpreendente: uma Krat do passado, totalmente coberta pela neve.
Nesta viagem no tempo, cujo ano exato é um mistério deliberadamente evitado pelos NPCs, somos guiados por pistas deixadas pela lendária espreitadora Lea. A nova jornada se desenrola em locais nunca antes vistos, como um zoológico, um jardim botânico e um parque de diversões, oferecendo um contraste visual marcante com o mundo distópico do jogo principal.
Explorar esses ambientes proporciona uma perspectiva fascinante sobre o início da praga que assolou a cidade e os primeiros passos dos planos de Gepetto, aprofundando de forma significativa a mitologia do universo de Lies of P.

Novidades da DLC
Além da nova campanha, Lies of P: Overture enriquece a jogabilidade com um arsenal expandido e novas opções de personalização. A expansão introduz Braços de Legion, acessórios, trajes e habilidades para o Órgão P, mas o grande destaque são as armas inéditas. Entre elas, um arco e flecha que se mostra valioso para atacar os inimigos e manter-se seguro, enquanto outras adições, como uma gunblade, uma lança com lança-chamas e garras longas, oferecem estilos de combate totalmente novos.
A DLC também implementa melhorias de qualidade de vida que impactam o jogo base. A principal delas é a inclusão de um seletor de dificuldade: o modo “Difícil” mantém o desafio original, enquanto as novas opções “Normal” e “Fácil” ajustam o dano recebido e causado para tornar a experiência mais acessível.
Por fim, foi adicionada a funcionalidade de enfrentar novamente os chefes já derrotados. A opção, disponível em qualquer Stargazer, é um recurso excelente para testar novas estratégias e aumentar o fator de rejogabilidade do título.
Desafiador até demais
Embora Lies of P: Overture se destaque pela excelência criativa, com cenários de direção de arte impecável e chefes que representam o auge do design do estúdio, sua experiência é ofuscada por um desafio que se mostra excessivo e, por vezes, artificial.
O primeiro ponto de atrito é a nova penalidade de “congelamento”. Como não há resistência natural a este efeito, o jogador é frequentemente forçado a sacrificar espaços de acessórios para equipar itens de proteção. Essa exigência limita a variedade de builds e impõe uma escolha frustrante entre manter uma configuração ofensiva ou simplesmente mitigar o dano contínuo e a lentidão causados pelo frio.
No entanto, o problema mais grave reside no desequilíbrio do dano inimigo. Em um claro desalinhamento com a curva de dificuldade do jogo base, adversários comuns na DLC podem infligir mais dano com um único golpe do que chefes da campanha principal, mesmo nos modos de dificuldade mais baixos. Este pico de dificuldade é agravado por inimigos pesados com velocidade desproporcional e pela facilidade com que os Ataques de Fábula do jogador são interrompidos, quebrando o ritmo do combate de forma que raramente ocorria antes.
As críticas sobre esse desbalanceamento ecoaram na comunidade, e o estúdio responsável já comunicou que está ciente dos problemas e trabalha em uma atualização corretiva. Contudo, ainda não há uma data definida para o lançamento deste patch.
Conclusão da análise de Lies of P: Overture
Lies of P: Overture é uma expansão robusta e de conteúdo relevante, que aprofunda com sucesso a mitologia de Krat. As novas áreas, inimigos e o arsenal criativo enriquecem a experiência, enquanto adições funcionais, como o seletor de dificuldade e a revanche contra chefes, ampliam de forma consistente a rejogabilidade do título.
No entanto, a DLC tropeça em problemas de balanceamento que comprometem seu brilho. A mecânica de congelamento, embora conceitualmente interessante, limita a liberdade do jogador na criação de builds. Mais grave é o pico de dano dos inimigos, que gera uma dificuldade artificial e frustrante, quebrando o ritmo bem ajustado do jogo base.
O resultado é uma expansão que se destaca tanto por sua ambição quanto por suas falhas. Embora a promessa de um patch corretivo sinalize que o estúdio está atento ao feedback, Overture, em seu estado atual, é uma experiência de dois gumes. Trata-se de uma recomendação com ressalvas, ideal para jogadores veteranos que buscam um desafio elevado, mas que pode afastar aqueles que prezavam pelo equilíbrio refinado da campanha original.
Essa análise de Lies of P: Overture segue nossas diretrizes internas. Confira aqui nosso processo de avaliação.
Inúmeras novidades essenciais para o jogo, porém, peca na dificuldade
Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 8
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 10
9
Excelente
Se não fosse a questão da dificuldade excessiva, teriamos aqui uma expansão perfeita. Felizmente o estúdio está ciente e vai trazer uma atualização para aprimorar a experiência. Visualmente é impecável e, além disso, traz inúmeras novidades que vão servir principalmente para o jogo base.