A Valve, uma grande influenciadora no mundo dos videogames, recentemente compartilhou algumas informações sobre o futuro do Steam Deck, seu popular dispositivo de jogos portátil. De acordo com Pierre-Loup Griffais, representante da Valve e designer do Steam Deck, não haverá uma nova versão do dispositivo antes do final de 2025, e possivelmente até depois disso.
Steam Deck: Como Instalar a Epic Games no console (Tutorial)
Griffais explicou que a Valve está focada em manter um desempenho fixo para os desenvolvedores ao invés de buscar atualizações incrementais de hardware. A empresa também não quer que um desempenho melhor venha à custa da eficiência e da vida útil da bateria.
“É importante para nós que o Deck ofereça um desempenho fixo para os desenvolvedores e que a mensagem para os clientes seja simples, onde cada Deck pode jogar os mesmos jogos. Mudar o nível de desempenho não é algo que estamos levando de ânimo leve, e só queremos fazer isso quando houver um aumento significativo a ser obtido. Também não queremos que mais desempenho venha a um custo significativo para a eficiência de energia e a vida útil da bateria”, disse Griffais.
A abordagem cautelosa da Valve tem seus prós e contras. Por um lado, fornecer uma plataforma de longo prazo estável facilita o trabalho para os desenvolvedores. Por outro lado, rodar os jogos mais recentes no Deck já é bastante desafiador e, daqui a dois anos, o dispositivo portátil provavelmente parecerá bem lento.
No entanto, o Deck nunca foi destinado a rodar jogos pesados como Cyberpunk 2077 com ray tracing no máximo. Portanto, talvez isso não seja um problema.
De qualquer forma, a Valve parece estar no caminho certo. Uma nova versão do Deck baseada no hardware disponível atualmente seria mais rápida, mas não muito mais rápida. Portanto, é provável que seja melhor esperar. Um novo Deck em 2025 ou 2026 certamente oferecerá pelo menos o dobro do desempenho do modelo atual e, provavelmente, até mais.
Um Comentário