O futuro da mídia física no Project Helix
A CEO do Xbox, Asha Sharma, evitou confirmar se o Project Helix, codinome do console de próxima geração da Microsoft, contará com uma entrada para discos. Em entrevista concedida à BBC, a executiva afirmou que a empresa precisa priorizar a eficiência e a acessibilidade financeira, além do desempenho técnico, ao projetar o novo hardware. Segundo Sharma, o papel da divisão de jogos é considerar as mudanças globais para construir a melhor experiência para os jogadores.
A postura surge em um momento em que a indústria se afasta gradualmente das mídias físicas. Dados da empresa de pesquisa Circana indicam que os jogos em disco representaram apenas 4% da receita total de vendas de novos títulos de Xbox nos Estados Unidos em 2026. Enquanto o modelo Series X possui leitor, o Series S, que opera apenas digitalmente, consolidou-se como uma opção popular nesta geração.
Confira o nosso calendário atualizado com os principais lançamentos de jogos
Programa de conversão e custos de hardware
Durante a Gamescom 2026, a Microsoft revelou um novo programa que permite transformar jogos físicos em licenças digitais permanentes. Jason Ronald, chefe de hardware de próxima geração da marca, destacou que a biblioteca do usuário deve permanecer acessível mesmo com a mudança de formatos e tecnologias. A iniciativa busca mitigar a frustração de consumidores que acumularam coleções físicas ao longo dos anos e temem a perda de acesso em aparelhos sem leitores de disco.
A decisão de remover o componente físico também está atrelada aos custos de produção. O aumento nos preços de memórias e armazenamento, impulsionado pela alta demanda global por infraestrutura de inteligência artificial, pressiona as fabricantes. Sharma admitiu que a IA está mudando fundamentos da indústria e que a Microsoft trabalha para evitar que o custo do console atinja patamares proibitivos para o consumidor final.
